PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO PROFESSOR COORDENADOR.

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Transcrição da apresentação:

PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO PROFESSOR COORDENADOR

OBJETIVOS Subsidiar as equipes de PMEC e PC para atuação junto às equipes escolares visando ao desenvolvimento de práticas e vivências em Protagonismo Juvenil nas escolas. Avaliar a atividade desenvolvida no Acolhimento – Normas de Convivência. Promover a reflexão sobre o autoconhecimento e a importância do aluno como protagonista de sua aprendizagem.

PAUTA Abertura – 15min Atividade 1 – Protagonismo – Dinâmica do farol Sessão de Estudos Café – 15min Socialização Sistematização Almoço – 12h às 13h30min Atividade 2 – Ação Protagonista Socialização Sistematização Café – 15min Atividade 3 Parte 1 - Autoconhecimento Parte 2 – Vivência: 2.1- Roda da Vida e 2.2 – Roda da Vida Escolar Parte 3 – Plano de Superação

“O que é protagonismo Juvenil?” Atividade 1

1)Pensando nas formas de participação do jovem na sua escola, leia as situações elencadas nas fichas e estabeleça relações com o conceito de protagonismo. 2) Cole as fichas no painel, representado pelas cores de um semáforo, sendo: as situações que representam trânsito livre devem ficar ao lado do círculo verde; as que requerem atenção, ao lado do círculo amarelo; e as que devem ser barradas, ao lado do círculo vermelho.

Alguns alunos notam que grande quantidade de comida é jogada fora nas refeições, procuram os professores para que os ajudem na elaboração de uma campanha, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o desperdício de alimentos. FICHA 1

A Coordenação Pedagógica seleciona alguns alunos para recepcionarem os pais, com a incumbência de encaminhá-los ao local da reunião e de distribuir a pauta elaborada pela gestão escolar. FICHA 2

Os professores do 8º ano A decidiram que os alunos vão apresentar na Feira das Nações, comidas típicas da Bahia. A pesquisa e a elaboração dos pratos ficaram por conta dos alunos. FICHA 3

Um aluno decide reunir sua classe para aderir à Campanha do Agasalho. Pede ajuda para o professor de Matemática que prontamente, desenvolve um roteiro das ações a serem seguidas. FICHA 4

O que é Protagonismo Juvenil?

PALAVRA FORMADA POR DUAS RAÍZES GREGAS PROTO ETIMOLOGIA DA PALAVRA PROTAGONISMO AGON O PRIMEIRO O PRINCIPAL LUTA AGONISTES LUTADOR Extraído do manual Afetividade e sexualidade na educação um novo olhar da SE de Minas Gerais e Fundação Odebrecht.

O MODELO PEDAGÓGICO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS Protagonismo Juvenil 4 Pilares da Educação Educação Interdimen- sional Pedagogia da Presença É referência de toda a ação pedagógica. Por meio do desenvolvi- mento das suas com- petências. Considera outras dimensões que não apenas a cognitiva. O adolescente e o jovem são considerados como solução e não como problema.

AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE Capaz de avaliar e decidir baseado nas suas crenças, valores e interesses. Capaz de envolver-se como parte da solução e não do problema. COMO RESULTADO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA Capaz de planejar o que quer para o futuro, a partir de uma base sólida de conhecimentos e valores que o apoiarão na tomada de decisões em direção à continuidade dos seus estudos.

Fonte de iniciativa Fonte de liberdade Fonte de Compromisso Porque será capaz de agir, não sendo apenas um expectador do processo pedagógico. Parte do seu processo de crescimento como pessoa e como cidadão. Porque responderá pelos seus atos, sendo consequente nas suas ações, assumindo a responsabilidade tanto pelo que faz quanto pelo que deixa de fazer. A Prática Pedagógica

O que ganhamos com esse trabalho ? Adolescente/Jovem Autonomia Autodeterminação Capacidade de iniciativa Capacidade de planejamento Autoconfiança Altruísmo Perseverança Sociedade Alternativas para enfrentar e resolver problemas que a desafiam permanentemente; Descoberta e valorização do perfil generoso, energético, empreendedor e criativo da sua JUVENTUDE.

Sessão de Estudos

A partir da leitura do texto e do painel construído por vocês, discutam o seguinte roteiro: Formas de participação do jovem; Participação autêntica – características; Papel do educador frente às ações protagonistas. ENCAMINHAMENTOENCAMINHAMENTO

DURAÇÃO: 15min

SOCIALIZAÇÃO

SistematizaçãoSistematização

Formas de participação do jovem MANIPULADADECORATIVASIMBÓLICAOPERACIONAL adultos determinam e controlam o que o jovem vai fazer jovens apenas marcam presença, sem influir no seu curso, sem transmitir nada. a participação é nela mesma apenas uma mensagem jovens participam apenas da execução da ação

Participação Autêntica do Adolescente/Jovem ADOLESCENTE JOVEM PARTE DA SOLUÇÃO E NÃO DO PROBLEMA PARTICIPAM DE FORMA VOLUNTÁRIA E ESPONTÂNEA AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E CO-AUTOR DA HISTÓRIA DA COMUNIDADE E DA SOCIEDADE NA QUAL VIVE PARTICIPAÇÃO ATIVA, CONSTRUTIVA E SOLIDÁRIA

