Gestão de Operadoras Turísticas e Agências de Viagens Profª Lígia Magalhães Braga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cargos e Funções nas Agências de Viagens Aula 02
Advertisements

Documentos usados em Agências de Viagens
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
OPERADORA Aula 05.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Joinville-SC.
Documentos usados em Agências de Viagens
AULA 1 DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Treinamento 1 - Definição do treinamento – - Quais são os objetivos do programa de treinamento? - Quem deve ser treinado? - Quais são as necessidades de.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Prof. Paulo Barreto  A estratégia em serviços deve começar com uma visão do local e o objetivo do empreendimento.  Começam com.
Elaboração e Operação de Pacotes Turísticos no Brasil Elaboração e Operação de Pacotes Turísticos no Brasil procedimentos operacionais Debora Cordeiro.
Tipologia dos Serviços
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
Logística do Turismo O Exemplo São Paulo Profa. Debora Cordeiro Braga.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Gasolina, Diesel, Etanol, Biodiesel Modelo de Abastecimento HORÁRIOTEMASCONTEXTUALIZAÇÃO 14:00 às 15:30 ETANOL NA MATRIZ ENERGÉTICA - Aumento da participação.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Modelo de Negócios Canvas. Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp.
Serviços Emissivos e o Setor de Transportes Marcela Ferraz Candioto
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
Prof. Thales Castro.  Porque modelar Software  A UML  Porque usar  Diagramas ◦ Diagrama de Caso de Uso.
Uma breve história do turismo Profa. Dra. Karina Toledo Solha 1/6/2016.
EVENTOS, TURISMO E ACESSIBILIDADES AÉREAS Que desafios? Que condicionantes? Cláudia Ribeiro de Almeida | Universidade do Algarve, Portugal.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão Técnica de Seguros de Transportes São Paulo
Discussão Conceitual e Tipologias das Agências de Turismo
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Guia de Relatório de Vendas e Vendas Pendentes Bem-vindo à Cappta!!! Junho, 2013.
Mhacker Software Inteligência Corporativa Mhacker Consultoria e Auditoria de Sistemas Ltda.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
DIMENSÕES OPERACIONAIS DO TURISMO - ELEMENTOS: # Setor Público ( Turismo Receptivo ) # Setor Privado ( Turismo Emissivo /Receptivo ) # 3o. Setor ( Turismo.
Desregulamentação, Comissionamento e Tecnologia da Informação Profa. Debora Cordeiro Braga.
Aluguel de Mesas e Cadeiras + de eventos e locações realizadas somente nos últimos 6 anos Ligue agora: SP (11) RJ (21)
Prof. Dr° Vagner Custódio
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Apresentação II GUIAS DE TURISMO. Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 4
SAMPA4YOU NOVO PRODUTO TURÍSTICO PARA SÃO PAULO RESULTADO DA PARCERIA ENTRE DAMY TURISMO & CULTURA E CLAUDIA LOPEZ BOUTIQUE DE VIAGENS.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Art. 3º - A Agência de Propaganda é pessoa jurídica e especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
N ORMAS E P ROCEDIMENTOS C ONFERENCIAS VOCÊ TEM QUE ESTAR IDENTIFICADO CORRETAMENTE NA SALA! AGENTES ATIVOS : A – Seu Nome – Nome do Patrocinador CONVIDADOS.
REVOLUCIONANDO O MERCADO OPERADORA CLUBE CRÉDITOS A OPERADORA CLUBE CRÉDITOS é uma Revendedora autorizada do FIXO ILIMITADO e desenvolveu um sistema que.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
Canais de Distribuição
Blancpain Vip Experience. Principal competição de Gran Turismo do automobilismo mundial, o Blancpain GT Series dá a largada para a temporada 2016, com.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
SITUAÇÕES DE DEMANDA DEMANDA NEGATIVA *Grande parte do mercado não gosta do produto e pagaria para evitá-lo. Ex: cirurgias, serviços funerários, ex-presidiários.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações cambiais, mais especificamente:  Mercado de câmbio  Classificação das operações.
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
O que é necessário na planejamento de uma viagem?
AGÊNCIAS DE TURISMO.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Operadoras Turísticas e Agências de Viagens Profª Lígia Magalhães Braga

