COMO MODELAR MISTURAS. Nos exemplos estudados inicialmente avaliamos a influencia de dois fatores (temperatura e concentração) Se os valores dos níveis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ME623A Planejamento e Pesquisa. Não Interação no Modelo de 2 Fatores A presença de interação tem um impacto na interpretação dos dados No entanto, se.
Advertisements

EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
Regressão e Previsão Numérica.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
AULA 5 Planejamento Experimental
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Funções Prof. Márcio.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT EXCEL 2007 Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Programa de Pós-Graduação em Educação Física Professor: Adriano Ferreti Borgatto, Dr. Colaboração: Jeovani Schmitt – Doutorando PPGEPS.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Modelagem de misturas. Modelos cúbicos para três componentes  O modelo quadrático geralmente reproduz satisfatoriamente os valores das respostas nos.
COMO MODELAR MISTURAS. Nos exemplos estudados inicialmente avaliamos a influencia de dois fatores (temperatura e concentração) Se os valores dos níveis.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade (Extra) Camilo Daleles Rennó
Lei de Gauss José Roberto.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial TERMOS FUNDAMENTAIS E GERAIS DE METROLOGIA (VIM). Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
CURSO:ENGENHARIA QUÍMICA
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Sistemas de equações lineares de 1 a ordem Sistemas de equações diferenciais simultâneas aparecem naturalmente em problemas envolvendo diversas variáveis.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Planejamentos com Múltiplos Blocos Delineamento em blocos completos casualizados Um fator de perturbação é um fator que provavelmente tem um efeito sobre.
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas Geração de Valores Aleatórios Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Prof.Ms.Carlos Henrique J.Costa Probabilidade e Estatística Gráficos Gráficos Tabelas Tabelas Conteúdo.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Estatística Prof. Augusto Santana. Análise de Regressão XY
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Comandos básicos Scratch for Arduino (S4A).
Estimando a relação entre gastos com publicidade e vendas Aspectos econométricos: simultaniedade.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
PESQUISA OPERACIONAL PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO II **Construção de Modelos de Programação Linear I** Profa. Vitória Pureza 1º Semestre Aula 2.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Aula 11. Regressão Linear Múltipla. 1. C.Dougherty “Introduction to Econometrics” 2. Capítulo 16. Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
Aula 10 – Diagrama de fases
PONTEIROS – MOVIMENTE O PONTEIRO NA PLANILHA E OBSERVE OS MODOS DE EXIBIÇÃO Dentro de uma planilha do Microsoft Excel, os ponteiros do mouse são exibidos.
Diagramas de fases Mapa onde pode-se visualizar as fases cristalinas de um determinado conjunto de componentes, em função da temperatura e/ou pressão.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Planejamentos compostos centrais. Características do Planejamento Para um planejamento com K fatores temos 3 partes : 1 – Uma parte fatorial (pontos de.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
Transcrição da apresentação:

COMO MODELAR MISTURAS

Nos exemplos estudados inicialmente avaliamos a influencia de dois fatores (temperatura e concentração) Se os valores dos níveis forem dobrados, a resposta avaliada será afetada ? Ex: rendimento, viscosidade, densidade ótica,....

Caso o sistema for uma mistura a situação é diferente. Por exemplo: Se dobrarmos as quantidades de todos os ingredientes da mistura de um bolo, teremos um bolo duas vezes maior. Com a mesma textura, sabor, cor....

As propriedades de uma mistura são determinadas pelas proporções de seus ingredientes. A equação retira um grau de liberdade das proporções Para especificar a composição da mistura, precisamos fixar as proporções de q-1 componentes.

Como as propriedades da mistura devem obedecer a equação as metodologias apresentadas devem ser modificadas para adaptar-se aos problemas específicos das misturas. Os métodos tem aplicação na indústria, ciência, engenharia,....

Misturas Binária x1 + x2 = 1 Todas as misturas correspondem a reta x2 = 1 – x1 Tornando a reta o eixo das abscissas, podemos construir um gráfico para mostrar diversas propriedades da mistura.

Ternária x1 + x2 + x3 = 1 Para sistemas com três fatores podemos localizar pontos experimentais dentro de um cubo. As possíveis misturas estarão localizadas sobre a superfície de um triângulo equilátero inscrito no cubo Os vértices do triângulo correspondem aos componentes puros

Misturas de dois componentes A investigação das propriedades de uma mistura segue os mesmos passos que percorremos para sistemas com variáveis independentes. 1 – postulamos um modelo 2 - Fazemos um planejamento experimental, especificando as composições das misturas a serem estudadas 3 – O modelo é ajustado aos dados experimentais e comparado com modelos alternativos

O modelo mais simples é o modelo aditivo. Como a soma dos componentes é igual a 1, podemos escrever a equação como: E assim temos....

Com este artifício o modelo passa a ter apenas dois coeficientes. Assim quando a mistura tem somente um componente (x 1 =1), a resposta observada (Y),é a própria resposta do componente puro

Neste modelo aditivo a resposta é a relativa aos componentes puros. Caso o modelo for válido, podemos prever as propriedades de uma mistura qualquer de x1 e x2. Para aumentar a precisão podemos fazer repetições dos experimentos com os componentes puros.

