Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Advertisements

Uma Escola do Tamanho do Brasil
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Considerações iniciais
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
Cultura Viva – Participação do IPEA 1. Apresentação do conjunto das avaliações – 1.1 Cultura Viva – avaliação do programa arte educação e cidadania – 1.2.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais

Esquema da Apresentação A Avaliação como instrumento de gestão de políticas públicas Educação e Avaliação: uma década de avanços O que mostram os resultados das Avaliações O uso dos resultados na formulação de políticas

Avaliação como instrumento de gestão Anos 80: democratização, avaliação e transparência O Debate Internacional O papel dos Organismos Internacionais A febre dos indicadores sintéticos: Nações Unidas (IDH), IPEA (IDH-M), Fundação Seade (IPRS) Sistemas Internacionais de Avaliação da Educação: PISA, TIMSS, IEA Estruturação dos sistemas nacionais de informação e de avaliação das políticas

Objetivos da Avaliação Aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento, acompanhamento e regulação Disseminação de resultados e maior transparência das ações Prestação de contas – accountability e empowerment da sociedade Avaliação de eficiência, eficácia e efetividade Fortalecimento das capacidades institucionais

Como avaliar Como avaliar ? Processos e Resultados: abordagens e metodologias complementares Análise do processo decisório Avaliação Institucional Formas de participação O papel dos atores organizados O acesso a fontes confiáveis Avaliação (assessment) em larga escala - provas, testes, etc.

Sistemas de Avaliação e de Informações Educacionais subsidiar a elaboração de diagnósticos sobre a realidade educacional orientar a formulação e o monitoramento de políticas nacionais voltadas para a promoção da eqüidade e a melhoria da qualidade assegurar a transparência das informações, disseminando resultados e prestando contas à sociedade disseminar os resultados aos setores responsáveis pela oferta de serviços educacionais para utilização no processo decisório

Requisitos da Avaliação Bases de dados atualizadas e confiáveis Metodologias uniformes elaboradas em bases científicas Mecanismos ágeis de divulgação, em formatos adequados para a apreciação pública Clareza dos objetivos a serem alcançados Definição de metas e resultados esperados Seleção de indicadores qualitativos e quantitativos Sigilo das informações individuais: não identificação de pessoas pesquisadas ou avaliadas

Limites da Avaliação Carência de redes de informação, abrangendo cooperação técnica, troca de dados e de metodologias nas redes de ensino Inadequada qualificação dos gestores e professores para a análise e uso de dados quantitativos e qualitativos Baixo aproveitamento dos resultados na implementação e redirecionamento das ações Baixo aproveitamento dos resultados na implementação e redirecionamento das ações

EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO Uma década de avanços Estatísticas confiáveis e atualizadas Construção de indicadores de fluxo e eficiência do sistema Sistema Nacional de Avaliação: o SAEB Exame Nacional Ensino Médio/ENEM Sistema de Avaliação do Ensino Superior Avaliação do Livro Didático Indicadores de Gasto Público em Educação

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB Principais Resultados Avaliação da educação básica mostra relativa estabilidade no desempenho dos estudantes Avaliação da educação básica mostra relativa estabilidade no desempenho dos estudantes Atraso escolar é fator de maior impacto no baixo rendimento escolar Atraso escolar é fator de maior impacto no baixo rendimento escolar Ciclo ou seriado: desempenho é o mesmo Ciclo ou seriado: desempenho é o mesmo Hábito de leitura e lição de casa fazem a diferença Hábito de leitura e lição de casa fazem a diferença Características das escolas explicam desempenho Características das escolas explicam desempenho Escolas das capitais e particulares obtêm maiores médias Escolas das capitais e particulares obtêm maiores médias Grande heterogeneidade inter e intra sistemas de ensino Grande heterogeneidade inter e intra sistemas de ensino

Resultados de Pesquisas e Formulação de Políticas Uso dos dados do Censo Escolar na distribuição dos recursos Controle Social: conselhos e auditorias Uso dos resultados da avaliação na regulação do ensino superior Identificação de lacunas e definição de prioridades: avaliação do livro didático Maior eficiência do gasto social – exemplos: merenda escolar, FUNDEF.

Resultados de Pesquisas e Formulação de Políticas Uma nova cultura avaliativa O impacto das avaliações na definição de políticas 1. Aceleração da aprendizagem 2. Formação docente 3. Participação dos pais 4. Combate a repetência 5. Capacitação em serviço 6. Papel do diretor 7. Leitura e alfabetização

Resultados de Pesquisas e Formulação de Políticas Participação em avaliações internacionais: PISA e OREALC SAEB: adesão das administrações estaduais ENEM: adesão voluntária dos alunos Comparabilidade dos resultados Competências, conteúdos e habilidades Fatores associados à aprendizagem

O que pode ser feito? Muito barulho Capacitar técnicos e gestores Desenvolver materiais de divulgação mais simples Elaborar manuais de gestão Usar amplamente os meios de comunicação Definir padrões de qualidade Disseminar resultados Criar incentivos legais para o uso dos resultados