O Público e o Privado na Economia Equipe 4 Diego Sampaio (Líder) Alex Pavão Manoel Furtado Cássia Machado Paulo Marcelo Ferreira Menino Pedro Paulo Ferreira.

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Transcrição da apresentação:

O Público e o Privado na Economia Equipe 4 Diego Sampaio (Líder) Alex Pavão Manoel Furtado Cássia Machado Paulo Marcelo Ferreira Menino Pedro Paulo Ferreira Menino Cicero Teresa dos Santos Milena da Silva e Silva Pricila Oliveira Rebecca Castello Rejane Sampaio

Desafio Proposto Apresentar um mapa estratégico, painel estratégico e plano de ação pelo PDCA de uma empresa pública. Focar na construção de indicadores visando resultados.

Empresa escolhida

Motivos da Escolha Empresa participante do índice Ibovespa, na BM&F Bovespa. Empresa de fácil identificação por toda a turma. Empresa amplamente conhecida por seu detalhado planejamento estratégico. Empresa de grande relevância, no mercado brasileiro.

Ferramentas Estudadas Mapa estratégico. Painel estratégico. Ciclo PDCA. Formação e análise dos indicadores de resultado. Gestão por competências. Inteligência competitiva. Gestão por excelência.

Mapa Estratégico O mapa estratégico representa uma arquitetura genérica para a descrição da estratégia. Auxilia a organização a enxergar suas estratégias de forma coesiva, integrada e sistemática, ou seja, permitem visualizar os diferentes itens do Balanced Scorecard (BSC) numa cadeia de causa e efeito que conecta os resultados almejados com seus respectivos propulsores.

Painel Estratégico É uma ferramenta que sintetiza os diversos indicadores de desempenho, estabelecendo sua relação direta com cada aspecto do planejamento estratégico, permitindo o acompanhamento e avaliação do desempenho de maneira objetiva. Diferencia-se do Mapa Estratégico pelo foco em índices de desempenho.

Painel Estratégico Acadêmico

Avaliação de Desempenho BB

Ciclo PDCA

O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”). PDCA é a sigla das palavras em inglês que designam cada etapa do ciclo.

Plan (Planejar): É o estabelecimento de um plano, que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa, no qual devem ser consideradas três fases importantes: 1. Estabelecimento dos objetivos. 2. Estabelecimento do caminho para atingi-los. 3. Estabelecimento do método. Do (Fazer): É a execução do plano que consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado, a execução propriamente dita e a coleta de dados para posterior análise.

Check (Checar): É a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Ela pode ocorrer durante a realização do plano quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida, ou após a execução quando são feitas análises estatísticas dos dados e verificação dos itens de controle. Act (Agir): É a realização das ações corretivas, ou seja, a correção da falhas encontradas no passo anterior. Após realizada a investigação das causas das falhas ou desvios no processo, deve-se repetir, ou aplicar o ciclo PDCA para corrigir as falhas (através do mesmo modelo, planejar as ações, fazer, checar e corrigir) de forma a melhorar cada vez mais o sistema e o método de trabalho.

Conjunto de ações do BB Gestão de desempenho por competências. Suporte à inteligência competitiva. Acompanhamento constante dos indicadores de desempenho. Universidade Corporativa.

Gestão de Desempenho (GDP) por competências Conceito de competência para o Banco do Brasil:  Combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas no desempenho profissional, dentro de determinado contexto ou estratégia organizacional.

Inteligência Competitiva A Inteligência Competitiva é o processo contínuo de monitoramento e análise estratégica dos cenários e conjunturas mercadológicas em que determinada empresa está inserida.

Indicadores de Desempenho Representam os diversos critérios de avaliação quantitativa de uma empresa, alinhados ao seu planejamento estratégico. No Banco do Brasil, os indicadores de avaliação de desempenho derivam, principalmente, do Balanced Scorecard e da avaliação das competências.

Alinhamento com a missão e visão da empresa. Missão: Ser o banco popular dos brasileiros que promove a cidadania financeira, com inclusão bancária e acesso fácil ao crédito, incentivando a geração de trabalho e renda para o desenvolvimento econômico e social. Visão: Lideramos e somos referência no mercado de microfinanças, especialmente em microcrédito produtivo, por termos proporcionado satisfação aos nossos clientes. Somos reconhecidos por possibilitar educação financeira, favorecendo a capacidade de auto-gestão e o surgimento de novos empreendedores. Nossa premissa é oferecer soluções com qualidade, confiabilidade e agilidade, a custo baixo, apoiado por tecnologia adequada e canais de atendimento diversificados e convenientes.

Nosso resultado econômico é sustentável. Somos efetivos na execução financeira das políticas sociais e de crédito e contribuímos para o desenvolvimento regional. Atuamos de forma integrada ao Conglomerado e qualificamos novos clientes para o Banco do Brasil, cuja atuação complementamos. Nossos funcionários são especializados no mercado de microfinanças e estão satisfeitos e motivados com as condições de trabalho que propiciamos. Nossos parceiros estão satisfeitos em atuar com o Banco, pois a operação contribui para o sucesso de seus objetivos e possibilita sua participação no desenvolvimento econômico e social do País.