Faculdade da Cidade do Salvador EQUIPE: Albérico Barbosa Emanoel Costa Rafael Freitas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise fundamentalista de Ações
Advertisements

Natiara Penalva Muniz Novembro de 2010
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 14.
Desenvolvimento de novos produtos
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
AD.F.II PROF.DR.RENATO VAZ Análise De Demonstrações Contábeis.
Administração de operações
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ESTRATÉGIAS DE PREÇO. PAPEL DO PREÇO NA ESTRATÉGIA DO PRODUTO O preço transmite uma informação ao consumidor. O fabricante usa o preço para comunicar.
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária FEA-PUC-SP OPERAÇÕES DE OPEN MARKET São Paulo,
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Esalq/USP Curso de Ciências dos Alimentos Les 144-Introdução à Economia Teoria do funcionamento do mercado.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Fundamentos da Administração
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
O setor externo Aula 11.
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1.
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

Faculdade da Cidade do Salvador EQUIPE: Albérico Barbosa Emanoel Costa Rafael Freitas

Análise Fundamentalista A análise fundamentalista é um importante instrumento utilizado para análise de investimento em ações. Esta análise utiliza os fundamentos econômico-financeiros para a determinação do valor de uma empresa.

Análise Fundamentalista Pode-se conceituar análise fundamentalista como o estudo de toda a informação disponível no mercado sobre determinada empresa,com finalidade de obter seu verdadeiro valor, e assim formular uma recomendação sobre um investimento.

Objetivo Objetivo O objetivo desta análise é avaliar o comportamento da empresa visando a determinação do valor dela.

Justificativa A justificativa para esse uso de análise é de antecipar o comportamento futuro de uma empresa no mercado. Isto é adiantar-se ao mercado.

Processo Decisório O processo decisório dessa escola de análise de investimento envolve o cálculo hipotético da empresa corresponde a seu “preço justo” em determinado momento e pela comparação a seu preço de mercado. Para estimar o valor de uma ação em determinado instante a análise fundamentalista baseia-se em três pontos.

Processo Decisório Demonstrações financeiras passadas, e qualquer outra informação que seja relevante. Situação atual da economia e estimativas futuras de variáveis com indiscutíveis influencias sobre o preço e valor de todas as ações negociadas. Grau de confiança do investidor em relação ao grau de intervenção governamental.

Outros fatores Lucro esperado em exercícios futuros Investimentos realizados e a realizar Fontes de financiamento utilizado

Etapas do trabalho do analista fundamentalista Pesquisa Transformação das informações em idéias de investimento Comunicação das idéias

1ª etapa - pesquisa O analista coletara as informações a respeito da empresa. As principais fontes de pesquisa utilizadas para esse levantamento são:

1ª etapa - pesquisa Entrevista pessoais com: dirigentes das empresas ; representantes de associações de classe ( patronal e empregatícia); clientes e publico interno. Leitura de : Relatório macroeconômico Relatório de administração Demonstrações contábeis publicada

2° etapa - transformação da informação em idéias Essa etapa corresponde ao desenvolvimento da análise, nela deverá ser demonstrado o conhecimento do tema. A transformação da informação em idéia é o principal valor agregado pelo analista. Para isto, utiliza das seguintes ferramentas:

2ª etapa- transformação das informações em idéias Habilidade para conseguir a informação Informática Conhecimentos em métodos analítico Bom-senso Experiência

3ª etapa - comunicação da idéias Uma análise bem elaborada não tem seu valor se não for transmitida de forma adequada a seu determinante. Por isso, é necessária uma boa comunicação de idéias entre o analista e o cliente. Para isso essa comunicação, devemos conhecer primeiro quais são os tipos de clientes.

3ª etapa - comunicação da idéias Cliente institucional  São clientes que gerenciam certeiras de vários investidores e tem necessidade de recomendações relativas. Clientes particular  São os clientes que gerenciam seus recursos diretamente e têm necessidade de recomendações absolutas

3ª etapa - comunicação da idéias Após a identificação desses clientes, ele deverá escolher qual a melhor forma de comunicação de suas idéias: De forma direta  Por meio de visitas aos clientes e contatos telefônicos De forma indireta  Por meio de informes publicitários

Análise Top Down e Bottom Up Top Down ( de cima para baixo) Bottom up ( de baixo para cima)

Análise Top Down e Bottom Up Os partidário da top down pensam o que move a bolsa a longo prazo são as principais variáveis macroeconômica,dado que a bolsa de refletir o comportamento da economia. Os partidarios da bottom up pensam que o que tem de ser feito é analisar o comportamento e as perspectivas de cada empresa para detectar melhor oportunidade.

