AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO CENÁRIO FISCAL DE MÉDIO PRAZO Maputo, Maio de 2015.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Comissão de Agricultura Senado Federal 13 de novembro de 2014.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL” O necessário “Equilíbrio Fiscal” nas Contas Públicas”
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
Brasília - DF MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC Plano Setorial.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Fiscalização no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA SENADO.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Disciplinas Online Prof. Dr. Gustavo Esperança Vieira Direito Econômico Cruzeiro do Sul.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Aula 1 de Mercado de capitais Orientações gerais A estrutura do Sistema Financeiro Nacional Professor Eduardo Olbera Ferrer.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Câmara dos Deputados Audiência Pública Comissão de Viação e Transportes (CVT) Requerimento nº 171: Novo Marco Regulatório do Setor Ferroviário.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
1 O SPB Pós-implantação Luiz Fernando Figueiredo Seminário de Auditoria Interna e Compliance Nov
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Diretoria de Financiamento e Proteção à Produção Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
(Reestruturação da Assessoria Parlamentar) (Assessoria Parlamentar - ASPAR)
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
PSA – AUDIÊNCIA PÚBLICA Senado Federal Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Audiência Pública Pagamentos por Serviços.
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Contexto Econômico Manutenção do Saldo de Dívidas da União com Bancos Públicos (
Contexto para a Gestão de Risco Tributário
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 4 – Funções alocativa, distributiva e de estabilização. Instrumentos da Política Econômica. Prof. Abimael de Jesus.
1 - Semiárido Brasileiro Crédito Rural 2013 e Crédito Rural Acompanhamento e Controle 2013 e Semiárido Brasileiro Crédito Rural 2013.
Marcio Patusco Lana Lobo Junho de ª Confecom 1 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - 4ª Reunião da CBC3 GRN4 Período de Estudo 2009~2012.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Gestão Negócios Internacionais Profa. Valdnéa A Paula Santos
1 Fundo de Estabilidade do Seguro Rural – FESR Junho/2016.
COMISSÃO ESPECIAL DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 663/2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA LUCIENI PEREIRA Auditora Federal de Controle Externo do TCU Professora de Gestão Fiscal.
1 Audiência Pública Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Brasília, Seguro Agrícola.
Transcrição da apresentação:

AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília, 04/11/2014

Competência do TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992 Art. 1° Ao Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo, compete, nos termos da Constituição Federal e na forma estabelecida nesta Lei: [...] II - proceder, por iniciativa própria ou por solicitação do Congresso Nacional, de suas Casas ou das respectivas comissões, à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das unidades dos poderes da União e das demais entidades referidas no inciso anterior; (grifo nosso)

Importância do Agronegócio para o Brasil Esse é um dos principais setores da economia, com importância fundamental para o crescimento e desenvolvimento do País.

Importância do Agronegócio para o Brasil Saldos das Carteiras de Crédito Rural junto às Instituições Financeiras, inclusive bancos oficiais Junho 2014 R$ ,00

Seleção dos Trabalhos A atividade agropecuária traz uma série de riscos que fogem ao controle humano e que, em anos passados, levaram o Governo Federal a renegociar dívidas do Crédito Rural e/ou socorrer produtores agrícolas frente a eventos agroclimáticos adversos, incorrendo em custos elevados.

Visão Geral do Objeto O que são Mitigadores de Risco na Atividade Agropecuária? Modelo Brasileiro - Seguro Rural, Proagro, ZARC e Garantia Safra. Como funciona em outros Países?

Seguro Rural Tem como objetivos: Universalização Estabilidade de renda Indução de tecnologias

Seguro Rural O programa transfere os riscos para mercado privado mediante subvenção, reduzindo os custos do crédito agrícola. Protege o preço, contra eventos climáticos adversos e contra pragas. Isso tende a aumentar a saúde das carteiras de crédito.

Subvenção ao Prêmio de Seguro O Seguro Rural, porém, é um mercado que necessita ser subvencionado para o seu desenvolvimento e para o cumprimento de seus objetivos, o que pode demorar vários anos Ajustes na operacionalização do PSR estimularão a competitividade e a entrada de novas empresas no setor.

Seguro Rural Principais Achados  publicação intempestiva das regras em relação ao período de plantio,  desarticulação entre os Programas de subvenção federal e dos demais Entes da Federação,  subutilização das estruturas regionais do Ministério,  contingenciamento e atrasos dos repasses de subvenção aos operadores,  sistemática de distribuição da subvenção que limita a competitividade do mercado,  deficiências nos controles internos e  deficiência no monitoramento de impactos da política.

Fluxo Planos Trienais x Empenhos x Pagamentos

Seguro Rural Para a consolidação do Seguro Rural o Governo Federal precisa construir planos e metas consistentes, proporcionando uma economia de gastos com renegociações de dívidas rurais, prevenindo o desemprego e evitando a estagnação econômica no interior do País em anos de situação agroclimática adversa.

Proagro e ZARC - Resultados Proagro e ZARC são instrumentos de mitigação de riscos que podem ser mais bem utilizados para a diminuição das desigualdades regionais e, com os ajustes sugeridos pelo TCU, obterem uma economia de 2,29 bilhões nos próximos dez anos.

PROAGRO Planejamento Cálculos Atuariais Orçamento Adicional Orçamento Alocação Riscos Histórico Crescimento Articulação Bacen MAPA MDA Regionais Este programa governamental protege as carteiras de crédito agrícola, transferindo riscos de inadimplências provenientes de quebra de safra para a União. O governo assume todos os riscos. Melhorias na articulação dos atores envolvidos na gestão do Proagro e a publicação dos documentos exigidos pelo MCR devem aperfeiçoar seu planejamento e seu controle de riscos.

PROAGRO e ZARC Principais Achados  a União não tem traduzido adequadamente os riscos financeiros do Proagro em suas peças orçamentárias, já que o Bacen não tem solicitado os recursos baseado em cálculos atuariais;  a União tem feitos cortes nos valores solicitados para o Proagro no PLOA submetido ao Congresso Nacional, sem base técnica identificável;  os três Ministérios encarregados da operacionalização desses instrumentos agem de maneira desarticulada, dando margem à sobreposição de esforços e/ou lacunas de competências em sua gestão.  o ZARC tem sido subutilizado na redução das desigualdades regionais, apresentando pouca abrangência na região Norte e Nordeste.

ZARC ZARC - Norte e Nordeste Indutor do crédito Pesquisa Culturas semiárido Tecnologia Avaliação da Metodologia Teoria x prática Avaliação atual Evidências de problemas na metodologia São necessários ajustes na sistemática de confecção do ZARC para proporcionar a gestão de riscos em todos os biomas.

Obrigado Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente (do TCU)