Aula 3: Teoria do Capital Humano
Retomar aula anterior Educação e economia Valor econômico da educação Custos da educação Retornos da educação Indicadores de despesas e ganhos
Dúvidas?
Como a educação se coloca/ influência as mudanças sociais Schultz usa o termo instrução - processos de escolarização Quando o modelo de escola se institucionaliza: Historia da Educação Idade Média modelo escolar Brasil CF de 1924 Instrução para os cidadãos (quem eram os cidadãos? vinda da família real Universidades A partir dos anos 1960 (Brasil) teorias associam desenvolvimento econômico e educação. EUA anos de 1920 e guerra fria
CAPITAL E TRABALHO O que é Capital? O que é trabalho?
Capital: Bens não só materiais Habilidades Trabalho: Produto Produtor
Capital humano - educação como fator de desenvolvimento humano Desde Adam Smith parte do capital tem por origem as habilidades adquiridas e utilizáveis pelas pessoas
Lei da procura e da oferta - o que ela diz?
Estranhamento entre teoria econômica e educação
Diferenciais importantes entre instituições escolares e instituições de produção: Escolas não se organizam para a obtenção de lucro (instrução pública); Quem é o produto: o aprendizado, o aluno? Qual é a matéria-prima da escola? (diversidade); Como se mede a produtividade?
Componentes básicos para a compreensão da Educação pela Economia: 1. Despesas / investimentos / recursos 2. Ganhos futuros
1. Despesas / investimentos / recursos: Discussões que atrasaram a aprovação do PNE: quanto se gasta do PIB? EUA gastão 30 bilhões de dólares ano (maior parte privada); Salário não recebido pelos estudantes entra no custo? MAS O CUSTO DA EDUCAÇÃO É SÓ MONETÁRIO?
Valor moral Valor vocacional O valor da instrução considera que ela tem uma influência benéfica sobre o bem estar Quais são os valores da educação?
Apesar das dificuldades em mensurar as influências da instrução na renda, os estudos indicam que: A taxa de rendimento do investimento em instrução é tão ou mais elevado do que qualquer outro investimento. Nos EUA (entre ): A instrução adicional aparece como responsável por 1/5 da elevação da renda nacional efetiva. EDUCAÇÃO BENEFICIA O ENTORNO
OUTRAS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO: Influência reguladora: adsorve recursos adicionais (estudantes) durante a depressão; libera em períodos de recuperação Influência reprodutora: americanizar os imigrantes (anos 1920) para a indústria nascente Instrução ocupa um lugar prioritário Resolver os problemas educacionais pela medida da gestão econômica
Preço da educação por um ano letivo – medida O que entra na conta?
Salário não recebidos pelos estudantes adultos; Despesas escolares (docentes, insumos, manutenção); Gastos custeados pelos alunos e famílias; Donativos de empresas Gastos de empresas na formação de seu funcionário Estudos procuram mensurar o custo da educação Uma medida é o gasto em PIB
Dificuldades apresentadas por Schultz para medir o custo em educação ( 4 de 6 pag.53): 1. que nível de instrução considerar? (obrigatória/ todas as etapas?) 2. isenções fiscais entram no custo da educação? 3. como medir os salários não recebidos 4. Como separar o que é consumo (presente) do que é investimento (futuro)
A educação é vista como um dos fatores responsáveis pelo grau de desenvolvimento do Brasil SERÁ VERDADE?
Cálculo da taxa de retorno: Valor presente dos custos de 1 ano a mais de educação subtraído do valor dos benefícios deste ano adicional (bem simplificado)
Taxa de retorno nos anos 190 e 1970 era elevadíssima e que uma forma da economia crescer era uma maior alocação de recursos – em parte foi o que aconteceu CUIDADO: os resultados divergem a depender dos estudos. Medida: diferencial de salário por ano de estudo
Medida: diferencial de salário por ano de estudo
discussão de informações quantitativas sobre gastos em educação
Próxima aula – escola e trabalho