Cod. 497 - Análise da percepção sobre sustentabilidade por parte de stakeholders de uma instituição financeira: um estudo de caso GIULIANO ALVES CIRELLI.

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Transcrição da apresentação:

Cod Análise da percepção sobre sustentabilidade por parte de stakeholders de uma instituição financeira: um estudo de caso GIULIANO ALVES CIRELLI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO JOSE ROBERTO KASSAI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1

Agenda 1.Introdução 2.Fundamentação Teórica 3.Procedimentos e escolhas metodológicas 4.Resultados e Discussões 5.Conclusões 6.Referências Bibliográficas 2

1. Introdução Objetivo: identificar a existência (ou não) de um gap entre a percepção da diretoria executiva de uma instituição bancária e os profissionais de Back Office, especificamente do setor de Contabilidade A questão de pesquisa é verificar o nível de concordância das percepções e valores entre as partes Método: envolveu revisão da literatura, entrevistas semi- estruturadas com gestores difusores dos valores de sustentabilidade, aplicação de um questionário utilizando a escala Likert para o Back Office do departamento Contadoria Geral e análise documental dos relatórios financeiros e sociais de uma instituição financeira utilizada como estudo de caso 3

1. Introdução Conceito: Triple Bottom Line (TBL Práticas e ações: As instituições bancárias podem subdividir-se em duas grandes dimensões no que tange à sustentabilidade, conforme Lins e Wajnberg (2007): 1.Gestão das instituições bancárias voltadas às ações sustentáveis; 2.Produtos e serviços; 3.Investimentos Socioambientais, que na perspectiva do Triple Bottom Line, não foi explorada por Lins e Wajnberg (2007). 4

2. Fundamentação Teórica Conceito: Triple Bottom Line (TBL) Fonte: Adaptado de Lins e Wajnberg (2007). Figura 1. Triple Bottom Line 5

2.1 Perspectivas dos Stakeholders Johnson (2006) apud Banco Real (2006) é enfático ao trazer em pauta o tema: “Bem-vindo ao mundo atual, no qual o governo não é mais o único órgão regulador das operações das companhias. Há novos “reguladores”, os stakeholders (partes interessadas) que vasculham toda a cadeia de produção em busca de responsáveis – ou culpados no jargão de alguns. Comunidades locais, ONGs, mídia, clientes trazem novos riscos para as empresas, porque têm expectativas diferentes e merecem ser ouvidas” (BANCO REAL, 2006) 6

2.2 Ambiente Institucional North (1990, p. 7), que afirma: “As instituições, conjuntamente com as limitações tradicionais da teoria econômica, determinam as oportunidades existentes em determinada sociedade. As organizações são criadas para ganhar proveito dessas oportunidades e conforme as organizações evoluem, elas alteram o marco institucional” (NORTH, 1990, p. 7) (tradução minha). 7

2.3 Setor Bancário Silveira (2006) comenta a importância dos bancos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas: “Assim, os bancos, em razão das suas funções, estão em posição de grande influência no dia-a-dia das empresas, comunidades, governos e na vida das pessoas. Daí a importância do segmento financeiro da economia para o desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas e ações que privilegiem a qualidade de vida das pessoas” (SILVEIRA, 2006, p. 19) 8

2.3.1 Sustentabilidade no Setor Bancário Finanças sustentáveis: a) Avaliação de risco socioambiental em financiamentos b) Crédito responsável c) Microcrédito d) Fundos socialmente responsáveis e) Financiamentos socioambientais f) Mercado de carbono g) Seguros ambientais Gestão Sustentável: a) Ecoeficiência b) Critérios Socio- ambientais na contratação de fornecedores e prestadores de serviços c) Divulgação da performance d) Diversidade do trabalho e) Mudanças climáticas f) segurança da informação g) Lavagem de dinheiro 9

2.3.1 Investimentos SocioAmbientais “[...] a população da Terra cresce e, uma vez que o planeta não cresce junto, há um limite do meio ambiente que sustenta a vida. A solução que se apresenta é a promoção de uma nova revolução industrial que promova a economia sustentável baseada no capitalismo natural, no qual o ecosistema entra como valor ativo de capital e há um aumento radical da produtividade dos recursos” (RUTHES, 2007, p. 18). 10

