Luciana Oliveira de Jesus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Advertisements

S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial.
FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferência regular e automática AB AE – média e alta complexidade Remuneração por serviços produzidos Pagamento mediante apresentação.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL Encontro de Gestores de Saúde Prisional do Estado.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
RETROSPECTIVA 6 ANOS Porto Alegre 28 de abril de 2009.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
51º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina 22 e 23 de março de 2012 BLUMENAU.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
ANO 15 Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF 15 anos – Baixada unida e de mãos dadas para uma saúde melhor.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
APONTAMENTOS SOBRE REDES RAS EM SANTA CATARINA II OFICINA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA.
TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS “FUNDO A FUNDO”A MUNICIPIOS Portaria GM 204 de 29 de janeiro de 2007 BLOCOS6 COMPONENTES24 REPASSES INCENTIVOS 178 Fonte: FNS/MS.
Informações gerais DAB Abril/2014. PMAQ  Avaliação Externa: UF Estrato 1Estrato 2Estrato 3 Nº de Equipe Equipes Avaliadas % Nº de Equipe Equipes Avaliadas.
Região Sul. “A Ouvidoria Ativa” Maria Francisca Abritta Moro Coordenação Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Plano Estadual de Saúde PES Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
1.QUE OS MUNICIPIOS MENORES TENHA ACESSO DIRETO A REGULAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTO DO USUARIO NO MOMENTO DE EMERGENCIA.(Governo do Estado.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
LAGUNA – JULHO DE Instalado em Novembro de 2005; Pactuado pela Deliberação 010/CIB/2004; Primeiro do Brasil a oferecer cobertura Estadual e Sistema.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério da Educação Março 2013.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS Processo de Planejamento SES/MG para os consórcios Assessoria de Cooperação Intermunicipal em Saúde.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Luciana Oliveira de Jesus ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE Política estadual de atenção básica de saúde prisional Rio grande do sul Luciana Oliveira de Jesus

Equipe SES Renata Maria Dotta Panichi – Coordenadora Estadual Karla Meura – Assessoria Técnica Residentes em Saúde Mental Coletiva (ESP e UFRGS)

Mandala DAS (Departamento de Ações em Saúde)

Macrorregiões de Saúde - RS Fonte: SES-RS/ASSTEPLAN, 2009

O contexto do sistema prisional no Rio Grande do Sul

Sistema prisional do RS SSP: SUSEPE (Superintendência de Serviços Penitenciários) População prisional – aprox. 29.000 pessoas 94% homens/ cerca de 1.800 mulheres 44% das pessoas presas - 18 -29 anos 93 estabelecimentos prisionais – diversas configurações SUSEPE DTP Divisão de Saúde SUSEPE-RS (abril-2014)

A SAÚDE no sistema prisional do RS

Linha do tempo – Saúde Prisional RS *Aumento Incentivo Estadual: Santa C. do Sul (1) Três Passos (1) Charqueadas (3) Porto Alegre (3) Plano Operativo (SES-RS) Charqueadas (3) Montenegro (1) Sta Vit. Palmar(1) Rio Grande (2) Osório (1) Venâncio Aires (1) LEP 1984 2003 2005 2006 2008 2009 2011 2012 2013 Guaiba (1) Pelotas (1) Ijuí(1) Santo Cristo (1) PNSSP Resoluções (SES-RS) incentivos municip. Osório (1) Santa Rosa(1) S. L. Gonzaga (1)

Saúde Prisional no RS SES/RS – área técnica de atenção básica de saúde prisional Resolução CIB nº257/2011: nova política de financiamento/gestão - processo municipalização/expansão número de equipes de saúde prisional 24 equipes de atenção básica de saúde prisional Cobertura das equipes – cerca de 55% população prisional

Resolução CIB-RS nº 257/2011 Aprova a alteração do Incentivo Estadual para habilitação de Equipes Municipais de Saúde Prisional em unidades penitenciárias com mais de 100 pessoas presas; Os municípios passaram a assumir a responsabilidade pela implantação de UBS – Prisional, nos mesmos moldes dos serviços de atenção básica oferecidos à saúde da população em geral: ponto de atenção das Redes de Atenção á Saúde dos municípios; ANTES: Em 2010, valor máximo de R$ 48.000,00/ano. *Pagamento por profissional

