PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.

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PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO

Acolhida

AVALIAÇÃO DA DAAPRENDIZAGEM

ESTUDO TEÓRICO Entrevista com Jussara Hoffman Entrevista com Jussara Hoffman Leia a entrevista e destaque, nas questões apresentadas, pontos importantes para a discussão.

Analisando imagens

Avaliação - concepção “A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação”. “A avaliação é reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento”. Jussara Hoffmann

Avaliação - concepção “A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos”. Perrenoud “Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva”. Luckesi

Avaliação - Tipos Diagnóstica - visa identificar e avaliar o conhecimento que o aluno traz; busca detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Formativa - visa identificar se as estratégias e os recursos usadas para ensinar estão tendo resultados positivos, ou seja, se os alunos estão efetivamente aprendendo; pretende melhorar as aprendizagens. Somativa - é aplicada ao final de cada período de aprendizado com o objetivo de medir o conhecimento adquirido pelo educando; sua função é classificar os alunos ao final da unidade semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. SANT’ANNA, Ilza Martins. 1997

O que são? Quais instrumentos você utiliza para avaliar? Você considera que estes instrumentos são eficazes para conhecer o grau de aprendizagem dos seus alunos? INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

Instrumentos Avaliativos “ Tarefas e testes aplicados pelo professor que, analisados, servem de dados de acompanhamento do aprendizado do aluno”. “ Todas as formas de expressão do aluno que permitam acompanhar o seu processo de aprendizagem – tarefas avaliativas”. Jussara Hoffmann

Artigo 32: A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve: II – utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando; RESOLUÇÃO Nº 7/2010 Instrumentos Avaliativos O que diz a Legislação?

“Mais que o instrumento, importa o tipo de conhecimento que põe à prova, o tipo de perguntas que se formula, o tipo de qualidade (mental ou prática) que se exige e as respostas que se espera obter conforme o conteúdo das perguntas ou problemas que são formulados”. Juan Manuel Álvarez Méndez, Instrumentos Avaliativos

Instrumentos Avaliativos Instrumentos Avaliativos Prova objetiva Prova dissertativa Seminário Trabalho em grupo Debate Relatório Individual AutoavaliaçãoObservação Conselho de Classe

Alguns cuidados na elaboração de instrumentos avaliativos

Critérios de avaliação Os critérios de avaliação devem “indicar com clareza os atos que os alunos devem executar quando se encontram em situação de aprendizagem e, por outro lado, as características que o produto final dessa aprendizagem deve apresentar”. “normas ou modelos segundo os quais as aprendizagens dos alunos são apreciadas.”

Como elaborar os instrumentos avaliativos e estabelecer critérios Objetivos e habilidad es O que será avaliado? O que é fundamental que meu aluno saiba? Instrumento avaliativo Qual o instrumento que pode me mostrar da melhor maneira a aprendizagem do meu aluno? Que questões vou elaborar? O instrumento atende aos vários níveis de aprendizagem dos alunos? Está muito difícil? Está muito fácil? Critérios De avaliação Quais os objetivos que tracei para o período? Como eles foram trabalhados? Os critérios estão contemplando a proposta curricular oficial?

Exemplo 1 Objetivos e habilidad es Compreender a ideia da adição e utilizá-la adequadamente na resolução de problemas Instrumento avaliativo Exercício/ prova/ jogo(por exemplo: bingo dos problemas ) Critérios De avaliação Identificou que o problema é de adição(05 pontos) Soube desenvolver uma estratégia de resolução da adição(02 pontos) Chegou ao resultado correto do problema (03 pontos)

Exemplo 2 ObjetivoInstrumento/ questão Critério de avaliação Reconhecer e nomear partes de uma planta Exercício/ prova/ cartaz feito em pequeno grupo ou dupla 1.Observe a imagem e escreva o nome de cada parte da planta de acordo com os números: Reconheceu as partes da planta e soube nomeá-las por escrito: 10 pontos

Refletindo... - Avaliação em Educação Física e Arte nas turmas de 5º ano; - Sistema de avaliação da Rede Municipal de Ensino de Guanambi quanto a pontuação 10; 20; 30; 40.

PARA CASA… Pensando a AVALIAÇÃO como parte integrante do processo ensino-aprendizagem, posicione-se a respeito de como ela deve ser vivenciada na Rede Municipal de Ensino de Guanambi, considerando os seguintes aspectos: Concepção; Importância; Tipos; Critérios; Instrumentos.

AVALIAÇÃO EXTERNA Avaliação em larga escala

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica O que é?

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  É um índice que indica se os alunos do Ensino Básico estão aprendendo os conteúdos previstos para a idade e a série adequadas;  É o termômetro da qualidade da Educação Básica.

IDEB – Como é calculado ?  Base de cálculo (dois indicadores): Fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão – dados do censo escolar); Desempenho dos estudantes (avaliados pela Prova Brasil);  É calculado e divulgado periodicamente pelo INEP.

Avaliações Externas: – Provinha Brasil; – SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: ANEB – Avaliação Nacional da Educação Básica; ANRESC – Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ( Prova Brasil); Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

SAEB/Aneb Avalia, por amostragem, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para a universalização do acesso à escola.

SAEB/Prova Brasil O É uma avaliação censitária que envolve todas as escolas da rede pública de ensino, das zonas urbanas e rurais, que possuam pelo menos 20 estudantes matriculados no 5º e no 9º ano do ensino fundamental regular; O Avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas; O Foi criada pelo Inep em 2005 e é aplicada a cada dois anos.

Prova Brasil / Objetivos:  Produzir informações que subsidiem políticas e ações para a melhoria da qualidade do ensino, a redução das desigualdades e a democratização da gestão da educação pública;  Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas;  Permitir um retrato da realidade de cada escola, em cada município;  Avaliar os sistemas de ensino (escolas) e não os estudantes;  Oportunizar a sociedade conhecer a qualidade do ensino oferecido em cada unidade escolar.

Resultado do IDEB BRASILBAHIAGUANAMBI Séries iniciais Série finais Séries iniciais Série finais Séries iniciais Série finais Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta ,26,04,45,54,04,93,14,74,55,44,14,6

Resultados finais/ aBrasilResultados/view/boletimDesempenh o/boletimDesempenho.seam