DEFINIÇÃO Agência de viagens São empresas comerciais com a finalidade de realizar viagens. São prestadoras de serviços, que informam, organizam e tomam todas as medidas necessárias, em nome de uma ou mais pessoas que desejam viajar. Oferecem todas as prestações de serviços relativas a transportes, hotelaria e manifestações turísticas de todos os tipos, organizam viagens individuais ou coletivas a um preço determinado, seja através de programas estabelecidos por elas mesmas, seja pela livre escolha dos clientes.

Conceituação teórica A estrutura, a organização e o funcionamento de uma agência de viagens estão ligados às funções básicas de organização, promoção, reservas de serviços de transportes, alojamento, alimentação, visita a lugares e a eventos de interesse, transporte local e visitas organizadas, além da facilitação do trâmite de documentos como vistos, seguros, vacinas, passaportes, etc. (TORRE, 1992)

Definição clássica “Empresa responsável pela revenda dos pacotes turísticos criados pelas operadoras de viagens, podendo também montar pequenos roteiros dentro do território nacional e em cidades estrangeiras limítrofes. Presta ainda outros tipos de serviços, como emissão de bilhetes aéreos nacionais, venda de passagens (aérea, rodoviária, marítima), reserva de hospedagem, locação de veículo, passeios, traslados, etc. Popularmente chamadas de agências de turismo”.

Agência de Viagens X Agência de Viagens e Turismo

Agência de Viagens São aquelas que atuam a nível nacional e países que fazem fronteiras com o Brasil, tendo restrição de operação de viagens, podendo operar somente excursões rodoviárias.

Agência de Viagens e Turismo São aquelas que podem atuar a nível nacional e também internacional, sem limites de fronteiras. Não tem restrição de operação de viagens nacionais e internacionais.

Podem ser enquadradas na classificação: firmas produtoras e organizadoras de serviços. Lei nº de 15/12/75 e no Decreto nº de 21/07/80

Resumindo As “agências de turismo” são, portanto, empresas turísticas, cujas organizações comerciais têm a função de serem intermediárias ou mediadoras de todos os serviços turísticos.

Provedores ou Fornecedores Operadoras Agência de Viagens Turistas ou Clientes

DECRETO , DE 21/ 07/ 80 Atividades privativasAtividades não privativas Venda comissionada ou intermediação remunerada de passagens individuais ou coletivas, passeios, viagens e excursões. Obtenção e legalização de documentos para viajantes. Intermediação remunerada na reserva de acomodação. Reserva e venda, mediante comissionamento, de ingressos para espetáculo públicos, artísticos, esportivos, culturais, etc. Recepção, transferência e assistência especializada ao turista ou viajante. Transporte turístico de superfície. Operação de viagens e excursões, individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários. Desembaraço de bagagem nas viagens e excursões de seus clientes e agenciamento de carga. Representação de empresas transportadoras, empresas de hospedagem e outras prestadoras de serviços turísticos. Operações de câmbio manual, observados as instruções do Banco Central do Brasil. Divulgação pelos meios adequados, inclusive propaganda e publicidade, dos serviços mencionados nos itens anteriores. Prestação de serviços para congresso, convenções, feiras e eventos.

Vantagens oferecidas Comodidade, agilidade e facilidade nos serviços turísticos; Aproximação com e intermediação com os serviços turístico com os turistas; Conveniência para o consumidor e diminuição de custos de distribuição para o produtor (fornecedor ou prestador).

Tipos de Agências Agência emissora; Agência receptiva; Operadora; Representação; G.S.A. Consolidadora; Virtual; Franquia; Especializada; Home agency.

Agência Emissora São aquelas que estão situadas no estado, região ou cidade da demanda e realiza funções de informação (assessoramento) e venda, para as pessoas que desejam viajar a outros lugares. Podem criar pacotes turísticos ou atuar simplesmente de intermediários na venda de serviços ou pacotes das operadoras.

