Gestão da Qualidade Conceitos básicos Maria Antónia Gonçalves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ser Qualidade Uma questão de Atitude
Advertisements

Instituto Superior de Engenharia do Porto Engenharia de Software Qualidade de Software Sistemas de Informação.
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Qualidade Total.
Gestão da Qualidade.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Garantia de Qualidade do software
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Era do controle estatístico
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Controle Total da Qualidade
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Qualidade e Certificação ISO 9001:2000 A monitorização dos Processos como factor determinante para aumentar a Satisfação dos Clientes Novembro 2007 Susana.
GESTÃO DA QUALIDADE Carlos Sousa Leão.
Práticas de Apoio à Gestão
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Introdução à Qualidade
A NORMA NP EN ISO 9001:2000 ESTÁ DIVIDIDA EM 8 SECÇÕES:
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
Métodos Quantitativos
Abordagem por processos
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
QUALIDADE EMPRESARIAL
5. Abordagem como um sistema de gestão
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Qualidade na Manutenção
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção.
Evolução das Normas série ISO 9000
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Engenharia de Software
Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Aula 9 – Conceito de Conformidade
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
SGI Sistema de Gestão Integrada
Enfoque da Qualidade na Administração
Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
Introdução A qualidade já é conhecida há alguns milênios. Mas, como disciplina, ainda está em formação. Em sua fase inicial a qualidade estava voltada.
1 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 Disciplina Infra-estrutura.
Gestão da Produção e Logística
Testes (verificação e validação)
Qualidade e a ISO 9001.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
Gerenciamento das Informações
ISO 9001:2015 O pensamento baseado em risco
Gestão da Qualidade.
Manutenção Industrial
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
Ana Martins e Bruno Santos
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Princípios de gestão da qualidade
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
METROLOGIA IPP - ESTG 2005 Francisco Manteigas (DRE-Alentejo)
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 2.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

Gestão da Qualidade Conceitos básicos Maria Antónia Gonçalves

2 O que é a Qualidade? O que é um carro com Qualidade? Exemplos

3 O que é a Qualidade? Dizemos que um produto tem qualidade, quando correntemente, afirmamos que um produto é: Excelente; Extraordinário; Muito Bom;

4 O que é a Qualidade? “Aptidão ao uso” Iuran, 1974 Algumas definições de Qualidade: “conformidade com as especificações” Crosby, 1979

5 O que é a Qualidade? Segundo a 7.ª Edição do Dicionário da Porto Editora, Qualidade é a “propriedade ou condição natural de uma pessoa ou coisa que a distingue das outras; modo de ser; importância; valor.” Segundo (NP EN) ISO 9000:2000, Qualidade é o “grau de satisfação de requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas.” Algumas definições de Qualidade:

6 Conceito de Qualidade Cliente/ Utilizador Necessidades Produtos Satisfação

7 Gestão da qualidade Garantia da qualidade Controlo do processo Inspecção final Evolução do conceito de Qualidade

8 –Teve origem com o início da produção em massa; –A qualidade era vista como uma responsabilidade nova de gestão e como uma função independente; –A inspecção tem como principal objectivo a detecção de defeitos Inspecção final Evolução do conceito de Qualidade Inspecção

9 –O controlo do processo partiu do conceito de controlo estatístico (controlo feito com base em ferramentas estatísticas) –A principal preocupação é o controlo, colocando ênfase na conformidade do produto, reduzindo as inspecções –Prevê a evolução de um determinado fenómeno, dentro de certos limites. Controlo do processo Inspecção final Evolução do conceito de Qualidade Controlo do processo

10 –Conceito aparece entre os anos 50 e 80 –Aparece a série de normas ISO 9000, aplicáveis a qualquer tipo de empresa –A qualidade é vista como um conjunto de actividades programadas e sistemáticas implementadas no âmbito do sistema de qualidade –Tem como objectivo proporcionar a confiança adequada de que uma organização está em condições de satisfazer as exigências relativas à qualidade. Evolução do conceito de Qualidade Garantia da qualidade Controlo do processo Inspecção final Garantia da Qualidade

11 –O conceito integra a garantia da qualidade com a melhoria contínua –Passa-se de um controlo apertado da fabricação para se alargar e originar o envolvimento da gestão –Elementos como a quantificação dos custos a qualidade, a atitude de prevenção e o conceito de ‘Qualidade Total’ passam a estar envolvidos –Todas as áreas funcionais são envolvidas na qualidade –A abordagem considera que a qualidade deve ser incorporada (diferente de ser controlada) Gestão da qualidade Garantia da qualidade Controlo do processo Inspecção final Evolução do conceito de Qualidade Gestão da Qualidade

12 Evolução do conceito de Qualidade

13 Evolução do conceito de Qualidade Em suma, entre o conceito de qualidade de antes e o conceito moderno, o que tem evoluído são as mudanças de atitude: A qualidade é da responsabilidade do Departamento de Controlo da Qualidade A qualidade é responsabilidade de todos Visão defensiva da qualidade: impedir que saiam produtos defeituosos Visão ofensiva da qualidade: qualidade é um factor de competitividade O conceito de qualidade aplica-se aos produtos O conceito de qualidade e os princípios de melhoria contínua aplicam-se à gestão.