Introdução a Administração Renata Wanderley. Apresentação do professor Graduada em Administração de Empresas UFPE – 1990 Pós graduação em Marketing FECAP/UPE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Advertisements

Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote.
Sistemas de Informação Apresentação da disciplina Prof. Sandro Varela
Estrutura Organizacional
Disciplina: Negociação em Gestão Empresarial Carga horária: 45 horas Professora: Eliaura Maria Brito Santos.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução à Administração
Prof. Dr° Vagner Custódio
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/15 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
Psicologia aplicada ao trabalho
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Fundamentos da Administração
Ensino tradicional.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Evolução Histórica da Administração Financeira  Evolução conceitual e.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Desde 2007 ARARAQUARA. O CONCEITO Entidade sem fins lucrativos Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso da área de atuação.
Logística de Transportes
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
Aula 01 - Apresentação Disciplina: Elaboração de Projetos em TI.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Administração Renata Wanderley

Apresentação do professor Graduada em Administração de Empresas UFPE – 1990 Pós graduação em Marketing FECAP/UPE Pós graduação em Gestão da Qualidade em Serviços FECAP/UPE – 2006 Mestrado em Administração de Empresas UFPE – 2008 (ênfase em Marketing) Pesquisa: Emoções e fluxo em compras online: um estudo do comportamento do consumidor.

Acordos do grupo: Acordos do grupo: Celular em vibra call em classe, Regra de participação e respeito a fala do outro, Usar a experiência e conhecimento próprio para contribuir para o melhor andamento do curso, Alguma dificuldade falar com o professor Outros...

OBJETIVOS An á lise cr í tica sobre a teoria da administração. Ementa: Visão geral das áreas funcionais da organização, ambiente organizacional, estrutura organizacional, divisão e especialização do trabalho; Análise da empresa sob a visão sistêmica e funções da empresa; Perspectivas futuras Pressuposto fundamental: o aluno ser á considerado o maior respons á vel pelo seu pr ó prio aprendizado, evitando uma postura passiva e dependente;

Metodologia de Ensino Aulas expositivas com exemplos práticos; Aulas expositivas com exemplos práticos; Trabalhos em sala Trabalhos em sala Seminário Seminário Estudo de caso Estudo de caso

Exercícios em sala de aula Estudos de caso Prova escrita individual (02) Seminário (01) Participação em sala Elementos para Avaliação

Conteúdo Programático AS ORGANIZAÇÕES Antecedentes históricos; Conceito, papel, objetivo; Funções organizacionais. ADMINISTRAÇÃO Conceitos, objetivos e importância; Teoria da administração; O papel do administrador e as habilidades gerenciais

Conteúdo Programático EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO Idéias precursoras fundamentais;Idéias precursoras fundamentais; Abordagem Clássica da Administração;Abordagem Clássica da Administração; Abordagem Humanística da Administração;Abordagem Humanística da Administração; Abordagem Neoclássica da Administração;Abordagem Neoclássica da Administração; Abordagem Estruturalista da Administração;Abordagem Estruturalista da Administração; Abordagem Comportamental da Administração;Abordagem Comportamental da Administração; Abordagem Sistêmica da Administração;Abordagem Sistêmica da Administração; Abordagem Contingencial da Administração.Abordagem Contingencial da Administração.

Conteúdo Programático ESRUTURA ORGANIZACIONAL ESRUTURA ORGANIZACIONAL Modelos de organizações empresariais;Modelos de organizações empresariais; Tipos de estruturas organizacionais;Tipos de estruturas organizacionais; Funcionogramas;Funcionogramas; Organogramas;Organogramas; Delegação de autoridade;Delegação de autoridade; Supervisão;Supervisão; Centralização e descentralização.Centralização e descentralização.

Conteúdo Programático TOMADA DE DECISÕES TOMADA DE DECISÕES Significado da tomada de decisões;Significado da tomada de decisões; Processo de resolução de problemas;Processo de resolução de problemas; Tipos de decisão;Tipos de decisão; Níveis de tomada de decisão;Níveis de tomada de decisão; Etapas do processo decisório;Etapas do processo decisório; Forma de tomada de decisão.Forma de tomada de decisão.

Conteúdo Programático FUNÇÕES ADMINISRATIVAS FUNÇÕES ADMINISRATIVAS Planejamento;Planejamento; Organização;Organização; Coordenação;Coordenação; Direção;Direção; Controle;Controle; Avaliação.Avaliação.

