Materiais Didáticos no Ensino de Química Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Jéssica Anderson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Advertisements

Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
O uso do celular na escola
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Universidade Federal de Alagoas
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
1 Aspectos Operacionais da Escolha e Sistemas Informatizados Rosalia de Castro Sousa Coordenadora de Produção e Distribuição Substituição.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
Elaboração de um Projeto
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
EEB ALMIRANTE BOITEUX ARAQUARI/SC Diretora: Dinacarla Bittencourt Nascimento Assessoras: Roseli Boico Sandra Virginia Montuori Sandra Virginia Montuori.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Introdução a Pesquisa Científica
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Victoria Amorim Fermino Braga Orientadora: Profa. Zilda Aparecida Godoy Bianchim ; Coorientadora: Patrícia.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Capacitações em Acolhimento e Classificação de Risco Concórdia 24 e 25 de Julho/14.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
VARIAÇÃO COM O CICLO SOLAR DAS PULSAÇÕES GEOMAGNÉTICAS DE PERÍODOS LONGOS (1,0 – 10 mHZ) NA REGIÃO DA ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL – AMAS SICINPE.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Les 266 – Política e Organização da Educação Brasileira.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Materiais Didáticos no Ensino de Química Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Jéssica Anderson

Palavras Cruzadas como recurso didático no Ensino de Teoria Atômica Autores: Edemar Benedetti Filho Antonio Rogério Fioucci Luiza Pires dos Santos Benedetti Jéssica Alves Craveiro Revista Química Nova na Escola,vol.31,Nº2,Maio 2009

Objetivos: Desenvolver atividades lúdicas para ensinar conceitos em sala de aula Metodologia:Despertar o interesse da maioria dos alunos,motivando-os a buscar soluções e alternativas que expliquem as atividades lúdicas propostas. Resultados:Verificou-se que grande maioria dos alunos demonstrou interesse e participou da atividade lúdica. Conclusão: A utilização das palavras cruzadas relacionado ao conteúdo de teoria atômica mostrou ser um versátil instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

As concepções da ciência dos livros didáticos de Química,dirigidos ao ensino médio no tratamento da cinética química no período de 1929 a 2004 Autores: Maria Eunice Ribeiro Marcondes Simone Alves de Assis Martorano Instituto de Química – USP- São Paulo

Objetivos: investigar como o conhecimento científico foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio. Metodologia:Verificar se o conhecimento científico,relativo a cinética química estava presente nos livros de ensino médio. Resultados: Nem todos os livros abordam o assunto. Conclusão: O professor ao escolher o livro que será utilizado em sala de aula,deve prestar atenção nos conteúdos relevantes ao ensino..

O livro didático de Química as concepções de professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia Autores:Juliana de Oliveira Maia Luciana Passos Sá Elisa Prestes Massena Edson José Wartha Revista Química Nova na Escola,vol.33,Nº2,Maio 2011

Objetivos:Investigar a respeito dos critérios para seleção e utilização dos livros didáticos (LD) adotados nas escolas por professores de Química. Metodologia: Aplicaram um questionário com perguntas do tipo :” O que determinou a escolha por tal livro didático?” Resultados: Observou-se que a maioria dos professores adotaram livros considerados mais tradicionais. Conclusão:A pesquisa revelou pouca clareza destes profissionais quanto ao respeito de contextualização,pois utilizam apenas o termo como exemplificação de fatos do cotidiano.