Construção Descrição Modelo de Negócio e PN Plano de Negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Projetos e Empreendedorismo
Advertisements

MODELO DE NEGÓCIOS - CANVAS.
1 Segmentos de Clientes Após definir seu Público Alvo, divida-os em segmentos distintos se observar as seguintes caracterisiticas: Seu público pode.
Plano de Negócio Exercício.
PLANO DE NEGÓCIOS MODELO CANVAS
Modelo de Negócios Canvas.
Modelo de Negócios C anvas. Modelo de Gestão Leopoldino Vieira Neto, Dr
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
OTIMIZE A VISIBILIDADE DOS ATIVOS A falta de visibilidade dos ativos e dispositivos resulta em baixas taxas de utilização de equipamentos e em excesso.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE SÃO LUÍS Universidade Federal do Maranhão - UFMA Autor: Amadeus Elias Machado Júnior.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Modelo de Negócios Canvas. Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
6ª PESQUISA SOBRE O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS NA INTERNET.
Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação. Contatos Celular:
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
Uma agência que comunica. Os projetos que realizamos integram estratégia às formas de comunicação.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Gestão Estratégica de Custos
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Pode ler qualquer um dos livros de minha biblioteca, encontrando dicas para a III NPC. (é só clicar nas estantes). Biblioteca de Custos Ciências Contábeis.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gerando modelos de negócio com ajuda de canvas Modelo de Alexander Osterwalder.
Estratégia Empresarial
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Modelos e Desafios para Comercio Eletrônico Rogerio Cid Bastos
- Orçamento de Produção
Entregável do curso de Acesso a Mercado O ENTREGÁVEL O entregável do curso de Acesso a Mercado possui duas partes: 1.Proposta de Valor: nessa parte do.
Programa de Requalificação Empresarial Marketing básico de varejo farmacêutico A Alma do Seu Negócio de Varejo Ponto de Venda Comunicação Produto Preço.
Apresentação Lançamento de Produto/Serviço Vinícius Dias CEO CANAL DA PEÇA S.A.
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
OBJETIVO: DEFINIR CLARAMENTE O PROJETO A SER DESENVOLVIDO Planejamento Estratégico do produto DATA DE DE ENTREGA: 11/04/ CLIENTE Dados do mercado.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
De: Lucas Matos. Para pessoas que buscam o sucesso financeiro pela internet! E- book distribuído pelo meu blog –
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
Canais de Distribuição
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Modelo de Negócio.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
CANVAS Business Model Canvas.
Pesquisa de Mercado Modelo de Negócio Plano de Negócios SWOT Mercado Benchmarking Cadeia de Valor Modelo de Negócio Canvas.
Transcrição da apresentação:

Construção Descrição Modelo de Negócio e PN Plano de Negócios Benchmarking SWOT Mercado Cadeia de Valor

O que é um Modelo de Negócio? Descreve a lógica de como uma empresa cria, entrega e captura valor Ex: twitter

O que é um Modelo de Negócio? Criação de Valor: aquilo que a empresa define como produto ou serviço Entrega de Valor: fazer chegar ao cliente o produto ou serviço Captura de Valor : receber dos clientes o dinheiro e as informações sobre o que foi entregue Ex: twitter Google (anúncio personalizado)

Modelo de Negócio: CANVAS Alexander Ostewalder O CANVAS é uma ferramenta extremamente simples, prática e visual, que pode ser utilizada para a criação do modelo de negócios de empresas.

Modelo de Negócio: CANVAS O CANVAS integra os elementos essenciais que devem ser considerados na criação de uma nova empresa ou para ajuste de estratégia de mercado para uma empresa já em atividade.

CANVAS Relacionamento com os Clientes Atividades Chave Segmentos de Clientes Proposta de Valor Parceiros Chave Canais Fluxo de Receitas Estrutura de Custo Processos Chave

O Modelo de Negócios Canvas Segmentos de Clientes Relacion. com os Clientes Proposta de Valor Atividades Chave Processos Chave Parceiros Chave Estrutura de Custo Fluxo de Receitas Canais

O Modelo de Negócios Canvas Segmentos de Clientes Relacion. com os Clientes Proposta de Valor Atividades Chave Processos Chave Parceiros Chave Estrutura de Custo Fluxo de Receitas Canais Eficiência Valor

O Modelo de Negócios Canvas Segmentos de Clientes Relacion. com os Clientes Proposta de Valor Atividades Chave Processos Chave Parceiros Chave Estrutura de Custo Fluxo de Receitas Canais O que?

O Modelo de Negócios Canvas Segmentos de Clientes Relacion. com os Clientes Proposta de Valor Atividades Chave Processos Chave Parceiros Chave Estrutura de Custo Fluxo de Receitas Canais O que? Para quem?