Financiamento das equipes de saúde prisional do RS – CIB-RS N. 257-2011 Acréscimo de R$ 2,78 por pessoa presa – compra de kits de materiais de consumo e insumos, manutenção de equipamentos e apoio técnico-administrativo Repasse financeiro para cada Unidade de Saúde Prisional a ser habilitada, no teto máximo de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para despesas de investimentos (construção, ampliação, equipamentos e material permanente)

Evolução da cobertura e investimentos em Saúde Prisional no Estado do RS – 2007 a 2013   2007-2010 2011-2013 Média da população prisional do RS no período 27.960 29.590 Nº equipes de saúde prisional habilitadas 08 24 Nº de municípios com equipes de saúde prisional 05 16 Nº de estabelecimentos prisionais com equipes de saúde prisional 19 Cobertura de população prisional atendida pelas equipes de saúde prisional (%) 20% 55% Cobertura de população prisional atendida pelas equipes de saúde prisional (nº) 5.592 16.000 Nº de leitos prisionais 53 Incentivo estadual para financiamento das equipes de saúde prisional 370.416,56 3.437147,47 Incentivo estadual para financiamento de construção e compras de equipamentos e materiais permanentes das unidades de saúde prisional 1.060.000,00 1.000.000,00 Total de incentivos estaduais repassados aos municípios 1.430.146,56 4. 437147,47

Equipes de Saúde Prisional - RS PARCERIA SMS SES SUSEPE Ministério da Saúde

Processo de implantação das equipes Coord. Regionais de Saúde Diretores dos Estabel. Prisionais SES SUSEPE SMS - Secretário - Atenção Básica ESTRUTURA FÍSICA: adequações e reformas EQUIPE: SMS e SUSEPE FINANCIAMENTO REFERÊNCIAS exames e especialidades

Checklist apresentado pelo município para habilitação da equipe de saúde Plano Municipal de Saúde Prisional Aprovação CMS e CIR CNES e Alvará Vigilância Aprovação Área técnica SES/Saúde Prisional – publicação CIB/RS * HABILITAÇÃO – MINISTÉRIO DA SAÚDE

SUSEPE SMS Equipes de Saúde Prisional - RS Profissionais atuam há mais tempo 40h SMS Experiências em outros campos da saúde e menor tempo de inserção na instituição prisional 20h/40h

Articulação SES Saúde Prisional PIM prisional Saúde Mental/ Apoio Matricial - FAPERGS Hepatites DST/AIDS Tuberculose Saúde da mulher e Saúde do homem Violências

Ações de saúde Acolhimento/triagem para avaliação das pessoas presas; Dispensação de medicamentos; Acompanhamento gestantes e crianças; Acompanhamento – tuberculose, HIV-AIDS, sífilis, hepatites; “Mutirão” nas galerias; Estratégias de saúde mental – atendimentos individuais e encaminhamentos ao Hospital Vila Nova; Referência serviços especializados e procedimentos;

Programas Retaguarda de leitos clínicos – (32) Dependência Química – leitos SES (18) Porta de Entrada - Tuberculose- Central Hepatites – Charqueadas e Central Novo Hospital em Charqueadas (20 leitos) em fase de conclusão de obras

Capacitação Teste Rápido HIV e Sífilis Parceria com a área Técnica DST-AIDS; Capacitação sobre aconselhamento pré/pós teste Equipes de saúde Macrorregião - Região Metropolitana; Implementação de teste rápido em toda saúde prisional do Estado;

Apoio Institucional -2013 Participação das equipes de saúde – Macrorregiões de Saúde; Levantamento de necessidades de profissionais de saúde; GT: saúde mulher, saúde mental, doenças infecto contagiosas, gestão; Protocolo de acolhimento; Sugestão: Participação da equipe de segurança.

Projetos em Andamento PIM – PRISIONAL Apoio Matricial em Saúde Mental (FAPERGS) Grupo Condutor: Saúde do Homem/Mulher e Violências Parceria Secretaria de Educação / EJA Apoio Institucional por Macrorregiões de Saúde Monitoramento e Avaliação Projeto de Expansão de Equipes Redução de Danos (oficinas mensais)

Video – experiência de equipe municipal de saúde prisional RS Equipe de Saúde Prisional – presídio de Três Passos – macrorregião de saúde Norte do RS A equipe do 'Canal Saúde na Estrada' visitou o município Três Passos - editado por Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xKqpSA51UQY

“Privados de liberdade, mas não de direitos”. OBRIGADA! Contatos: (51) 3288-5894 saude-prisional@saude.rs.gov.br renata-panichi@saude.rs.gov.br