Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.

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Transcrição da apresentação:

Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:

SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA “ A APRENDIZAGEM NA VISÃO HOLISTICA E HUMANISTA DIZ QUE A PREOCUPAÇÃO FUNDAMENTAL SEJA O HUMANO E QUE NÃO TENHA O HOMEM COMO CENTRO, MAS COMO UM SER MUDANDO, OU SEJA,CUTURAL". VIRGÍNIA MOREIRA (2007) A APRENDIZAGEM SOCIALMENTE MAIS ÚTIL, NO MUNDO MODERNO, É A DO PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDER. MOREIRA(1999). A APRENDIZAGEM PODE SER FORMULADA COMO, DESCOBRI QUE SOU MAIS EFICAZ QUANDO POSSO OUVIR A MIM MESMO ACEITANDO-ME, E QUANDO POSSO SER EU MESMO.” CARL ROGERS(1987) TODO PROCESSO DA FORMAÇÃO DOCENTE FOI INCORPORADO SOB O MODELO DOS CONTEÚDOS CULTURAIS – COGNITIVOS. PIMENTA(2006)

METODOLOGIA

ANÁLISE DOS RESULTADOS A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SE DESENVOLVEM PELA VALORIZAÇÃO DA PESSOA COMO UM TODO. IMPLICA QUE O ENSINO SEJA CENTRADO NO ALUNO,E QUE ELES POSSAM CRIAR NOVAS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA O CRESCIMENTO E PARA O APRENDIZADO. ACEITAR QUE O SER HUMANO NÃO É UM ESTÁTICO, MAS UM SER EM CONTANTE MUDANÇA. TRABALHAR A AUTÔNOMIA DO ALUNO INDEPENDENTE DA MODALIDADE DE ENSINO,PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUO AUTÔNOMOS, CRÍTICOS E CRIATIVOS. MOSTRAR QUE A APRENDIZAGEM É UMA CONSTRUÇÃO GLOBAL.

REFERÊNCIAS BACHELARD,Gaston.El compromisso racionalista.México: Siglo Veintiuno,1985. BRASIL.Decreto-lei 8.530, de 2 de janeiro de 1946.Disponível em acesso em 9 de outubro de _Lei 5.692/71, de 11 de agosto de 1971.Diário Oficial da União, Brasília, 12 agosto de CAVALCANTE,Margarida jardim CEFAM: Uma alternativa pedagógica para a formação do professor.São Paulo:Cortez,1994. DUARTE,Sérgio Guerra. Dicionário brasileiro de educação.Rio de Janeiro:Antares/ Nobel,1986. MOREIRA,Marco Antônio.Teorias de aprendizagem.São Paulo:EPU,1999. MORIN,Edgar,LE MOIGNE, Jean- Louis.A inteligência da complexidade.São Paulo:Peirópilis,2000. PIMENTA,Selma Garrito.Pedagogia e Pedagogos:Caminhos e perspectivas (org).-2.ed.-São Paulo:Cortez,2006. REIS FILHO,Casemiro.A educação e a ilusão liberal.2.ed. Campinas:Autores associados,1995. ROGERS,Carl Ranson.Torna-se Pessoa.SãoPaulo:2.ed Martins Fontes,1987. SANTOS, Boaventura de Sousa.A critica da razão indolente:Contra o desperdício da experiência.Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática.São Paulo: Cortez,2002. SAVIANI,Dermeval.A pedagogia no Brasil:história e teoria Campinas:Autores associados,2008 a. _Da Nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional.2.ed. Campinas: Autores Associados, 2008 b.