Administração das Operações Produtivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Advertisements

FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Administração das Operações Produtivas Prof. Msc. Juliana Caminha Noronha Administração de Empresas 3º (2º) Semestre – Quinta/ Sexta (1 º horário) UNIP.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Modelo de Negócios Canvas. Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp.
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Administração de operações
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
PROJETO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: SUPERMERCADO Danilo Camargo Diogo Formaggi Eduardo Luiz José Costa Leandra Palma.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Ferramentas interativas para comunicação à distância sobre agrotóxicos e-learning.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Arranjo Físico de Produção
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº4 Professor.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Distribuição Física Parte I. 2 Conceito Ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais.
Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait. Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait Gestão da Cadeia de Suprimentos A Gestão da SC pode ser.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Plano de Curso Tel.: (84) Planejamento, Programação e Controle da Produção Disciplina: Sistemas de Produção e.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Administração das Operações Produtivas UNIP Administração das Operações Produtivas Prof. Msc. Juliana Caminha Noronha Administração de Empresas 3º (2º) Semestre – Quinta/ Sexta (1º horário)

Objetivos Fixar o conteúdo do primeiro módulo da disciplina. Avaliar o conhecimento dos alunos. Introduzir o conceito de projetos na gestão da produção.

Conteúdos principais Administração das Operações Produtivas Administração da produção Papel estratégico e objetivos da produção Estratégia da produção Projetos nas Operações Produtivas Projeto em AOP Projeto de produtos e serviços Projeto da rede de operações produtivas Arranjo físico e fluxo Planejamento e controle da produção O que é planejamento e controle Planejamento e controle da capacidade Planejamento e controle Just In Time

Projetos Entender o que é o projeto de produtos e serviços, e os processos que os produzem, leva à compreensão dos diferentes níveis decisórios dentro da organização. Projeto é o processo conceitual através do qual algumas exigências funcionais de pessoas individualmente ou em massa, são satisfeitas através do uso de um produto ou sistema que representa a tradução física do conceito.

Projetos Projeto aplica-se tanto a produtos/serviços como a sistemas (que são chamados na administração da produção de processos). Projeto de produtos Projeto de serviços Projeto de sistemas Projeto de processos Exemplos: Produtos: automóvel, televisão, rádio, geladeira. Manifestações de artistas que podem ser denominadas produtos, como: música, pinturas. Sistemas: telefone, ferrovia, rodovia, supermercado.

Características de projetos A atividade de projeto é um processo de transformação. Projetos começam com conceitos que serão traduzidos em especificações. Projeto é uma atividade que, originalmente, busca a eficácia: satisfazer às necessidades dos consumidores. O projetista deve propor algo que o consumidor perceba como algo que atenda suas expectativas.

Resultados de projetos

Pressuposições Projetos tratam-se de um grupo de atividades relacionadas; Que tem início e fim definidos; Resultando numa entrega única para determinada alocação de recursos.

Reflexão Observar-se que, apesar de tanto se falar sobre a necessidade do trabalho em equipe, é ainda comum encontrarmos organizações nas quais os departamentos funcionam como “ilhas em um arquipélago”, trocando informações, mas não interagindo entre si. Os egos individuais e os valores emotivos levam a tal situação. A idéia acima leva as organizações a tratarem frequentemente do projeto do produto e serviços separadamente do projeto do processo que os produzem.

Dependência – projeto do produto x processo

Projeto de produtos e processos Entradas: informações técnicas, de mercado e de tempo, assim como equipamentos de teste e projeto e pessoal técnico. Saídas: geração de projetos acabados que são ou possuem alta qualidade, baixo custo, que sejam produzidos com rapidez, confiabilidade e flexibilidade.

Exercício Em grupos de cinco pessoas, definam orientações gerais de processo e de produto para uma empresa de e-commerce que comercialize camisetas e presentes personalizados por uma plataforma online. Dividam-se em equipe de desenvolvimento de produto e projetistas de processo.

Case – Personalize.com A Personalize.com é uma empresa de e-commerce especializada em customização de camisetas e assessórios. Através do portal da empresa os clientes podem personalizar os modelos dos produtos, definindo a cor, estampa e modelo das peças. Através do portal também é possível desenvolver uma “loja virtual” com os produtos personalizados desenvolvidos por cada usuário, possibilitando ao internauta a oportunidade de desenvolver sua “marca” sem se preocupar com a logística de vendas. A partir daí surgem “lojas virtuais” de várias tribos. A idéia foi estruturada através da detecção da demanda por produtos personalizados, que possam ser desenvolvidos no conforto da casa dos clientes, utilizando uma interface que propicie uma experiência de compra única para o usuário.  Para servir esse mercado a empresa tem como princípios a convergência entre qualidade de produto, tecnologia, eficiência logística e criatividade.

Fase conceitual de projeto A atividade de projeto em si não funciona como uma idéia brilhante logo da primeira vez. Num primeiro momento: Tem-se uma idéia vaga, genérica e mal definida daquilo que poderia ser a solução para uma necessidade observada. Muitas vezes o uso de um “brainstorm” auxilia na geração de idéias.

Elaboração de projeto As idéias passam por um processo de refinamento, sendo analisadas por distintas visões dentro da organização: marketing, finanças, produção, entre outros. Cada etapa de análise descarta sugestões geradas. As que sobram para a próxima etapa são progressivamente refinadas e detalhadas. Por fim, reduz-se as opções de projeto a uma única que conterá informações suficientes para ser transformada no produto/serviço ou processo final. A necessidade de mudança de alguma concepção original, implicará na reavaliação de custos. No início do processo, sem que decisões fundamentais tenham sido tomadas, os custos de mudança serão baixos. Já em fases avançadas decisões cumulativas tornam-se cada vez mais dispendiosas.

Elaboração de projetos

Efeito volume/variedade Um importante fator de decisão na atividade de projeto de produto, serviço ou processo é a avaliação do efeito volume variedade.

Variedade/volume x tipo de processo

 Volume/variedade x tipo de processo x custo

Exercício Determine o tipo de processo adequado para cada produto apresentado a seguir. Justifique sua resposta. Eletricidade; Aviões; Móveis sob medida; Serviços de auditoria; Fogões de cozinha.

Bibliografia Bibliografia Básica Bibliografia Complementar SLACK, Nigel e outros. Administração da produção. Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 2007. SLACK, Nigel e outros. Administração da produção. Segunda Edição. São Paulo: Atlas, 2002. CORRÊA, Henrique L.. Administração da Produção e Operações: Manufatura e Serviços. Primeira Edição. São Paulo: Atlas, 2004 Bibliografia Complementar BROWN, Steve e outros. Administração da produção e operações. Primeira Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005 RITZMAN, Larry P. e outros. Administração da produção e operações. Primeira Edição. São Paulo: Pearson, 2004