UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa I

TEMA UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Uma abordagem teórica sobre o sistema de avaliação proposto pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental.

PROBLEMA UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Em que medida o sistema de avaliação proposto pelo PCN’s está contribuindo no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental?

UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Analisar a contribuição dos pressupostos avaliativos sugeridos pelos PCN’s no ensino fundamental. OBJETIVO GERAL

Identificar os pressupostos avaliativos dos PCN’s para o ensino fundamental; UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Analisar o que a literatura retrata sobre a contribuições dos PCN’s no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Observar a atualidade dos pressupostos avaliativos com relação as demandas escolares; OBJETIVOS ESPECÍFICOS

METODOLOGIA Conforme (Lakatos; Marconi, 1999), no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica faz- se necessário um levantamento bibliográfico sobre os materiais relacionados com o tema em questão. UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Luckesi (1995, p9) primeiro define a avaliação como sendo “... um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão”. UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REFERÊNCIAIS TEÓRICOS

Conforme Libâneo (1994) a avaliação escolar tem uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Segundo Hoffmann (1996) a maioria dos professores entende a ação de ensinar e avaliar como momentos distintos e não relacionados. UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

REFERÊNCIAS UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994. HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio – Uma Perspectiva Construtivista. 18. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.