2.4 Certificações GRI (Global Reporting Initiative), 1997 Michael Conroy (2008) ressalta que: “A certificação é, a meu ver, a base a partir da qual se pode saltar do estágio da responsabilidade social corporativa para o que chamo de accountability socioambiental. (...) A verificação de uma terceira parte independente, faz com que a companhia se comprometa com padrões negociados pelas várias partes interessadas”. 11

2.5 Contador O contador possui um relevante poder de contribuição para esta causa, segundo Franco (1999) apud Maciel et al. (2008): “O profissional de contabilidade não pode ficar indiferente a essa problemática do mundo moderno, porque sua atividade está intimamente relacionada com as empresas. E sendo as empresas, muitas vezes, poluidoras, possuem um elevado poder para contribuir com ações para solucionar os problemas ecológicos.” 12

3. Metodologia Revisão da literatura Entrevistas semi-estruturadas com gestores difusores dos valores de sustentabilidade Aplicação de um questionário utilizando a escala Likert de 5 pontos para o Back Office do departamento Contadoria Geral Análise documental dos relatórios financeiros e sociais 13

4. Resultados e Discussões Segundo os diretores: “Há treinamentos e palestras direcionados a todas as áreas da Organização, englobando conceitos ligados à sustentabilidade, e treinamentos específicos, como, por exemplo, Ética, Finanças Sustentáveis, Normas SA8000 e ISO 14001, Língua Brasileira de Sinais (Libras) etc. Participam dos cursos funcionários de todos os escalões, desde as lideranças até os cargos de direção [...]. Isso faz parte do DNA do Bradesco.” 14

4. Resultados e Discussões Segundo o relatório, a estratégia é: “Desde sua fundação, em 1943, a Organização Bradesco é comprometida com o desenvolvimento do Brasil. A criação, em 1956, do primeiro núcleo daquilo que depois viria a se tornar a Fundação Bradesco refletia o nosso direcionamento para temas como educação, desenvolvimento de pessoas, inclusão bancária e promoção da cidadania. Buscamos de forma permanente, incluir a sustentabilidade em nosso dia-a-dia e em nossas práticas empresariais [...]” 15

4. Resultados e Discussões Fonte: Adaptado de Banco Bradesco (2009). Figura 2. Os pilares da sustentabilidade 16

4. Resultados e Discussões 100 questionários aplicados para o Back Office: 2 questões dissertativas e 18 questões na escala likert de 5 pontos 1º questão: Pedia o conceito, a importância e exemplos de ações de sustentabilidade. Resultado: 6% não resonderam; 20% respostas satisfatórias e 74% não satisfatórias 2º questão: Perguntava o que é TBL. Resultado: 56% não conheciam e 44% conheciam. Dos que conheciam: 7% respostas satisfatórias e 93% não satisfatórias 17

4. Resultados e Discussões Tabela 1. Distribuição das respostas do Back Office por quantidade de respondentes 18

4. Resultados e Discussões Tabela 2. Distribuição das repostas do Back Office por porcentagem 19

4. Resultados e Discussões 20

4. Resultados e Discussões 21

5. Conclusões...não apenas a diretoria é difusora dos ideais, cultura e imagem da organização, mas cada funcionário carrega em si essa percepção e acaba servindo também de agente propulsor da imagem organizacional do Banco Bradesco. 22

6. Referências bibliográficas BANCO REAL. Faro Fino e Olho Vivo Disponível em: Acesso em: 12. Jun BARBIERI, J. C. Desenvolvimento sustentável regional e municipal: conceitos, problemas e pontos de partida. Revista Administração on line, v. 1, nº 4, BELL, Simon; MORSE, Stephen. Sustainability Indicators. Measuring the Immeasurable? London: Earthscan, BANCO BRADESCO. Relatório Anual de Sustentabilidade BANCO BRADESCO. Encontro APIMEC. Resultados, Planejamento Estratégico e Perspectivas de Crescimento. São Paulo: CASAROTTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local; estratégias para a conquista da competividade global com base na experiência italiana. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, CONROY, M. E. Certificado! - A Certificação de Produtos Transformando as Corporações Globais. WGB, 2008 COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7a Ed. Porto Alegre: Bookman,

