CAPITAL HUMANO A Base de Sustentaçãodo Capital Intelectual www.chiavenato.com
Ativos Tangíveis Contabilidade Tradicional Moeda Financeira Habilidade organizacional Know-how intelectual Conhecimento Lealdade do cliente Comprometimento Cultura corporativa Clima organizacional Comportamento das pessoas Ativos Intangíveis Moeda Intelectual
Idéias Abstrato Prigogine: Teoria da Complexidade Lorenz: Teoria do Caos Coisas Heisenberg: Princípio da Incerteza Einstein: Teoria da Relatividade Concreto Planck: Teoria dos Quanta
De: Para: * Era Industrial * Era do Conhecimento * Previsibilidade * Mudança * Estabilidade * Instabilidade * Burocracia * Adhocracia * Ênfase em Processos * Ênfase em Resultados * Ativos Tangíveis * Ativos Intangíveis * Capital Financeiro * Capital Intelectual
Globalização Tecnologia Informação Conhecimento Capital Humano Tendências Atuais do Mundo Moderno Foco nos Serviços Ênfase no Cliente Qualidade Produtividade Competitividade
Estrutura Organizacional Cultura Corporativa Incentivos Conteúdo Habilidades Competências Atitudes Conhecimento Imaginação Pessoas Capital Humano Estrutura Organizacional Cultura Corporativa Incentivos Equipes Autônomas Empowerment Contexto Continente www.chiavenato.com
Imagem Oportunidades Atrair Ambiente de trabalho Satisfação no trabalho Recompensas Reter Gestão de Pessoas Conhecimento Competências Habilidades Desenvolver Criatividade Inovação Mudança Motivar
Estratégico e Visionário ERA INDUSTRIAL ERA DO CONHECIMENTO Operacional e Burocrático Estratégico e Visionário Policiamento e Controle Parceria e Compromisso Curto Prazo e Imediatismo Longo Prazo e Missão Consultivo Administrativo Foco no Cargo e na Função Foco no Negócio Foco Interno e Introvertido Foco Externo e no Cliente Reativo e Solucionador de Problemas Proativo e Antecipatório Foco na Atividade e nos Meios Foco nos Resultados e nos Fins
PESSOAS CAPITAL HUMANO Cultura Organizacional Estrutura Organizacional - Habilidades - Competências - Talento - Motivação - Compromisso CAPITAL HUMANO Conhecimento Coaching Inovação e Mudança
Socialização: Combinação: Externalização: Internalização: Informação = fluxo de mensagens e significados. Dados agrupados, organizados e categorizados em padrões para criar significados. Conhecimento = é a informação colocada em uso produtivo e que proporciona a ação correta. Socialização: aquisição do conhecimento tácito através da experiência, aprendizagem, imitação e prática. Combinação: através de processos sociais, as pessoas trocam e combinam conhecimentos Criação do Conhecimento Externalização: conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito Internalização: mudança do conhecimento explícito em conhecimento tácito Nonaka e Takeushi
Domínio Pessoal Mudança de Cinco Modelos Mentais Disciplinas Visão Aspiração Mudança de Modelos Mentais Cinco Disciplinas Aprendizagem Organizacional (Senge) Reflexão e Questionamento Visão Compartilhada Disciplina Coletiva Objetivos Comuns Aprendizagem de Equipes Interação Grupal Aprendizagem e Visão Global Raciocínio Sistêmico
Vivência Ciclo da Aprendizagem Organizacional (Senge) Aplicação Relato (Atividade) Ciclo da Aprendizagem Organizacional (Senge) Aplicação (Incorporação ao Comportamento) Relato (Compartilhamento) Generalizações (Inferência de princípios) Processamento (Análise da Experiência vivida)
Intelectual Estrutura Interna Capital Ativos Estrutura Externa Interno Conceitos, modelos, patentes, sistemas administrativos e informacionais. São criados pelos empregados e possuídos pela organização Capital Intelectual Ativos Intangíveis e Invisíveis (Sveiby) Estrutura Externa Capital Externo Relações com clientes e fornecedores, marcas, reputação e imagem. Dependem de como a empresa resolve problemas dos clientes Competências Individuais Capital Humano Habilidades das pessoas em agir em várias situações, educação, experiências, valores e habilidades sociais
BALANCED SCORECARD - BSC Como criar valor para os acionistas? Como tornar excelentes os processos do negócio? PROCESSOS INTERNOS FINANÇAS VISÃO E ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO CLIENTE Como criar valor para os clientes? Como crescer e melhorar? BALANCED SCORECARD - BSC Kaplan & Norton
Ativos de Estrutura Externa Ativos de Estrutura Interna Ativos de ATIVOS INTANGÍVEIS - Sveiby Ativos de Estrutura Externa Ativos de Estrutura Interna Ativos de Competência de Pessoas BALANCED SCORECARD – Kaplan/Norton Perspectiva dos Processos Internos do Negócio Perspectiva da Aprendizagem e do Conhecimento Perspectiva do Cliente
Geração Um Novo Processo Apple Computer Aplicação Uma Nova Empresa Conhecimento Inovação Aplicação de novas idéias para criar: Um Novo Produto Walkman (Sony) Um Novo Serviço Federal Express Criatividade Geração de idéias novas e criativas Um Novo Processo Atendimento bancário eletrônico Um Novo Método de Produção CAD / CAM
Capital Intelectual Gestão do Conhecimento Infra-estrutura tecnológica N D I Z A G E M Modelo de gestão ou cultura Gestão do Conhecimento Criação e manutenção de uma base de informações Educação e Treinamento contínuo Desenvolvimento Organizacional Capital Intelectual