O Modelo de Negócios Canvas Segmentos de Clientes Relacion. com os Clientes Proposta de Valor Atividades Chave Processos Chave Parceiros Chave Estrutura de Custo Fluxo de Receitas Canais Como? O que? Como? Para quem?

O Modelo de Negócios Canvas Segmentos de Clientes Relacion. com os Clientes Proposta de Valor Atividades Chave Processos Chave Parceiros Chave Estrutura de Custo Fluxo de Receitas Canais Como? O que? Como? Para quem? Quanto?

Proposta de Valor NOVIDADE PERFOMANCE CUSTOMIZAÇÃO FAZER O QUE DEVE SER FEITO DESIGN PREÇO

Proposta de Valor Descreve o conjunto de produtos e serviços que criam valor para um segmento específico de cliente. É importante que o empreendedor responda a algumas perguntas para definir melhor a proposta de valor: Que produtos e/ou serviços a empresa pretende oferecer/entregar aos seus diferentes segmentos de clientes? Que problemas dos clientes a empresa está ajudando a resolver? Que necessidades dos clientes a empresa pretende satisfazer?

Proposta de Valor Exemplos: Restaurante a quilo - qual a sua proposta de valor: tempo ou comida? Spoleto: gourmet expresso

Segmentos de Clientes

Segmentos de Clientes MERCADO DE MASSAS MERCADO DE NICHOS SEGMENTADO NÃO DISTINGUE ENTRE DIFERENTES SEGMENTO DE CLIENTES Ex: empresas concessionárias de energia elétrica MERCADO DE MASSAS VISA ATENDER NICHOS DE MERCADOS ESPECIFÍCOS , SEGMENTOS DE CLIENTES ESPECIALIZADOS Ex: loja de material esportivo MERCADO DE NICHOS DISTINGUE EM UM MESMO MERCADO DIFERENTES SEGMENTO S DE CLIENTES COM NECESSIDADES LIGERIRAMENTE DIFERENTES Ex: Bancos (clientes especiais) SEGMENTADO DIVERSIFICADO TEM DOIS OU MAIS SEGMENTOS DE CLIENTES NÃO RELACIONADOS E COM NECESSIDADES E PROBLEMAS MUITO DIFERENTES Ex: lojas virtuais (livros, aparelhos eletrônicos, etc.) PLATAFORMAS MULTILATERAIS TEM DOIS OU MAIS SEGMENTOS DE CLIENTES INTERDEPENDENTES Ex: Revistas (assinantes e anunciantes)

Segmentos de Clientes Define os diferentes grupos de clientes que a empresa pretende alcançar. É importante que o empreendedor defina quais são os segmentos de clientes mais importantes, os que geram mais receita, os que dão maior visibilidade etc. Cada segmento de cliente vai exigir proposta de valor, receitas, canais e relacionamento distintos.

Segmentos de Clientes Quem é o cliente que sua empresa pretende atender? Os clientes têm um perfil específico? Como os clientes estão agrupados? Como estão localizados os clientes? Entre os clientes existe uma necessidade comum? Ex: academias curves

CONHECIMENTO/AVALIAÇÃO Canais CONHECIMENTO/AVALIAÇÃO COMPRA PÓS-VENDA Mídia de massa (TV, jornal), propaganda ou assessoria de imprensa Na loja Telefone Distribuição e folhetos Via Internet 0800 Eventos Via distribuidores Internet Internet (blog, sites, midias sociais) Via telefone SAC

CONHECIMENTO/AVALIAÇÃO Canais CONHECIMENTO/AVALIAÇÃO COMPRA PÓS-VENDA Mídia de massa (TV, jornal), propaganda ou assessoria de imprensa Na loja Telefone Distribuição e folhetos Via Internet 0800 Eventos Via distribuidores Internet Internet (blog, sites, midias sociais) Via telefone SAC

Canais Os canais são a interface da empresa com os diferentes segmentos de clientes. Descreve como a empresa se comunica e interage com seus segmentos de clientes para entregar a proposta de valor. Esses canais podem ser de comunicação, vendas e distribuição.

Canais Como os clientes ficarão sabendo do meu negócio? (pelo jornal, pelos amigos, pelo rádio, por e-mail, etc.) Onde eles buscarão referência sobre sua empresa? De que forma os produtos e serviços chegarão até os meus clientes? (pessoalmente na loja, pelo correio, por lojas parceiras?) Como minha empresa entrega ou entregará esses produtos? As entregas serão feitas diretamente ou indiretamente, por meio de terceiros? Exemplo: Natura (Inovou na forma de entregar o valor e se relacionar com o cliente)

Relacionamento com os Clientes

Relacionamento com os Clientes Pessoal Atendimento pessoal Atendimento Dedicado Impessoal Auto-Serviço Automatizado Com a participação do Cliente Cocriação Comunidade

Relacionamento com os Clientes Descreve os tipos de relacionamentos que a empresa estabelece com segmentos específicos de clientes Como minha empresa vai se relacionar com os clientes? A minha empresa atende o cliente de forma que ele não busque outras opções de mercado? O atendimento é/será pessoal ou à distância? Como vou precisar agir para conquistar e manter meus clientes? Ex: Amazon, mercado livre (automatizado e personalizado) Netshoes Wilkipedea, youtube

Fluxos de Receitas VENDA DE PRODUTOS TAXAS DE USO ASSINATURA ALUGUEL LINCENCIAMENTO COMISSÃO PROPAGANDA

Fluxos de Receitas Representa os tipos e formas de receitas gerados a partir de cada segmento de clientes.

