SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB - Coordenadoria de Gestão da Educação Básica DGREM – Departamento de Planejamento.
Advertisements

1 O SIGA-EPT é um sistema integrado de gestão acadêmica desenvolvido com tecnologias livres e de forma colaborativa por várias instituições federais do.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO CENÁRIO FISCAL DE MÉDIO PRAZO Maputo, Maio de 2015.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
Desenvolvendo capacidades Vozes de África Desafios dos profissionais da informação São Tomé e Príncipe Sao Tomé,27/08/11 Claudina Cruz, NPO HIV, WCO STP.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
Reunião de Partilha 2015 de CSTL Segurança e Protecção: Nao da para aceitar – Tolerância Zero Violência e ao Abuso Sexual de Menores. Apresentador:Nascimento.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Sensibilização para a dimensão europeia da escola Candidaturas europeias de projetos pedagógicos 11 de janeiro de 2013, Auditório da DSRAlg ENPAR - Encontro.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
PARTILHA DO EMIS/SIGE DA SADC ÁFRICA DO SUL 17 de Novembro de 2014 Solveig van Vreden.
Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
WASHWATCH KEEP WATCH ON WASH. WASHwatch: introdução WASHwatch.org facilita a colaboração de modo que a monitorização dos compromissos relativos a WASH.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
LOA – LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL Ações para 2016  Capacitação e Workshop em Educação Física.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Encontro de Partilha CSTL 2014 Programa Escola Mais Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 Kelvyn Ng Wong Hing Director.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Encontro de Partilha CSTL 2014 Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 [Ntenje Katota] [Zâmbia]
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
URBACT III REDES DE IMPLEMENTAÇÃO. Principais atividades do NUP  Comunicar sobre o Programa URBACT e informar os potenciais beneficiários  Disseminar.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Coastlands Hotel – Durban, South Africa November 2016
Transcrição da apresentação:

SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL

Síntese da Apresentação Desenvolvimento de Estrutura de MER/MAR durante a fase de Personalização da MER/MAR Nacional Indicadores principais do CSTL Desafios na integração do CSTL em unidades de M&A Assuntos Emergentes & Lições tiradas

Estrutura de MER/MAR do CSTL : Objectivo Orienta e informa toda a implementação e a monitoria aos níveis regional, dos estados-parte e escolar. Delineia a lógica, os objectivos, as actividades, os produtos e os resultados do programa orientador, e a forma como deveríamos medir o sucesso. Faz a monitoria da envergadura e cobertura dos serviços de cuidado e apoio providenciados através do sector da educação. Permite-nos testar a hipótese: O Cuidado e Apoio para o Ensino e a Aprendizagem melhora a matrícula, a retenção e o aproveitamento dos alunos vulneráveis.

Estrutura de registo do CSTL (Outubro de 2008) Revisão do SIG (Sistema de Informação de Gestão) em 5 países (de Outubro a Novembro de 2009) Projecto do MER/MAR do CSTL, apresentado numa reunião regional (Fevereiro de 2010). Validação nos Estados-Parte: conversações com as Unidades de Coordenação Nacional, Ministério da Educação, EMIS/SIGE e M&A (de Julho 2010 a Janeiro 2011). Revisões Alinhamento com as estruturas regionais de M&A da SADC. Aprovação e adopção da estrutura de MER/MAR do CSTL pelo comité director do CSTL. Estrutura de MER/MAR do CSTL : Processo

A Entrega da Estrutura de MER/MAR nos Estados-Parte Estrutura de MER/MAR revista e modificada para os objectivos/contextos nacionais. Iniciado o alinhamento dos indicadores de EMIS/SIGE e CSTL nacionais. Estratégias traçadas sobre o modo de integrar o M&A do CSTL nas actividades e funções de M&A. Por ex. estabelecer grupos de trabalho de M&A do CSTL e designar coordenadores de M&A do CSTL para garantir a recolha e o relato dos dados sobre o CSTL. Monitorar a implementação do CSTL num mínimo de 15 escolas

Indicadores Principais do CSTL: Dados do Nível Escolar % de crianças órfãs (C1) % de crianças vulneráveis(C2) # de crianças fora da escola (P1) Taxa de escolarização por idade (P2) Taxa de abandono (P3) Taxa de repetição (P4) Taxa de aprovação (P5) Taxa de conclusão (P6)

Indicadores Principais do CSTL : Dados do Nível Escolar # (%) de escolas que providenciam uma refeição diária aos alunos vulneráveis (S10) # (%) de escolas que realizam rastreios de saúde anuais (S6) # (%) de escolas onde se efectua o PSS (Apoio Psicossocial) por pessoal treinado (S13) # (%) de escolas que facilitam o acesso a bolsas de estudo para ajuda nos custos com a educação (S17) # (%) de escolas que adoptaram e comunicaram um código de conduta relacionado com a protecção física, o estigma, a discriminação, o assédio sexual e o abuso (S19) # (%) de escolas com um abastecimento de água potável suficiente para satisfazer as necessidades da população escolar (S21) # (%) de escolas com instalações sanitárias (casas de banho) suficientes para satisfazer as necessidades da população escolar (S22)

Estrutura de MER/MAR - Desafios Limitações de orçamento A Integração dos indicadores do CSTL no EMIS/SIGE Normas e definições A flexibilidade do sistema do EMIS/SIGE A vontade política e a avaliação dos dados Capacidade de manutenção de registos e a recolha de dados Duplicação de esforços

Assuntos Emergentes & Lições Tiradas As unidades de EMIS/SIGE não são proprietárias dos dados – são armazens. A titularidade deve ser partilhada pelos directores dos programa e os diversos departamentos Há necessidade de maior advocacia por parte das unidades de EMIS/SIGE no que se refere aos dados disponíveis e ao valor dos dados para a planificação Reforçar os grupos de trabalho de M&A e advogar a todos os níveis sobre a importância de manter os registos e efectuar os relatos Integrar através de todos os sectores/iniciativas, de forma a minimizar a duplicação O valor de partilhar a melhor prática e competência técnica

Merci beaucoup Obrigada Siyabonga THANKS!