Resumo – Análise fundamentalista O que é ?  Metodologia de análise para determinar o preço justo de uma ação. O que quer dizer fundamentalista?  o preço justo de uma ação de fundamenta na expectativa de resultados futuros.

Resumo – Análise fundamentalista O preço da ação na bolsa não é o próprio preço justo?  Não. Ele reflete uma média de expectativas entre compradores e vendedores da ação.

Resumo – Análise fundamentalista Exemplo:  Investidor A acha que seu terreno vale $1000  Investidor B avalia o terreno de A em $ 800  Investidor C avalia o terreno de A em $1200  Investidor B não se interessa pelo terreno de A  investidor C se interessa pelo terreno de A O mesmo ocorre com as ações.

conclusão “ O objetivo final da análise é descobrir que ações comprar ou vender. Para avaliar se uma ação está sub ou super avaliada, é necessário comparar seu preço de mercado com seu “preço justo”. O sucesso do investimento em ações depende da capacidade da análise do investidor. Na medida que o mercado de capitais se desenvolve,diminui as chances do incautos que baseia suas decisões em “boatos ou dicas”.

ANÁLISE TÉCNICA DE AÇÕES

Análise Técnica de Ações A análise técnica ou grafista é um estudo que se dedica à observação da evolução dos mercados com base em sua representação gráfica. Seu principal pressuposto é de que os preços das ações movem-se em tendências que de alguma forma podem ser previstas.

ITENSFUNDAMENTALISTATÉCNICA Idade 30 anos100 anos Origem AcadêmicaProfissional Usuário Administradores de fundos e investidores no longo prazo Especulador Pergunta Por quê?Quando? Análises Econômico-financeiraGráfica Hipóteses Básicas Existe um valor real ou intrínseco para cada ação que está diretamente correlacionado com o desempenho da empresa. Os preços das ações se movimentam em tendências e existe uma dependência significativa entre as oscilações dos preços que se sucedem. Objetivos O objetivo é determinar o real valor de uma ação. Seu objetivo é determinar a tendência de evolução das cotações no curto prazo, a fim de se aproveitar da rápidas oscilações para auferir ganhos de capital (vender as ações por um preço superior ao da compra).

Análise Técnica A análise técnica de ações se divide em: Análise técnica – a qual realiza cálculos, utilizando os preços, para determinar e descobrir situações nas tendências resultantes dos preços. Análise gráfica – baseia-se no estudo das figuras formadas pelos preços como um sinal da tendência que pode ocorrer no futuro.

Princípios 1º a ação do mercado reflete todos os fatores envolvidos neste; 2º os preços se movimentam em tendências; e O futuro reflete o passado.

Índice Dow-Jones Indicador geral americano mais acompanhado pelo público. Charles H. Dow, 1900 a O primeiro a utilizar um índice médio de cotação como instrumento de avaliação dos preços das ações da New York Stock Exchange (Nyse), Dow-jones Industrial (30), Dow-Jones Transportes (20) e o Dow-Jones Serviços (15).

Tendência de Alta Características: Dentro de uma tendência de alta o mercado passará por três fases distintas, cujo período de duração de cada uma é de difícil mensuração. Fase de acumulação, não provoca grandes alterações nos preços. Alta sensível, elevação dos preços e do volume de negócios. Alta acelerada, os volumes negociados aumentam de maneira extraordinária e as valorizações diárias das cotações são bastante expressivas.

Tendência de Baixa Características: Fase de distribuição, pequenos recuos de preços e com um aumento do volume de negociação. Baixa violenta, queda praticamente vertical das cotações. Baixa desacelerada, os preços voltam a estabilizar-se.

As Ondas de Elliot Ralph Nelson Eliot, 1939, localizar ou até antecipar determinadas fases dos ciclos das bolsas. Segundo Elliot, as atividades humanas apresentam três aspectos distintos: padrão, tempo e razão. Após seus estudos, chegou a conclusão de que uma tendência de alta ou de baixa é composta por cinco ondas, sendo as três primeiras correspondentes à tendência predominante e as duas seguintes a um ajuste nessa tendência.

Análise Gráfica Seu principal objetivo é a identificação de tendências e pontos de reversão por meio da análise de formações anteriores. Introdução no mercado brasileiro a partir da década de 70.

Tipos de Gráficos Gráfico de linha; Gráfico de volume; Gráfico de barras; Gráfico ponto-figura;e Gráfico candlesticks.

Princípio das tendências A tendência representa a direção para a qual o mercado se movimenta, devido o desequilíbrio entre oferta e demanda. Tendência de alta: níveis de cotações máximo e mínimo se superam uns aos outros sucessivamente, zigue-zague. Tendência de baixa: os níveis de cotações vão descendo.

