3 Gerenciamento do Escopo Capítulo 3 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especificação de Software
Advertisements

Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento de Integração.
1 Engenharia de Requisitos, Liane Cafarate, 2009 Engenharia de Software Engenharia de Requisitos Docência Orientada: Henrique Michel Persch
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Controle Pessoal Financeiro Danilo H. D. Pereira Erison da Silva Fábio G. Bettio.
Gerenciamento de Escopo
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA LOGÍSTICA DE ENTREGA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Processo de Formalização de Empresas. Cenário Mundial Cenário Nacional.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Gerência de Projetos Fevereiro/2016 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
Brasília, 05 e 06 de agosto de 2013 Fórum Nacional de Gestão 2ª R e u n i ã o O r d i n á r i a 2013.
Eduardo Montes, PMP Curso Hands-on de Gestão de Projetos Fundamentos de Gestão de projetos.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE Alex Sandro Benetti Dias Fatec PROJETOS PROJETOS.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
4 Gerenciamento do Custo Capítulo 5 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
1. Gerência da Integração do Projeto. 1. Gerência da integração do Projeto Possui 6 processos: IniciaçãoPlanejamento Gerenciamento da integração do Projeto.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Metodologia otimizada Eduardo Montes, PMP. 14/01/2014 Metodologia otimizada - Agenda Introdução Iniciação Planejamento.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
6 Qualidade e sua Garantia em Projetos Capítulo 6 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Gerenciamento das comunicações do projeto Gestão de Projetos Acadêmicos: Felipe Schafaschek, Marcos Vieira, Victor Chiesse.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

3 Gerenciamento do Escopo Capítulo 3 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe

Gerenciamento do Escopo

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso.

Gerenciamento do Escopo Escopo do produto. As características e funções que caracterizam um produto, serviço ou resultado; Escopo do projeto. O trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

Coleta dos requisitos Necessidade e objetivos do negócio Requisitos funcionais e não funcionais Requisitos de qualidade Critérios de aceitação Regras de negócios Impactos Requisitos de suporte e treinamentos Premissas e restrições A coleta dos requisitos envolve um pré-processamento onde os diversos aspectos do projeto e do produto são documentados, como por exemplo:

Documento de escopo Descrição do escopo do produto. Critérios de aceitação. Entregas do projeto. Objetivos Definição dos resultados intermediários e finais. Exclusões do projeto Restrições do projeto Premissas do projeto

» Representa a decomposição hierárquica do trabalho a ser executado pela equipe do projeto Dicionário da EAP Projeto Etapa 1 Entregável 1 Etapa 2 Entregável 2 Etapa 3 Entregável 3

Dicionário da EAP Entrega/Pacote de Trabalho DescriçãoCritérios de aceitação

Monitorando e controlando o escopo Formalizar a aceitação das entregas do projeto Exame e verificação para determinar se as entregas atendem aos requisitos e critérios de aceitação definidos na documentação dos requisitos

Causas de Mudanças do Escopo Eventos externos: mudanças nas regras do governo, por exemplo. Erro ou omissão na definição do escopo do produto: características técnicas. Erro ou omissão na definição do escopo do projeto: planejamento. Mudanças, adicionais: ambientes e evolução tecnológica, por exemplo. Implementação do plano de contingência: concretização de riscos.

1.No projeto Novo Doce, um dos membros da equipe sugeriu que fosse adicionado um novo ingrediente na receita que irá dar mais sabor ao doce sem impactar no cronograma. Como deve agir o líder do projeto? a.Considerar que haverá um recurso-chave para isto, a fim que o impacto do custo não seja alto. b.Avaliar a verba disponível para o projeto c.Autorizar a alteração e recomendar uma promoção para o membro da equipe. d.Inicialmente orientar o membro a focar exclusivamente no escopo definido para o projeto. Em seguida verificar quais seriam os impactos desta mudança. Exercício de fixação

2.As atividades, reuniões e análises necessárias para entrega do produto final de um projeto são partes do: a.Escopo do Produto b.Escopo do Projeto c.Termo de Abertura do Projeto d.Contrato Exercício de fixação

3.São pessoas ou organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. a.Gerentes b.Stakeholders c.Clientes d.Brainstorming Exercício de fixação

4.Qual dos itens a seguir é verdadeiro somente com relação às operações. a.São executadas por pessoas. b.Estão restritas a recursos limitados. c.São contínuas. d.São planejadas, executadas e controladas. Exercício de fixação

? Dúvidas…