Embora os componentes puros determinem completamente o modelo linear, precisamos realizar experimentos com misturas binárias para verificar se o modelo é adequado. A ampliação mais simples do modelo linear é o modelo quadrático

Com as modificações apropriadas chegamos a: A equação possui somente um coeficiente a mais que o modelo linear. Para obter um planejamento experimental com o número mínimo de ensaios precisamos acrescentar mais um experimento.... Uma mistura binária de composição qualquer.

A estatística e o bom senso indicam que a mistura mais adequada é a que contém os dois componentes em partes iguais. Quando o termo da interação (b 12 * ) é positivo os dois componentes apresentam um efeito sinérgico, caso contrário dizemos que a interação entre os dois fatores é antagônica. P.306

A forma de obtenção do coeficiente b 12 * é mostrada nas p 307 e Caso for necessário, podemos construir modelos mais complexos... Para isso precisamos realizar mais experimentos...

Aplicação Medidas de viscosidade dos vidros fundidos puros e também de uma mistura contendo os dois em partes iguais. Determinar os valores b1, b2 e b12 do modelo quadrático da mistura e seus erros padrão... A variância é constante para estas repetições.... η/10 5 kg m -1 s -1 Vidro A1,411,47 Vidro B1,731,68 (A + B) (50%,50%) 1,381,341,40

Ir até Experimental Design (DOE) Selecionar : Misture designs....e clicar OK

Para este experimento temos 2 fatores (vidro a e vidro b) Escolhido o número de fatores, clique OK...

Na aba Quick selecine “Standard order” e na aba “Add to design” no campo “Number of genuine...” informe 1 ou 2... e clique “Summary”.

O desenho gerado tem 6 experimentos...pois foi especificada uma repetição...

Copie o planejamento gerado para a planilha e adicione mais um ponto central...

Na planilha digitamos os resultados experimentais...

Inseridos os resultados....podemos indicar as variáveis dependentes e independentes e iniciar a análise...

Na janela seleciona-se a variável dependente e as variáveis independentes (fatores).... Clique OK...OK novamente...

A janela apresenta um resumo do planejamento e as possibilidades de análise...

Como já vamos ajustar os dados a um modelo quadrático... na aba model selecionar “Quadratic”.

Na aba Quick clique em “ Summary: Estimates, pseudo...”

A análise mostra o coeficiente de determinação R 2 =0,9657 Modelo ajustado Y= 1,44 x 1 + 1,70 x 2 - 0,80 x 1 x 2

Misturas de 3 componentes Modelo linear Com a restrição : x1 + x2+ x3 =1 Substituindo o termo bo por bo(x1+x2+x3), obtemos:

Os valores obtidos para os componentes puros são suficientes para descrever o modelo. P.310 Podemos determinar os coeficientes do modelo linear sem precisar fazer nenhuma mistura. Podemos obter estimativas mais precisas utilizando respostas médias de ensaios repetidos.

Modelo quadrático No caso do modelo quadrático precisamos de pelo menos seis ensaios. P. 310 Os três ensaios que faltam podem ser realizados com as três possíveis misturas binárias (1:1), contendo os componentes em partes iguais.

O planejamento experimental representado pelos seis pontos (componentes puros = vértices do triangulo e as misturas binárias) é comumente chamado de Planejamento em rede simplex (simplex lattice design). A inclusão de pontos experimentais no interior do triângulo permite o ajuste de modelos de ordem superior.

Aplicação No estudo de membranas para fabricação de eletrodos a sua sensibilidade é um fator importante. Pesquisadores utilizaram um planejamento em rede simplex e obtiveram os sinais mostrados na tabela onde x1, x2 e x3 são componentes da mistura. Determinar os valores b1, b2, b3, b12, b13 e b23 para ajuste do modelo quadrático e seus erros padrão... X1X2X3 sinal 11003,23, ,50, ,3 4½½01,91,22,0 5½0½3,94,44,1 60½½0,3 0,2

Ir até Experimental Design (DOE) Selecionar : Misture designs....e clicar OK Para este experimento temos 3 fatores (x1, x2 e x3) Escolhido o número de fatores, clique OK...

Na aba Quick... escolher “standard order” Na aba “add to design” informar 1 ou 2 replicates...e clicar em “Summary”...

Como são 15 ensaios repetir mais uma vez os pontos intermediários...

Na planilha digitamos os resultados experimentais

Na aba “Analyse design” selecionamos as variaveis dep. e independ... Clique OK(2X)

A janela apresenta um resumo do planejamento e as possibilidades de análise

Escolher o modelo quadrático...

A análise mostra o coeficiente de determinação R 2 =0,9845 Modelo ajustado e erro standard (p.314) Y = 3,10x 1 + 0,45x 2 + 0,35x 3 -0,30x 1 x 2 + 9,63x 1 x 3 - 0,53x 2 x 3

Na aba “Prediction....” quando clicamos em “Contour plot...” temos...

Coeficientes + Anova