Relação entre a medida clínica da espasticidade pela escala de Ashworth e os achado da cinética em pacientes com paralisia cerebral GMFCS I, II e III Lauro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA RELAÇÃO.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Introdução à Bioestatística
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Introdução a Pesquisa Científica
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados São Paulo
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Análise de Marcha na Paralisia Cerebral
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
Investimentos.
Indicações da Rizotomia Posterior Seletiva em Pacientes deambuladores portadores de paralisia cerebral Lauro Machado Neto, Guilherme Auler Brodt, Eduardo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
CURITIBA – PR Comparação da Marcha na Distrofia Muscular de Duchenne e na Distrofia Muscular Congênita utilizando índices da Análise Tridimensional.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Estrutura de Capital Profa. Carolina M Santos. Agenda Necessidades de recursos - curto e longo prazo Estrutura de capital - definição O que determina.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.
Quadro 5.1. Classes de interpretação para a acidez ativa do solo
1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG.
Osteotomia com Ressecção Vertebral no Tratamento na Cifoescoliose em Neurofibromatose (NF1) RODRIGO AUGUSTO DO AMARAL 1, RUBENS JENSEN 1, LUIS MARCHI 1,
Psicologia aplicada ao trabalho
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Christoph Platzer AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DO BIOGÁS PRODUZIDO EM REATORES UASB Resultados Preliminares do Projeto de Medições.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1.
APLICAÇÃO DE MODELOS CINÉTICO E ENERGÉTICO PARA ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS DE QUARTZO EM MOINHO PLANETÁRIO SANTOS, J.B.1,2, SOARES,
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
Ensino Médio. Problematização para compor parte de uma aula no laboratório de informática Elabore o gráfico da função quadrática considerada.
AULA 1 PROF.: RICARDO PACE
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Relação entre a medida clínica da espasticidade pela escala de Ashworth e os achado da cinética em pacientes com paralisia cerebral GMFCS I, II e III Lauro Machado Neto, Guilherme Auler Brodt, Eduardo Comparsi, Michel De Carli, Vinicius Schmitt Laboratório de Marcha UCS Universidade de Caxias do Sul - RS

Espasticidade Medida classicamente por exame clínico Escala de Ashworth Terminologia duvidosa Relação com a marcha ???

Espasticidade e Análise de marcha A espasticidade apresenta várias manifestações na análise de marcha Mensuração precisa e objetiva Cinética  Momento interno Avaliação adequada da influência da espasticidade na função

Material Análises de marcha realizadas entre setembro de 2014 e fevereiro de pacientes consecutivos Diparesia espástica GMFCS I, II ou III Procedimentos prévios ao nível do tríceps sural não excluiram do estudo

Material Idade  De 4 à 32 anos, média de 11,5 anos GMFCS  GMFCS I - 5 pacientes  GMFCS II - 18 pacientes  GMFCS III - 8 pacientes Avaliação da espasticidade  Mesmo examinador Avaliação cinética  Mesmo equipamento e modelo matemático (placas de força AMTI e plug in gait Excluidos do estudo pacientes com equino fixo de mais de 10˚ (clinico) que determine um braço de alavanca muito curto

Exemplo excluido Equino fixo Momento pequeno

Resultados Resltados da ANOVA one-way, mostrando relação significativa entre GMFCS e pico de torque e GMFCS e espasticidade. p<o.o5 Ou seja: maior o GMFCS menor o torque e menor a espasticidade

Resultados Além do coeficiente de correlação de Pearson (r), medida mais comum para relacionamento entre variáveis, ter informado importante correlação entre as variáveis. As variáveis do presente estudo Espasticidade e GMFCS são variáveis categóricas ordinais de poucas classificações possíveis 4 ou menos, sendo assim demandam a realização dos coeficientes de correlação Tau de Kendall e Rho de Spearman. Sendo assim, todos os meios de avaliação de correlação realizados no presente estudo mostraram correlação

Resultados Correlação entre a espasticidade e o pico de torque sendo esta não significativa.

Exemplo: Ashworth 2 em tríceps sural Momento flexor plantar elevado

Exemplo: Ashworth 3 em tríceps sural Momento flexor plantar pequeno

Discussão Análise de marcha é importante na tomada de decisão de tratamento Muitas decisões ainda são tomadas apenas com o dado do exame clínico

Discussão Espasticidade do gastrocnêmio  Apoio médio / segundo rolamento  Ativação do reflexo de estiramento  Gera um momento flexor plantar  Alterações primárias e secundárias em várias articulações  A cinética pode ser usada como guia da necessidade de tratamento

Conclusão Escala de Ashworth pode não ter relação com a alteração clínica da marcha A análise de marcha fornece dados qualitativos e quantitativos “invisíveis”ao olho humano e muito úteis na recomendação de tratamento do paciente A análise de marcha é ferramenta indispensável no tratamento da espasticidade do gastrocnêmio que interfere na marcha de pacientes diparéticos espásticos GMFCS I, II e III