PNE: Equivocado e Inócuo Claudio de Moura Castro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Advertisements

Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
MOTIVAÇÃO Conduzindo a equipe ao objetivo da empresa.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Planos de Carreira na perspectiva de assegurar valorização dos profissionais da educação UNDIME RIO GRANDE DO SUL, 16/09/2014.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina Os Planos de Educação e o Regime de colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em Santa.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO – LIMITES E CONTRADIÇÕES Dr. Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira Vice-presidente da Adufrgs-Sindical.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Profa. Marilda Spindola, Dr. Sala CD, Ramal ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante”
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Principal Necessidade do CABH: Redução da Evasão Índices dos anos Anteriores: Entre 40% e 30% Visão da comunidade para com o Colégio: Negativo – Ensino.
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
 Análise do Projeto - PITEC  Professores Ana Maria G Takahashi  Elisabete Elena Rato  Escola E.E. Prof. Antonio Lisboa  Disciplina(s) Todas do Ensino.
Base Nacional Comum- Primeiras impressões Katia Stocco Smole
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Governança regulatória como fator de melhoria de gestão do setor público ou Quo vadis regulador? ALKETA PECI EBAPE/FGV Brasilia, 18/08/2015.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

PNE: Equivocado e Inócuo Claudio de Moura Castro

"" (Camões) Parte 1 A mecânica de fazer planos

Voltemos a Rousseau: “Volonté de Tous” : Somatório do que cada um quer, advocacia em causa própria “Volonté Génerale” : Denominador comum do interesse coletivo. O que é bom para todos

Duas receitas de planos “Volonté de Tous” Consulta a grupos de interesse  Plano caótico, inviável, mais $ que PIB “Volonté Génerale Faz quem sabe. Depois consultas, buscando equilíbrio e correções

Em países sérios: Planos feitos pelos melhores no assunto, refletindo sobre cenários futuros e interesse nacional Depois, consultas amplas, para legitimar e ajustar Discute o “como”, orçamento e implementação

Bons exemplos brasileiros? “Propostas Transformadoras”: doze pessoas, cinco prioridades, dez páginas cada (80% a 90% coincidência) TPE: Cinco metas + Metas quantitativas do IDEB (incorporadas no PNE)

PNE Construído por grupos de interesse Inviável (2 mil propostas, excesso de ambição e incompatibilidades) FH, vaia Nem todos foram representados (ausentes pais e empresas que pagam impostos) Reflete ativismo dos grupos presentes, campeonato de decibeis (sindicatos) Não mobilizou as pessoas que sabem e são respeitadas

Resultados: Esforços heróicos das equipes do legislativo. Mas não dá para jogar fora as 2 mil metas Ideias boas, perdidas em uma salada de irrelevâncias e equívocos Ensino Médio: um artigo só!

"" (Camões) Parte 2 Quando tudo é prioritário....

Não destaca prioridades Ensino Médio e padronização dos ônibus escolares, um paragrafo para cada Pontos importantes perdidos no tsunami de irrelevâncias (informatização das escolas, doutorados para índios, etc)

"" (Camões) Parte 3 Onde está o destaque para as grandes crises?

Onde enguiçamos: Aprende-se muito pouco Evasão no Básico Médio: matrícula encolhe, excesso de disciplinas, diversificação ambígua Formação de professores: teoria e ideologia demais, como ensinar e conteúdo de menos Técnico: carga excessiva, integrado?

"" (Camões) Parte 4 Confuso no “como” implementar

Implementação impossível 90% conclusão no superior  US 50% Erradicar analfabetismo absoluto? Dobrar o técnico sem apoiar o privado?

"" (Camões) Parte 5 Orçamentos, eficiência e custos ignorados

Quem manda em quem? MEC não manda nas suas universidades (90% universidades federais não fazem pesquisa) Não manda nos Estados e Municípios Inconstitucional gerar gastos sem receita (Quem paga os 7%?) Burocracia paralizante

"" (Camões) Parte 6 Propostas irrelevantes ou irrealistas

Ensino Básico Se diretor é escolhido pela comunidade, onde estão as empresas? Escola integral sem aumentar matérias essenciais? Computadores, banda larga e portais Privado forma professores (público até 95% deserção) Rural: ônibus ou Escuela Nueva para escolas multiseriadas?

Ensino Técnico e Tecnólogo Carga excessiva para alunos modestos (1000 horas a mais) Duplicar matrícula sem o privado? Formação profissional sem falar de mercado? Passarela: Técnico  Tecnólogo Perfil errado dos prof. profissionais Estágio: quem oferece são empresas

Superior Privado sufocado pelo mandonismo e burocracia paralizante Currículos obsoletos e longe do mercado Penalisa experiência profissional Mestres e doutores para o privado?

Em cursos com muitos doutores, os alunos aprendem mais?