A necessidade de gestão estratégica da comunicação Viviane Mansi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Advertisements

Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
Estratégia Empresarial
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Fundamentos da Administração
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Fundamentos da Administração
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

A necessidade de gestão estratégica da comunicação Viviane Mansi

Agenda Contexto que vivemos A comunicação no setor de saúde Benefícios de uma rede forte Mensuração de resultados

Contexto em que vivemos Complexidade Subjetividade Imaginário Redes Perda da noção de tempo Consumo acelerado de informação

Pesquisa realizada pela Harris Interactive, a pedido da mylife.com, mostrou dados contundentes de como estamos nos tornando viciados e dependentes da vida online. 56% das pessoas sofrem de FOMO - Fear of Missing Out 27% dos pesquisados dizem que acessam as redes sociais assim que acordam. Na média, cada pessoa gerencia 3,1 endereços de . No ano passado esse índice era de 2,6. 35% das pessoas gastam mais de 30 minutos nas redes sociais ou lendo/escrevendo s pessoais, por dia.

Tempo

2005 Patent Law 102 Resolution ANVISA Article 229-C 1996 Generics Law ANVISA Innovation Law Industrial Policy 2004 Farmácias Populares Bio-safety Law A comunicação no setor de saúde: constantes regulamentações 2000 Price Monitoring Price ControlDoha Round Compulsory License Fractional Medicines 2007 E muito mais pela frente!

Indústria | planos de saúde lideram ONGs/Grupos não- tradicionais Abordagem do beneficio da saúde Abordagem do benefício social Tratamento de enfermidade Acesso | qualidade de vida Racional Emocional Mudança de paradigma Médico como referência Dr. Google dá opinião importante

Formularie s Reativa frente a mudanças de saúde Contribuir proativamente para o diálogo Low profile em Comunicação Ativamente comunicar uma visão Pouca visão sistêmica do negócio Visão ampla do sistema de saúde Controle de risco Empresas de capital nacional Entrada forte de capital estrangeiro Influenciar a agenda Comportamento necessário

Ambiente vulnerável Incertezas Interdependência

Era do conhecimento Processo empresarial decisório deve responder a questões como: “O que sabemos sobre isso?”“Que experiências já tivemos com isso” “O que ganharemos de know-how com isso; o que aprenderemos com isso?” “Que valor esse know-how tem; o quão replicável ele é; a quem interessa; como podemos usá-lo”, etc.

Peso do imaginário Em toda a história há ¼ de realidade, pelo menos ¾ de imaginário e não é de maneira alguma parte imaginária que, em todos os tempos, agiu menos poderosamente sobre os homens

Identidade Formada por dois grandes elementos: Afinidade DiscursoImagem

Retrospectiva de preocupações globais

Índice de confiança por setor

Pedagogia da presença 64% das pessoas precisam ouvir de 3 a 5vezes uma informação para acreditar na mensagem

Em quem acreditar? (Fonte)

Todo o contexto impacta na reputação Fonte: Reputation Institute

Reflexão importante (1) Teoria Querer é fundamental, mas não é suficiente. É preciso saber querer, aprender a saber querer, o que implica em saber lutar politicamente e com as táticas adequadas e coerentes para alcançar nossos sonhos estratégicos Paulo Freire (1997)

Reflexão importante (2) Prática Quem são os meus stakeholders mais importantes? Quais são meus maiores riscos? Quais são minhas prioridades? Já existe um plano de ação para cada uma delas? Quem pode auxiliar a endossar a visão da minha empresa?

Como saber se os esforços dão resultado? A definição de um modelo de medicação e de indicadores de desempenho (KPIs) dependem de um olhar holístico para todo o processo de comunicação (seja ela interna ou externa) Contexto

Fatos críticos de sucesso Definir o propósito Fazer da alta direção um parceiro Entender em detalhes o planejamento estratégico da empresa Identificar resultados do momento e usá-los para mostrar causa e efeito Ter uma perspectiva ampla de sucesso, que não seja limitada a resultados financeiros Contexto

O processo em si Passo a passo para garantir o sucesso Contexto

1º passo Definir a razão de ser da comunicação Contexto

2º passo Criar cultura de medição de resultado Contexto

Criação de cultura de medicação de resultados – Pesquisar sempre, sempre, sempre – Considerar avaliações informais – Avaliar melhoria no processo geral – 3 anos – Aprofundar temas relevantes – Avaliar ações pontuais Buscar auxílio externo se necessário Contexto

Fonte: Reputation Institute

3º passo Buscar um modelo que “converse” com o planejamento da organização Contexto

3 níveis –Básico – mede a produção de ‘produtos’ – resultados imediatos. É relativamente fácil e simples de fazer. Ex. audiência de eventos, número de publicações, etc. –Intermediário – Avalia se as mensagens utilizadas foram recebidas, compreendidas e retidas pelo público-alvo. Usa dados quanti e qualitativos. –Avançado – resultados mais sofisticados, na função final das relações públicas. Contexto

# de edições produzidas Adequações a prazos Pertinência das mensagens, de acordo com os planos Aderência aos objetivos propostos Participações da liderança BásicoIntermediárioAvançado Entendimento das mensagens publicadas # comentários gerados # participação geral Etc Aumento do orgulho em trabalhar Aumento do índice de engajamento de stakeholder Aumento da satisfação com o serviço Aumento da compra Percepção clara de transparência Contexto

Nível 4 Influência AtitudeComprometimento Comportamento/AÇÃO Nível 3 Relevância SentidoUtilidade Nível 2 Atenção AtraçãoCompreensãoCredibilidade Nível 1 Logística Acesso OportunidadeUso Contexto

– Acesso - A comunicação chega a quem precisa recebê-la? – Oportunidade - Chega no tempo certo? – Uso - A comunicação é vista, lida ou ouvida de fato? – Atratividade - A comunicação atrai e prende a atenção do leitor? – Compreensão – Houve compreensão da informação chave? – Credibilidade – Ela é crível? – Sentido - A comunicação se refere ao que está acontecendo no contexto da empresa e na vida dos empregados? – Utilidade - A comunicação ajuda a melhorar o desempenho ou a solucionar um problema? – Atitude - A comunicação influencia a atitude ou opinião? – Comprometimento - A comunicação ajuda a gerar um comportamento/ação efetivo? Contexto

4º passo Defina os instrumentos de medição Contexto

(...)

Contexto (...)

5º passo Defina os indicadores específicos Contexto

Indicadores de mercado valem, mas a sua série histórica vale muito mais Utilize todos os indicadores possíveis que a empresa já têm Seja realista quanto à possibilidade de avanços reais Contexto

Vamos treinar mais um pouco? Que tal construir alguns indicadores para as ações críticas criadas no primeiro exercício? Nível 4 Influência AtitudeComprometimento Comportamento/AÇÃO Nível 3 Relevância SentidoUtilidade Nível 2 Atenção AtraçãoCompreensãoCredibilidade Nível 1 Logística Acesso OportunidadeUso