6. Referências bibliográficas FENZL, N. O Conceito de desenvolvimento sustentável em sistemas abertos. Revista Poematropic, v. 1, nº 1, FIGGE, F; HAHN, T; SCHALTEGGER, S; WAGNER, M. The Sustainability Balanced Scorcard – Linking Sustainability Management to Business Strategy. Business Strategy and the Environment, v. 11, nº 5, p , FOMBRUN, C; GARDBERG, N. Corporate Citizenship: Creating Intangible Assets across Institutional Environments. Academy of Management Review. Vol. 31, nº 2, FREY, K. Desenvolvimento sustentável local na sociedade em rede: o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação. Revista de Sociologia e Política, nº 21, p , GOODLAND, R. The Concept of Environmental Sustainability. Annual Review of Ecology and Systematics, v. 26, p. 1-24, GUERREIRO, R.; PEREIRA, C. A.; FREZATTI, F. Aplicação dos Modelos de Burns e Scapens para Avaliação do Processo de Institucionalização da Contabilidade Gerencial. Organizações & Sociedade, v. 15, nº 44, p , JENSEN, M. Value Maximization, Stakeholder Theory, and the Corporate Objective Function. Boston: Harvard Business School. Working Paper 01-01, outubro LINS, C; WAJNBERG, D. Sustentabilidade Corporativa no Setor Financeiro Brasileiro. Rio de Janeiro: Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável,

6. Referências bibliográficas MACIEL, C. V.; LAGIOIA, U. C. T.; LIBONATI, J. J.; RODRIGUES, R. N. Contabilidade ambiental: Um estudo exploratório sobre o conhecimento dos profissionais de Contabilidade. São Paulo: Anais do 8º Congresso USP de Contabilidade, MARTINS.E. Balanço Social:idéia que merece permanecer. Gazeta Mercantil. São Paulo, p.A3,18 SET NORTH, D. Institutions, Institutional Change and Economic Performance. Cambridge: Cambridge University Press, PORTER, M. E. "A Vantagem Competitiva das nações". Rio Janeiro, Campus, NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS. Os desafios da sustentabilidade empresarial. A incorporação de indicadores sociais e ambientais ao processo de tomada de decisão ainda é um ideal a ser alcançado pela maioria das empresas. Revista Negócio sustentável, nº 1, Outubro, RUTHES, S. Inteligência competitiva para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Petrópolis, SILVA, C. H. Da. Sustentabilidade no Banco do Brasil S.A.: A Responsabilidade socioambiental para além da vantagem competitiva. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas). Afonso: Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VIII,

6. Referências bibliográficas SILVEIRA, M. L. O Impacto dos Padrões Corporativos de Ética, Governança Corporativa. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Transparência na Volatilidade das Ações de Bancos Latino Americanos Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis. Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília. Disponível em: Acesso em: 16. Mar SKANDIA. Institucional. Disponível em: Acesso em: 12 Jun KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The balanced scorecard: Measures that drive performance. Boston (Estados Unidos): Harvard Business Review, v. 70, no 1 / 2, p , Jan. / Fev KONO, F. J. C. Motivações e Benefícios do Comportamento Socialmente Responsável no Setor Bancário Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração de Empresas). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo. KROETZ, C. E. S. Balanço Social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, WEBER, Max. A ética protestante e o espírito capitalista. São Paulo: Companhia das Letras, WOERD, F. V. D.; BRINK, T. V. D. Feasibility of a Responsive Business Scorecard – a pilot stud. 55, nº 2, p , Dez y. Journal of Business Ethics, v YIN, R. K. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, YIN, R. K. The Case Study Crisis: Some Answers. Administrative Science Quarterly, v. 26, nº 1, p ,

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