Daniela Benites Marcos Bonaldi Monalisa Nunes Thiago Augusto PROPOSTAS E PROJETOS Prof ª Anne L. Scarinci.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Plano de Trabalho Docente
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
DFQB/FCT/Unesp Física Geral III
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O uso dos softwares nas escolas
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Webquest.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
2ª Aula –Projetos de Ensino de Física
Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Clóvis Danilo Emanuel Fábio. Projeto Inicial x Execução.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
2FIS089 – ELETROMAGNETISMO E COMUNICAÇÃO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Investigar, ensinar e aprender
Equipe responsável pela produção
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Como elaborar um plano de aula
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Área de Ciências da Natureza
Análise de Livros Didáticos Física para o Ensino Médio
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
P ROPOSTAS E P ROJETOS PARA O E NSINO DE F ÍSICA P ROFª. A NNE L. S CARINCI Grupo: Alexander Brilhante Coelho João Davi Pereira de Carvalho Thiago Gomes.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Contexto histórico/Social Objetivo Abordagem do tema Resultados Posteriores.
Faculdade Piaget - Brasil
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Daniela Benites Marcos Bonaldi Monalisa Nunes Thiago Augusto PROPOSTAS E PROJETOS Prof ª Anne L. Scarinci

Sobre o PNLD de Física Primeiro desafio: fazer com que os alunos permaneçam na escola Segundo: que eles permaneçam e aprendam Chama a atenção a presença de termos como: Aprendizagem significativa ( David Ausubel) Transposição didática (Michel Verret)

Conexões com a Física Blaidi Sant´Anna Glorinha Martini Hugo Carneiro Reis Walter Spinelli Editora Moderna

A coleção visa promover o aprendizado de física por meio de associações entre o saber científico e o cotidiano do aluno. A ciência é uma construção humana e suas teorias são substituídas ao longo do tempo, não figurando como verdades absolutas. “O conhecimento torna possível nos sentirmos participantes do mundo onde vivemos.” Os autores Visão de ciência

Estrutura da coleção Apresentação Imagem Texto de abertura Questão inicial: “Para começo de conversa” Convite à reflexão Capítulos Questão inicial Introdução Texto Você precisa saber! Questões resolvidas Questões propostas Seções Já sabe responder? Final da Unidade Para investigar em grupo Avalie sua aprendizagem Questões de integração * Outras maneiras de conhecer (OED na próxima publicação)

Volume 3

Habilidades

Manual do professor: parte geral Apresenta detalhadamente e os pressupostos teórico-metodológicos pautados pela obra. Orientações sobre o uso deste material didático: como desenvolver os conteúdos Avaliação da aprendizagem: observações e instruções acerca do processo de avaliação.

Manual do professor: parte específica Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, em cada unidade. Subsídios complementares Resoluções de questões problemas propostos Bibliografia sugerida

Circuitos Elétricos páginas Capítulos 5 – Tensão, corrente e resistência elétrica 6 – Potência elétrica 7 – Associação de resistores 8 – Geradores e receptores 9 – Capacitores Unidade 2

Capítulo 5 Tensão, corrente e resistência elétrica: leis de Ohm - Corrente elétrica; - Pilhas Secas; - Tensão, corrente e resistência elétrica; - Resistividade de um material.

Caixas com definições físicas, formalizações matemáticas e unidades. Capítulo 5 Boa diagramação com riqueza em desenhos e fotos.