Características dos pontos de compra e venda PreçosPonto de compra Ponto de venda AberturaNão deve exceder o preço máximo anterior. Não deve exceder o preço mínimo anterior. Máximo/mínimoPreço máximo deve superar o anterior. Preço mínimo deve superar o anterior. FechamentoDeve ser próximo sem ser inferior ao preço máximo. Deve ser próximo sem ser inferior ao preço mínimo.

Fatores de avaliação da importância de uma linha de tendência Periodicidade Comprimento O número de vezes que a linha de tendência é tocada pelas cotações Inclinação Volume: se há aumento quando os preços se movimentam na direção da linha ou se diminui quando as cotações voltam a linha, confirma a tendência. Se há expansão quando os preços voltam a essa linha ou retração quando as cotações se afastam da linha de tendência, advertência.

Breve comentários Linhas de suporte e resistência: Podemos conceituar como um nível de cotações do gráfico a partir do qual o interesse do comprador diverge do vendedor. Canais: São formações que surgem quando as retas de suporte e resistência estão em paralelo e se produz uma tendência clara. Gaps: É uma área no gráfico em que não há operações. Gap Comum, Gap Ruptura, Gap de Continuação, Gap de Esvaziamento e Gap de Ilha.

Figuras gráficas As formações gráficas são figuras que surgem pelas forças do mercado. Analisando o formato da figura, é possível identificar se as cotações se manterão ou sofrerão modificações, caracterizando uma tendência. Existem dois grupos de formações: De continuação e de reversão.

Tabela Formação-Figura FORMAÇÕESFIGURAS De reversão de tendência Ombro-cabeça-ombro Duplos e triplos tetos e pisos De continuação de tendência Triângulos Cunhas Bandeiras Flâmulas

Indicadores Técnicos Além dos gráficos são utilizados também indicadores técnicos, que procuram trabalhar de forma mais determinística os movimentos de mercado. Estão divididos em duas categorias principais: Indicadores de tendência (média móvel etc.) Problemas de estabilidade Osciladores (momentum, índice de força relativa, estocástico, ADX etc.) Visão clara

Árvore lógica da análise de tendências Considerar o Stochastic só se for baixista Considerar o Stochastic só se for altista PONDERAÇÃO DE CADA CONSIDERAÇÃO DETERMINAÇÃO DO RESULTADO

Bolsa de Mercadoria & Futuros HISTÓRICO – O pregão da Bolsa Mercantil & de Futuro começou a funcionar em 31 de janeiro de 1986 e rapidamente se tornou a principal bolsa de negociação de mercados futuros no Brasil.

Bolsa de Mercadoria & Futuros – Em 9 de maio de 1991 fundiu-se com a bolsa de mercadoria de São Paulo, entidade pioneira na negociação de contratos agropecuários como café, boi gordo e algodão. – Após 14 anos de operação ingressou na aliança Globex e atualmente está interligada eletronicamente podendo negociar os produtos oferecidos 24 horas por dia.

Objetivo Efetuar o registro, a compensação e a liquidação física e financeira das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico.

Bolsa de Mercadoria & Futuros A BM&F opera com dois tipos de mercado – Á vista ou disponível É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Assim, quando há a realização de um negócio, ao comprador cabe dispender o valor financeiro envolvido na operação e ao vendedor a entrega dos títulos-objeto da transação, nos prazos estabelecidos pela Bolsa.

Bolsa de Mercadoria & Futuros – Derivativos composto pelos mercados: Mercado Futuro –É compromisso de compra ou vender determinado ativo em quantidades padronizadas, com datas de liquidação específicas e a um preço previamente estabelecido. Tal prática surgiu na Idade média para atender as necessidades de produtores e comerciantes.

Bolsa de Mercadoria & Futuros Mercado de opções – Tem as mesmas características do mercado futuro com a diferença de que se negocia o preço de um prêmio que dá ao comprador do mesmo o direito de comprar o ativo (opção de compra) ou vender (opção de venda). O vendedor do prêmio é obrigado a aceitar a decisão do titular.

Bolsa de Mercadoria & Futuros Mercado de swaps – Um contrato de swap é aquele em que se procura a troca de risco de determinado ativo por outro, sendo o prazo do contrato e a quantidade negociados

BOLSA DE MERCADORIA & FUTUROS Mercado de termo –O investidor se compromete a comprar ou vender certa quantidade de uma ação, por um preço fixado e dentro de um prazo determinado.

Commodities São títulos correspondentes a negociações com produtos agropecuários, metais, minérios e outros produtos primários nas bolsas de mercadorias. Estes negócios se referem a entrega futura de mercadorias, mas não significa necessariamente que há movimento físico de produtos nas bolsas. O que se negocia são contratos.

Commodities Esses títulos são classificados em: Ativos financeiros: –Taxa de juros –Índice de ações –Moedas Ativos não financeiros –Gêneros alimentícios –Metais –Energia