Fluxos de Receitas Que valor os clientes da empresa estão dispostos a pagar? Que valor eles pagariam hoje no mercado? Como vou cobrar pelos produtos ou serviços? (unidade, kilo, hora, lote???) Como a empresa vai receber? Qual a forma de pagamento? Quanto cada receita contribui para a receita total? Exemplo: Skipe (serviços básicos gratuitos e serviços mais complexos pagos)

Recursos Chave FÍSICOS: local, equipamentos, veículos, pontos de venda HUMANOS: vendedores, atendimento, contabilidade , estoquista FINANCEIRO: dinheiro, crédito, financiamento INTELECTUAL: Especialistas, conhecimento

Recursos Chave (principais) Descreve os ativos mais importantes para fazer com que o modelo de negócios funcione Os recursos chave podem ser físicos, intelectuais, humanos, financeiros, tecnológicos.

Recursos Chave Quais os principais recursos necessários para realizar a minha proposta de valor? Vou precisar de equipamentos? De materiais? De pessoas? De dinheiro? Exemplo: F-hits shops (blogueiras de moda constroem figurinos para um grupo fechado de pessoas)

Atividades Chave RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Os negócio relaciona-se a solução de problemas relacionados principalmente a algum serviço. Ex: salão de beleza PRODUÇÃO: desenvolvimento, fabricação e entrega de produtos. Ex: pizzaria PLATAFORMAS OU REDES: solução de relacionamento ou de comunicação para redes:. Ex: plataformas para hospedar negócios na internet , sites e provedores de internet

Atividades Chave (Principais) Descreve as atividades mais importantes que devem ser feitas para que o modelo de negócios funcione. Quais as ações necessárias para a realização da minha Proposta de Valor? O meu negócio é produzir alguma coisa? Vou distribuir? Vou resolver problemas com consertos ou manutenção? Exemplos: Amazon.com: começou vendendo livros....hoje vende também TI (loja de e-commerce)

Parceiros Chave Otimização e economia de escala: fornecedores e distribuidores Redução de risco e incertezas: analistas de mercados, seguradoras Terceirização (serviços, infraestrutura):entrega, limpeza

Parceiros Chave (Principais) Descreve a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócios funcionar. É importante que a empresa responda às seguintes perguntas: Quem são nossos parceiros? Quem são nossos fornecedores? Que recursos chaves estamos adquirindo de parceiros? Que atividades chaves são executadas por nossos parceiros? Exemplo: bikeRio

Estrutura de Custos FIXOS: aluguel, salários, condomínio VARIÁVEIS: comissões de vendas. Matéria prima, diárias

Estrutura de Custo Descreve os custos incorridos para operar o modelo de negócios. A empresa precisa responder às seguintes perguntas: Quais são os principais custos inerentes ao nosso modelo de negócios? Quais são os recursos chaves mais caros? Quais são as atividades chaves mais caras? Exemplo: DELL (especialista em fabricar)

Meu negócio se chama Loja de doces para festas que tem como Proposta de Valor ___________________________ para ___________________ (segmento de clientes) e também ____________________ (Proposta de Valor) para ______________(segmento de clientes). Utiliza como canais para fazer chegar a sua proposta de valor a ___________________________ _____________________. O relacionamento com os clientes se dá através de ___________________ em ambiente de degustação. Para fazer o negócio acontecer tem como recursos principais estoques, banco de dados e ______________ e _______________. E suas atividades principais são _________________________________. Seus parceiros principais são _________________________________________________________________. O faturamento vem da venda de _________________________________________________________. Suas principais despesas são:_____________________________________________________________.

Exemplo: Loja de Doces para Festas Segmentos de Clientes Relacion. com os Clientes Proposta de Valor Atividades Chave Recursos Chave Parceiros Chave Estrutura de Custo Fluxo de Receitas Canais Lojas de Noivas e de aniversariante Decoração Festas bonitas e divertidas Atendimento pessoal Aniversariantes Marketing Produção de doces Atendimento pessoal Festas inesquecíveis com estilo e requinte Locais para eventos Loja própria Noivas - Estoques -Equipe Animador de festa Empresas de entrega Internet Redes Sociais Venda de Produtos (bandeja decoradas) Matéria Prima Pessoal Marketing Serviços de animação festas Infraestrutura para casamentos Serviços extras para casamentos