Prof. Dr° Vagner Custódio

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Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr° Vagner Custódio vagner@rosana.unesp.br LAZER E RECREAÇÃO Prof. Dr° Vagner Custódio vagner@rosana.unesp.br http://vagnercustodiopro.vilabol.uol.com.br/index.html

Carga horária: 30 horas Número máximo de faltas: 8 Local: Sala de teleconferência (sala 2) Horários de atendimento á alunos: Terças feiras - manhã – 8:30 às 12:00 Local: Sala do professor

CRÉDITOS CARGA HORÁRIA TOTAL DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TEÓRICO/PRÁTICA OUTRAS 02 30 10 20 10-20

EMENTA (Tópico que caracteriza as unidades dos programas de ensino) Lazer e Recreação: conceitos. Pesquisa dos diversos elementos teóricos e vivências práticas do lazer no âmbito do turismo. História do Lazer. O tempo livre e as atividades humanas. Comportamento lúdico. Funções do Lazer. Atividades recreativas em diferentes locais para diferentes faixas etárias. Classificações: valores, gêneros, níveis e conteúdos culturais. Análise, organização e gestão de programas de lazer. Lazer e interação social tendo como base uma abordagem multidisciplinar. O guia turístico e as atividades de recreação.

OBJETIVOS (ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:) Compreender o lazer e a recreação enquanto Construção humana, histórica e social; Área de intervenção do profissional de turismo; Área que necessita de Planejamento, coordenação, operacionalização e avaliação.

METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas (exposição verbal, demonstração, ilustração e exemplificação) e elaboração conjunta (conversação didática); Atividades práticas;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação da disciplina – 2 h/a (teórica) Educação para o lazer – 4 h/a (teórica) Texto básico: CAMARGO, L. O. Educação para o Lazer. São Paulo: Editora Moderna, 1998. 3. Lazer necessidade e manifestação humana – 2 h/a (teórica) MARCELLINO, N. C. Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 5 - 12.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4. Fundamentação teórica - 2 h/a (teórica) Conceitos Fundamentais Características básicas da recreação Perfil dos profissionais de recreação Organização de um programa recreativo Lazer e qualidade de vida Texto básico: CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, 2001. p. 13 - 27

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5. Áreas específicas de atuação do profissional de recreação e lazer – 2h/a (teórica) recreação em hotéis recreação em acampamentos recreação em festas recreação em clubes Texto básico: CAVALLARI, p. 31 – 44 6. Áreas específicas de atuação do profissional de recreação e lazer – 2h/a (teórica) recreação em empresas recreação em navios recreação em ônibus de turismo recreação na natureza CAVALLARI, p. 45 – 55

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 7. Gincana – 2h/a (prática) Texto básico: CAVALLARI, p. 71 – 73 8. Matroginástica – 2h/a (prática) CAVALLARI, p. 74 – 75 9. Atividades lúdicas para dias de chuva – 2h/a (prática) CAVALLARI, V. p. 76 10. Rodas e brincadeiras cantadas - 2h/a (prática) CAVALLARI, V. p. 77 – 78

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 11. Atividades para grandes espaços livres - 2 h/a (prática) Texto básico: CAVALLARI, p. 82 – 97 12. Atividades para quadras, salões e espaços de médio porte e jogos cooperativos – 2 h/a (prática) CAVALLARI, V. p. 82 – 97 13. Atividades para salas, ônibus e espaços restritos – 2 h/a (prática) CAVALLARI, p. 122 – 137 14. Atividades para piscinas e espaços aquáticos – 2h/a (prática) CAVALLARI, p. 138 – 145

15. Avaliação teórica sobre o lazer CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 15. Avaliação teórica sobre o lazer 16. Avaliação teórica sobre recreação 17. Avaliação prática

Apostila dos textos utilizados na disciplina MATERIAL INSTRUCIONAL Apostila dos textos utilizados na disciplina Disponibilização dos slides PowerPoint utilizados na disciplina

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 1. Participação nas aulas tendo como critério o cumprimento total das atividades. 2. Avaliação teórica individual tendo como critério o aproveitamento e a abordagem crítica do referencial teórico conceitual discutido na disciplina bem como a observação da realidade nas atividades práticas. 3. Avaliação prática em grupo, onde os acadêmicos apresentarão uma atividade de recreação para uma determinada área de atuação, que serão avaliadas considerando os seguintes critérios: Objetividade; Ludicidade; Sistematização; Organização; Criatividade; Aproveitamento de recursos;

CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, 2001. BIBLIOGRAFIA BÁSICA MARCELLINO, N. C. Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 5 - 12 CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, 2001. CAMARGO, L. O. Educação para o Lazer. São Paulo: Editora Moderna, 1998.