NENR

Agência Receptiva É a agência encarregada de receber o turista no NR e prestar seus serviços de hospedagem, transporte, alimentação, acompanhamento e também de entretenimento. Característica: profissionais especializados como guia de turismo com alto conhecimento do produto oferecido (a cidade, os equipamentos, pontos turísticos e a região). Ex: Ygarapé Tour, Impacto Tour, Luck, etc

Serviços comuns de receptivo - Profissionais Qualificados; - Equipe de guias especializados (especialistas do local); - Atendimento VIP personalizado; - Transporte em carros c/ seguro e motoristas qualificados; - Frota própria e moderna de veículos (vans, ônibus e micro-ônibus); - Equipe própria de filmagens; - Locação de Câmeras Subaquáticas; - Passeios com exclusividade de operacionalização; - Atendimento das 7:00h às 22:00h na agência; - Atendimento 24 horas no celular plantão; - Descontos especiais nos passeios próprios; - Roteirizador rodoviário; - Roteiros sugeridos e Roteiros Personalizados; - Serviço de Baby Sitter; - Ouvidoria; - Rádios para comunicação entre guias e escritório operacional; - Software de gerenciamento do receptivo.

Operadora Empresa responsável pela organização do pacote turístico, ou seja, aquela que contrata os prestadores de serviços turísticos, tais como: transporte, hospedagem, traslados, passeios, alimentação, etc. Esses pacotes geralmente são repassados às agências de viagens, que se encarregam da comercialização. Podem, ainda, vender diretamente aos consumidores. Ex: CVC, Abreu Turismo, Nascimento Turismo, Mais Viagens, Calcos, Fênix, etc.

Representação Turística São os escritórios que representam as grande operadoras, estão localizados nas cidades para atender especificamente as agências de viagens que são clientes em potencial dos operadoras, prestam serviços de assessoramento e também efetuam a intermediação da venda. Não podem vender diretamente ao público. Ex: Fênix (Arakaki Turismo).

G.S.A (General Sales Agency) Agente geral das companhias aéreas desempenha papel de representante de serviços turísticos nas cidades do interior para atender as agências de viagens, efetuando reservas e emitindo bilhetes. Os representantes podem ser uma determinada agências de viagens, ou simplesmente um escritório independente. Os representantes de empresas aéreas podem vender diretamente ao público. Em CGR: West Central (American Airlines)

Consolidadora Agência de viagens emissora que consegue junto as empresas aéreas um comissionamento maior do que outras agências de viagens, devido ao volume de venda. Passam a auxiliar as empresas aéreas na venda de bilhetes aéreos para as agências de viagens que não possuem crédito junto as mesmas. “Distribuição” Ex: Flytour e West Central

Agencia de viagens virtual Agências de turismo que funcionam 100% na internet, podendo ser acessada a qualquer hora do dia ou da noite. Oferecem todos os produtos de uma agência de viagens normal, geralmente se especializam em venda de passagem aéreas promocionais de última hora. As vendas geralmente são efetuadas através de cartão de crédito ou depósito bancário e documentos (voucher, cartão de assistência de viagens, etc) são entregues via correios. Ex: clickviagem, decolar.com

Agencia franqueada É a agência de viagens que atua no mercado utilizando o nome de uma grande rede de agências em troca do pagamento de uma parte de sua comissão. A franquia precisa ser autorizada pela rede e deve se adequar as características padrões estabelecidas pelo franqueador. Ex: Flytour, CI, CVC.

Home agency Com a expansão das grandes agências de viagens e o avanço dos meios de informática, a facilidade de comunicação aumentou muito, facilitando o envio de informações. As grandes agências selecionam pessoas para serem seus vendedores autônomos, fornecendo treinamento e informações para atuarem no mercado. A pessoa somente necessita ter um computador e estar conectado à internet, que receberá todas as informações e poderá consultar os produtos e realizar as vendas. (free lance)