COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Capítulo 2 Estratégia e desempenho.
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Contexto da Informação
“Se você não tem item de controle, você não gerencia” Kaoru Ishikawa
Daciane de Oliveira Silva
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Sistema de Indicadores de Desempenho e o Balanced Scorecard
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard BSC
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Prof. Esp. Sandro Everton Leão
BSC BALANCED SCORECARD.
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Transformando estratégia em ação
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Diagnóstico Organizacional
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
BALANCED SCORE CARD.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard (BSC)
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza.
Administração de Empresas Equipe: Lorena Moraes Marcio Moraes Messias Silva Thiago Mendes Gestão pela Qualidade Total.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
BALANCE SCORECARD Profa.Ms.Maria Cristina Pavan de Moraes 1.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”

COGPL/SPOA O que é o Balanced Scorecard? Sistema gerencial que possibilita o detalhamento das estrat é gias, dos objetivos e da seq ü ência de a ç ões a serem implementadas por uma organiza ç ão, em rela ç ão aos processos financeiros, clientes, processos internos, funcion á rios e sistemas a fim de atingir o desempenho organizacional desejado.

COGPL/SPOA Origens Estudos da Empresa KPMG em organiza ç ões que estabeleciam indicadores de performance; A constata ç ão de que os m é todos tradicionais de avalia ç ão de desempenho organizacional, apoiados em indicadores cont á beis e financeiros estavam se tornando obsoletos; A Utiliza ç ão de scorecard com medidas financeiras, do cliente, interna e de inova ç ão/aprendizado vinha apresentando bons resultados. Balanced Scorecard: Sistema de Medi ç ão Sistema Gerencial

COGPL/SPOA Objetivos do Balanced Scorecard Traduzir a missão e a estrat é gia da organiza ç ão em um conjunto de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medi ç ão e gestão estrat é gica. Permitir que a organiza ç ão acompanhe seu desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na constru ç ão de capacidades e na aquisi ç ão de ativos intang í veis necess á rios para o crescimento futuro. Buscar o equil í brio entre objetivos de curto e longo prazos, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendência e entre perspectivas internas e externas de desempenho.

COGPL/SPOA Perspectivas de Desempenho – Balanced Scorecard – Financeira Do Cliente Dos Processos Internos da Organiza ç ão Do Aprendizado e Crescimento

COGPL/SPOA Perspectiva Financeira Avalia ç ão de conseq ü ências econômico- financeiras das a ç ões; Estabelecimento e explicita ç ão dos objetivos financeiros; Vincula ç ão dos objetivos financeiros à estrat é gia da unidade de neg ó cios; Estabelecimento dos indicadores pelos quais o desempenho financeiro ser á analisado.

COGPL/SPOA Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Ações Perspectiva Financeira “ Para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas?”

COGPL/SPOA Perspectiva dos Clientes Identifica ç ão de segmentos de clientes e mercados na á rea de atua ç ão; An á lise dos fatores cr í ticos de desempenho para os clientes; Articula ç ão de estrat é gias de clientes e mercado entre as diversas á reas; Atributos a serem atendidos: caracter í sticas de produtos e servi ç os, relacionamento com os clientes, imagem e reputa ç ão.

COGPL/SPOA Objetivos Indicadores Metas Perspectiva dos Clientes “ Para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes?” Iniciativas Ações

COGPL/SPOA Perspectiva dos Processos Internos Identifica ç ão dos processos cr í ticos (que têm impacto na satisfa ç ão do cliente e na consecu ç ão dos objetivos financeiros); Incorpora ç ão de processos de inova ç ão aos processos internos.

COGPL/SPOA Objetivos Indicadores Metas Perspectiva – Processos Internos “ Para satisfazermos nossos acionistas e clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência?” Iniciativas Ações

COGPL/SPOA Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Organizacional Objetivos que determinam a infra-estrutura necess á ria à consecu ç ão dos objetivos das outras três perspectivas.

COGPL/SPOA Categorias Principais da Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Organizacional Capacidade dos Funcion á rios (satisfação, retenção e produtividade) Capacidade dos Sistemas de Informa ç ões (informa ç ões sobre clientes, processos internos e conseq ü ências financeiras das decisões). Motiva ç ão, Empowerment e Alinhamento: –Medidas de sugestão apresentadas e implementadas –Medidas de melhorias obtidas –Medidas de alinhamento individual e organizacional –Medidas de desempenho de equipes

COGPL/SPOA Objetivos Indicadores Metas Perspectiva – Aprendizado e Crescimento “ Para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar?” Iniciativas Ações

COGPL/SPOA Exemplos de Indicadores Perspectiva Indicadores Gen é ricos FinanceiraRetorno sobre o Investimento; Redu ç ão de custos; Melhoria de Produtividade. Do Cliente Satisfa ç ão do cliente; Obten ç ão de novos clientes; Melhoria da imagem organizacional. Processos InternosQualidade dos produtos; Tempo de entrega; Lan ç amento de novos produtos. Aprendizado e Crescimento Satisfa ç ão dos funcion á rios; Motiva ç ão dos funcion á rios; Disponibilidade de sistemas de informa ç ões.

COGPL/SPOA Balanced Scorecard Esclarecendo e Traduzindo a Visão e a Estratégia: Esclarecendo a visão Estabelecendo o Consenso Comunicando e Estabelecendo Vinculações Comunicando e educando Estabelecendo metas Vinculando recompensas a medidas de desempenho Feedback e Aprendizado Estratégico: Articulando a visão compartilhada Fornecendo feedback estratégico Facilitando a revisão e o aprendizado estratégico Planejamento e Estabelecimento de Metas Estabelecendo metas Alinhando iniciativas Alocando Recursos

COGPL/SPOA Exigências para a constru ç ão de um Balanced Scorecard Obter clareza e consenso em rela ç ão à estrat é gia; Alcan ç ar foco; Desenvolver lideran ç as; Implementar a interven ç ão estrat é gica; Educar a organiza ç ão; Estabelecer metas estrat é gicas; Alinhar programas e investimentos; Criar um sistema de feedback.

COGPL/SPOA Transformar a visão em uma estrat é gia f á cil de ser compreendida e comunicada; Comunicar aos Gerentes de n í vel m é dio; Desenvolver scorecards para as unidades; Eliminar investimentos não-estrat é gicos; Lan ç ar programas de mudan ç as corporativas; Analisar os scorecards das unidades; Aprimorar a visão (atualiza ç ão do scorecard corporativo; Comunicar o BSC a toda a empresa; Estabelecer objetivos individuais de desempenho e criar sistemas de recompensas; Realizar revisões peri ó dicas ; Consolidar o desempenho de todos ao BSC. Passos para constru ç ão de um Balanced Scorecard

COGPL/SPOA O que torna um Balanced Scorecard bem sucedido? A capacidade do sistema de transmitir a estrat é gia à organiza ç ão, atrav é s de um conjunto de medidas financeiras e não financeiras.