Objetos Educacionais Digitais Capítulo 5

Considerações Divisão tradicional de conteúdos. Projeto visual bastante rico. Destaque para os boxes que permeiam entre Física Moderna, História da Física e curiosidades gerais. Temáticas atuais. Quantidade grande de exercícios

Quanta Física Carlos A. Kantor Lilio A. Paoliello Jr. Luis Carlos de Menezes Marcelo de C. Bonetti Osvaldo Canato Jr. Viviane M. Alves Editora PD

Visão de ciência Relaciona a ciência com a cultura Principalmente no Volume 3 – Unidade 2 em seu capítulo de abertura “A física como parte da cultura humana, tecnológica e científica”. Na parte analisada: Não fala que são teorias Não fala dos limites das teorias Apresenta como verdade

Volume 1 Unidade 1 – O mundo da Energia Unidade 2 – Transportes, esportes e outros movimentos Volume 2 Unidade 1 – Comunicação e informação Unidade 2 – Os astros e o cosmos Volume 3 Unidade 1 – Radiações, materiais, átomos e núcleos Unidade 2 – Toda a física, hoje e através de sua história Estrutura do livro do aluno

Foge do tradicional Tem uma estrutura temática Conteúdos em espiral Assuntos vão se repetindo com graus de aprofundamento diferentes Revisão final Estrutura do livro do aluno

Parte geral Apresenta instruções (instruções para cada capítulo) e justificativas para o uso da coleção Faz uma menção a fundamentação pedagógica na perspectiva da LDB Orientação sobre o uso do material e suas divisões Avisa o professor que a coleção tem base metodológica e desenvolvimento conceitual em torno de contextos, interdisciplinaridade e rede de conhecimento em espiral Manual do Professor

Divisões Para cada livro existe um livro do professor especifico de cada volume, compostos de: Tema; Tratamento do conteúdo por capítulo; Faça parte - orientações e sugestões; Sua parte - respostas e soluções E ainda existe sugestões de leitura e sites Manual do Professor

Volume 2 – Unidade 1 Capítulo 2 Tensão Elétrica Corrente Corrente Alternada Energia e Potência Resistência Força e Campo Magnético Circuitos e Dispositivos Capacitores, Indutores e Transformadores Circuitos Oscilantes Condutores, Isolantes e Semi-condutores (microfone e alto- falantes) Transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas Análise: Eletrodinâmica

Tensão Elétrica Fala sobre a presença da tensão no dia a dia das pessoas. Tomadas, pilhas e baterias. Já faz a primeira “Conexão”.

Corrente Elétrica Introdução com analogias Fórmulas e unidades nas seções Veja mais Análise: Eletrodinâmica

Corrente Alternada Energia e Potência Resistência Não fala sobre limitações e variações das Leis de Ohm e entra com associações de resistores (Veja mais). Segue com o “Sua Parte” com Dezenove exercícios. Análise: Eletrodinâmica

Chamou a atenção Análise: Eletrodinâmica

Chama o aluno a ação, faz com que perceba a física no dia a dia Não tem exercícios resolvidos Algumas analogias ruins Sozinho, o aluno não conseguiria fazer exercícios tendo lido a parte teórica Tenta falar de muita coisa e acaba sendo supérfluo Considerações

Proposta interessante Diagramação agradável Abordagem histórica em pontos isolados (ondas eletromagnética, telefone) Aborda assuntos complexos do dia a dia Considerações

Comparações entre as coleções Conexões com a Física Quanta Física Divisão tradicional de conteúdos. Projeto visual bastante rico Temáticas atuais. Quantidade grande de exercícios Destaque para o Manual do professor Divisão de conteúdos em espiral. Diagramação agradável Abordagem histórica em pontos isolados Aborda assuntos complexos do dia a dia Manual coerente

Referências bibliográficas BRASIL, SEB, FNDE. Guia de livros didáticos PNLD 2012: Física – Ensino Médio. Brasília:MEC, SANT´ANNA, Blaidi,; MARTINI, Glorinha; REIS, Hugo Carneiro ; SPINELL Wallter. Conexões com a Física. Volume 3. Editora Moderna, Kantor, Carlos A.; Paoliello, Lilio A. Jr.; Menezes, Luis Carlos; Bonetti Marcelo de C.; Canato, Osvaldo; Alves, Viviane M. Quanta Física. Volume 2. Editora PD.