Conteúdo Programático TEMAS RECENTES DA ADMINISTRAÇÃO TEMAS RECENTES DA ADMINISTRAÇÃO Reengenharia (redesenho de processos organizacionais,Reengenharia (redesenho de processos estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores de organização). estruturassistemas de informação Downsizing (enxugamento organizacional e redução da burocracia e custos administrativos )Downsizing (enxugamento organizacional e redução da burocracia e custos administrativos ) Modelo Japonês e Qualidade Total;Modelo Japonês e Qualidade Total; Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual (administração do capital intelectual da organização)Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual (administração do capital intelectual da organização) Empreendedorismo.Empreendedorismo.

Conteúdo Programático ADMINISTRAÇÃO DO FUTURO ADMINISTRAÇÃO DO FUTURO Globalização;Globalização; Internacionalização dos fluxos e dos mercados;Internacionalização dos fluxos e dos mercados; A nova economia;A nova economia; Nova relação trabalhadores x empresas;Nova relação trabalhadores x empresas; Sociedade do conhecimento;Sociedade do conhecimento; Inovação e mudança.Inovação e mudança.

BIBLIOGRAFIA: Bibliografia Básica: Bibliografia Básica: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Editora Atlas, 2006.MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Editora Atlas, MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2004.MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a Administração. São Paulo: Editora Atlas, Bibliografia Complementar: Bibliografia Complementar: BATEMAN, Thomas; SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.BATEMAN, Thomas; SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker – A administração, Ed. Nobel, 2001.DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker – A administração, Ed. Nobel, STONER e FREEMAN, Administração. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 1995.STONER e FREEMAN, Administração. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 1995.

EXERCÍCIOS Quem é você? Quem é você? NomeNome Empresa na qual trabalhaEmpresa na qual trabalha FunçãoFunção Por que escolheu este curso? Por que escolheu este curso? Quais suas perspectivas com relação a disciplina? Quais suas perspectivas com relação a disciplina? Na sua opinião o que é administração? Na sua opinião o que é administração?

Por que estudar Por que estudar administração? administração? Os administradores estão em todos os lugares;Os administradores estão em todos os lugares; Administração efetiva requer conhecimentos especializados e instrumentos de gestão;Administração efetiva requer conhecimentos especializados e instrumentos de gestão; As habilidades requeridas do administradorAs habilidades requeridas do administrador podem ser aprendidas. podem ser aprendidas.

Especialista : habilidades específicas, conhecimento profundo em um assunto ou área (Finanças, RH, Marketing) Generalista : conhecimentos em áreas diversas, de forma a perceber diferentes perspectivas e abordagens Responsabilidad e: sobre a própria carreira Conectividade : relacionamentos, rede de contatos A carreira do administrador

Administração como Profissão ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR Administração de Recursos Humanos Planejamento Estratégico Administração da Produção Administração Financeira Administração de Marketing Administração Estratégica de Serviços Teorias de Administração

COMO A ADMINISTRAÇÃO CONTRIBUI AO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES a) mantém a organização integrada ao seu ambiente externo. - mudanças e paradigmas Harry Warner da Warner Bros, em 1927, quando estava sendo lançado o cinema falado: “Quem, diabos, vai querer ouvir atores falarem?” Editorial do New York Time, em 1939: “A televisão nunca será concorrente do rádio, porque as pessoas precisam sentar e fixar seus olhos na tela. A família americana não tem tempo para isso” Ken Olsen, fundador da Digital, em 1977: “Não há motivo para alguém ter um computador em casa”.

d) Estabelece um conjunto de normas e princípios de funcionamento c) Define estruturas e processos de trabalho b) Traça e dissemina objetivos - adequação às expectativas, desejos, valores e necessidades da sociedade. às características e potencialidades da organização. -compatíveis com recursos, características e finalidades -definição de papéis, autoridade e responsabilidade - rapidez, criatividade, trabalho de conscientização COMO A ADMINISTRAÇÃO CONTRIBUI AO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

O Que é Administração, Afinal? “É o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos” Maximiniano “É a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não lucrativa.” Chiavenato

Ou ainda... é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos. (Stoner & Freeman)

O que é administração? Administração é a arte de liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, dentre outros), visando a otimização da distribuição dos recursos para as organização alcançarem seus objetivos.

Administração Como Ciência Lida com fenômenos complexos, sobre os quais o administrador tem pouco conhecimento. Por ser uma ciência inexata, o administrador toma decisões com informações incontroláveis, devido aos limites cognitivos de racionalidade e por serem os negócios altamente mutáveis e circunstanciais.

Administração como Arte É uma arte no sentido em que proporciona o desenvolvimento por meio do treinamento e do educativo de habilidades requeridas para o administrador desenvolver com desenvoltura as atividades nas organizações.