Ranking de Importância POR QUE O CONHECIMENTO É IMPORTANTE Ranking de Importância Baixa Alta Vantagem competitiva Aumentar lucros Crescimento Novos Produtos/Serviços Impulsionar mudanças Identificar novos mercados Aumentar eficiência Participação no mercado Melhorar eficácia Sobrevivência Aumentar retornos Cranfield School of Management
Ranking de Importância Qual é o CONHECIMENTO CRÍTICO? Ranking de Importância Pouco Importante Muito Importante Necessidades/preferências do cliente Desempenho da empresa Conhecimento do negócio Concorrentes Aplicações da tecnologia Uso de dados disponíveis Desempenho no mercado Regulamentos externos Assuntos administrativos Cranfield School of Management
EXPLORAM O CONHECIMENTO COMO AS EMPRESAS EXPLORAM O CONHECIMENTO % de Respostas 0% 100% Compartilhamento interno do conhecimento Updating do conhecimento Processando o conhecimento Aplicando o conhecimento Procurando internamente Adquirindo externamente Reutilizando o conhecimento Criando novos conhecimentos Compartilhando externamente Cranfield School of Management
TECNOLOGIAS DE CONHECIMENTO % de tecnologia em uso/plano 0% 70% Video-conferências Groupware Boletins eletrônicos CD ROM’s Fontes online Internet Intranet Sistemas especializados Agentes busca/recuperação Data warehousing/minning Gerência de documentos = Em uso = Em plano
Quem São os Líderes do Conhecimento Faz parte do papel de todos 16% Executivo Máximo 14% Executivo do Conhecimento 5% Um Diretor/ Executivo Senior 5% Não há nenhum papel formal 35% Muitos Diretores/ Executivos Senior 25% Cranfield School of Management
O Papel da Equipe de Conhecimento Responsabilidade pela Atividade: 10% 20% 30% 40% 50% * Definição do mapa do conhecimento * Coleta e aquisição * Utilização do conhecimento * Aprendizagem do * Disseminação do * Monitoração da eficácia * Outras atividades Cranfield School of Management
Complexidade do Trabalho www.vernaallee.com Uso da Tecnologia diminui à medida em que a complexidade aumenta. Databases Cargos Treinamento FF Ferramentas Suporte Tecnológico Variações Lógicas Variações Não Usuais Novidade e Inovação Rotina Não-Rotina Complexidade do Trabalho
Modelo da Xerox 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 www.chiavenato.com Compartilhar o conhecimento Modelo da Xerox 2 Incentivar a responsabilidade pelo compartilhamento 3 Capturar e reutilizar experiências passadas 4 Utilizar o conhecimento em produtos/serviços/processos 5 Produzir o conhecimento como produto 6 Impulsionar geração do conhecimento para inovação 7 Mapear o conhecimento existente Construir e garimpar as bases do conhecimento dos clientes 8 9 Compreender e medir o valor do conhecimento 10 Potencializar os ativos intelectuais www.chiavenato.com
Compartilhar o conhecimento Incentivar a responsabilidade pelo compartilhamento Capturar e reutilizar experiências passadas Utilizar o conhecimento em produtos/serviços/processos Produzir o conhecimento como produto Impulsionar geração do conhecimento para inovação Mapear o conhecimento existente Construir e garimpar as bases do conhecimento dos clientes Compreender e medir o valor do conhecimento Potencializar os ativos intelectuais
Construindo os Blocos de Conhecimento (Xerox) Comunidades de conhecimento Repositórios de conhecimento (tácito e explícito): criação e agregação. Navegação e acesso: uso e reutilização do conhecimento Fluxo do conhecimento ensino e aprendizagem
Relações Membro de Equipe. Exerce liderança. Ensina habilidades aos outros. Negocia. Serve aos clientes e consumidores. Trabalha com diversidade Trabalha com pessoas Relações Interpessoais Planeja, organiza e aplica recursos Tempo. Dinheiro. Materiais e facilidades. Recursos humanos. Recursos Adquire e avalia informação. Organiza e mantém informação. Interpreta e comunica informação. Utiliza computadores para processar. Adquire e utiliza informação Informação Utiliza inter-relações complexas Compreende sistemas. Monitora e corrige desempenho. Melhora ou desenha sistemas. Sistemas Trabalha com uma variedade de tecnologias Seleciona tecnologias. Aplica tecnologias à sua tarefa. Mantém e ajusta equipamentos. Tecnologia
CAPITAL HUMANO Competências Conhecimento Habilidades Atitude Inovação Criatividade Agente de mudança Foco em resultados Competências Conhecimento Habilidades Aplicar conhecimento Visão global e sistêmica Trabalho em equipe Liderança Motivação Comunicação Gestão de conflitos Know-how Aprender a aprender Aprender continuamente Transmitir conhecimento Ampliar conhecimento Compartilhar conhecimento
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Conhecimento * Know-how da atividade * Formação profissional * Informação atualizada * Aprendizagem contínua * Administração da carreira * Gestão do conhecimento
Habilidades * Saber aplicar o conhecimento. * Visão própria, individual e diferenciada. * Pensar, refletir e agregar valor. * Gerar soluções de problemas. * Utilizar idéias novas. * Criatividade e inovação.
Competências * Modo de pensar e de agir. Flexibilidade. * Liderança e postura empreendedora. * Capacidade de argumentar e de lutar pelas idéias e convicções pessoais. * Não conformismo. Assunção de riscos. * Responsabilidade pelos resultados.