Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas do PETI
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Secretária Municipal de Educação: Erandi Cavalcante Meneses Coordenadora do Programa Gestão Nota 10: Keila Maria de Sousa Coordenadora de Gestão Escolar:
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Dinâmica de Grupo Ações Intersetoriais Ministério do Desenvolvimento Social e.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério da Educação Março 2013.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
2013 Lançamento do Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar. Realização de oficina com a sociedade civil Lançamento do relatório Todas.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS CENTRO DE CONVENÇÕES RUBENS GIL DE CAMILO DATA: 10,11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2009.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino) que oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais. O Programa tem como objetivo elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa e promover a articulação de parcerias junto às diversas instâncias do município.

Programa Gestão Nota 10: O guarda-chuva da Política Educacional do município de Castelo do Piauí.

Identificação da necessidade pelo Gestor e equipes; Apresentação da proposta de trabalho para as equipes; Criação de uma Comissão Multisetorial; Realização de um diagnóstico da situação da infância e adolescência; Realização do Plano de Trabalho Intersetorial; Elaboração de um cronograma de reuniões; Planejamento, monitoramento e avaliação dos trabalhos. Etapas do trabalho:

Sociedade Civil Poder Público A metodologia de trabalho do GN10 transferida para outras Secretarias Equipes

GESTÃO Participação Social Assistência e Proteção Política educacional Saúde Trabalho Intersetorial

Trabalho Intersetorial e em equipe Visão integrada dos problemas sociais Agendas coletivas e objetivos comuns Articulação de saberes Técnicos e experiências Otimização de recursos Diálogo e trabalho cooperativo Superação da fragmentação Participação da sociedade

Identificação da necessidade pelas equipes escolares; Elaboração de Plano de Trabalho Intersetorial; Para Casa, frequencia e leitura de livros funcionam como indicador de participação da família, mas também como elos; Planejamento, monitoramento e avaliação dos trabalhos

AÇÕES: Três encontros educativos, cujo tema depende da necessidade; Reuniões individualizadas; Visitas às famílias; Conversação/diálogo; Comunicação eficaz; Campanhas educativas; Atividades culturais e festivas; Mutirão da cidadania; Planos intersetoriais por comunidades; Encaminhamentos

Reivindicação Parceria Interlocução Colaboração Garantia de Direitos Objetivos Comuns

INDICADORES SOCIAIS Percentual de crianças menores de 2 anos de idade desnutridas – Fonte: MS/SIAB Percentual de escolas que atingiram ou ultrapassaram a meta do IDEB – Fonte: MEC/INEP 100 Distorção idade – série nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Fonte: MEC/INEP 65,716,0 Taxa de mortalidade infantil – Fonte: MS Percentual de óbitos neonatais do total de óbitos infantis Percentual de nascidos vivos de meninas de 10 a 19 anos – Fonte: MS/SINASC 32, Percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola – Fonte: MDS/MEC

Famílias Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí Ministério Público e Conselhos Secretarias Municipais ALUNO Crianças e Adolescentes no foco das Políticas Públicas

IDEB – Anos Finais 3,9 4,7 4,5 Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Manual de Avaliação - As Políticas Públicas e os Ciclos de Vida. Rui Rodrigues Aguiar (criação) e Hemetério Pessoa (ilustração).Fortaleza, 2002.

A conquista A conquista de corações e mentes.

A incerteza nos acompanha e a esperança nos impulsiona A incerteza nos acompanha e a esperança nos impulsiona