1 – A Iniciativa da ação 2 – O Planejamento da ação 3 – A Execução da ação 4 – A Avaliação da ação 5 – A Apropriação dos resultados da ação Etapas Dependência Colaboração Autonomia Jovens se apropriam dos resultados Educadores e jovens discutem o que e como avaliar a ação realizada Educadores e jovens compartilham os resultados da ação planejada Iniciativa unilateral dos educadores Educadores planejam sem a participação dos jovens Educadores executam e os jovens recebem a ação Educadores avaliam os jovens Resultados apropriados pelos educadores Educadores e jovens planejam juntos a ação Educadores discutem se devem ou não assumir uma iniciativa Educadores e jovens executam juntos a ação planejada Jovens avaliam a ação realizada Jovens planejam o que será feito Jovens executam o que foi planejado A iniciativa da ação parte dos próprios jovens PADRÕES DE RELACIONAMENTO

Na Escola, é preciso Conceber os adolescentes/jovens como fontes e não simplesmente como receptores ou porta-vozes daquilo que os adultos dizem ou fazem com relação a eles; Assegurar a criação de espaços e de mecanismos de escuta e participação; Não conceber Protagonismo Juvenil enquanto projetos ou ações isoladas, mas como participação autêntica dos adolescentes e jovens. Criar espaços para que o jovem possa empreender ele próprio a realização das suas potencialidades pessoais e sociais.

“O fundamental é acreditar sempre no potencial criador e na força transformadora dos jovens.” Antonio Carlos Gomes da Costa

DURAÇÃO: 12h às 13h 30min

Atividade 2 – Ação Protagonista Grupos formados por 3 escolas irão refletir sobre as seguintes questões em relação à construção das Normas de Convivência, iniciada em 15 de fevereiro de 2016: Elaboração; Análise das Normas propostas; Finalização; Quais ações de Protagonismo foram identificadas?  Indicar o relator e o controlador do tempo (3min)

SOCIALIZAÇÃO

SistematizaçãoSistematização

Liderança Convivência com as diferenças ResponsabilidadeGestão Trabalho em equipe LÍDERES DE TURMA/REPRESENTANTE DE CLASSE LÍDERES DE TURMA/REPRESENTANTE DE CLASSE Líder de Turma/Representante de Classe é o aluno que, indicado e eleito pelos colegas, desempenha importante papel de representá-los junto à equipe escolar, especialmente junto à direção da escola.

GRÊMIO ESTUDANTIL Lei Nº 7.398, de novembro de 1985 Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 GRÊMIO ESTUDANTIL Lei Nº 7.398, de novembro de 1985 Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Protagonismo Juvenil Ética e cidadania Representa o interesse dos estudantes O grêmio é a entidade representativa dos interesses dos estudantes de cada escola, pois permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

Práticas da escola Monitoramento da Aprendizagem Lider de Turma Conselho Participativo Uso da Sala de Leitura Participação na Sala de aula Intervalo/Merenda Projeto Grêmio EstudantilPasseios Entre outras... Assegurar a criação de espaços e de mecanismos de escuta e participação.

PROFESSOR ALUNO AJUDAR ZELAR EMPENHAR-SE COLABORAR FAVORECER O Papel do Professor APRENDIZAGEM

DURAÇÃO: 15min

Atividade 2 Parte 1: Autoconhecimento Parte 2: Vivência Roda da Vida 2.2 – Roda da Vida Escolar 2.3 – Plano de Superação

Parte 1 - Autoconhecimento - Na folha que você recebeu escreva: 1)O nome de duas pessoas da escola que você admira, cite duas qualidades e um aspecto que estas pessoas poderiam melhorar.

IDENTIFICAÇÃO1ª QUALIDADE2ª QUALIDADEASPECTO A SER MELHORADO 1) 2)

 Quais condutas e atitudes das pessoas citadas você possui ?  Quais condutas e atitudes das pessoas citadas que você gostaria de possuir?  Essas condutas e atitudes contribuirão para você alcançar seus sonhos?  Como você pode desenvolvê-las?  Quem na escola pode contribuir para que você alcance seu sonho?

Muito bem ! Já identificamos quem pode nos ajudar a conquistar nosso SONHO. Agora vamos pensar como estamos nos preparando para continuar a caminhada.... Para tanto vamos realizar uma análise utilizando a dinâmica RODA DA VIDA.

Parte 2 - Vivência 2.1- RODA DA VIDA É um sistema de autoavaliação que nos auxilia a analisar todas as áreas da nossa vida no momento presente. Olhe para dentro de si e perceba como está a sua vida hoje e por que algumas áreas precisam de mais atenção. Vamos fazer este exercício!

Use lápis coloridos e comece a pintar do centro para as bordas. Atribua um valor de 0 a 10 para o seu nível de satisfação com cada área representada. Pinte o primeiro nível para aquela área que você acha que não está legal e que mais precisa de atenção e vá aumentando os níveis de acordo com a área que você se sente mais satisfeito atualmente.

RODA DA VIDA Parabéns, sua RODA DA VIDA está pronta !!! Agora analise como está o equilíbrio entre as suas partes. O importante é que as partes não estejam tão distantes, pois todas são necessárias para se sentir realizado e satisfeito com a situação que se encontra. Esta técnica ajuda no seu autoconhecimento. É uma reflexão para que você perceba como sua vida se encontra e para poder se orientar para que ponto quer ir.

Faça sua análise, una os pontos maiores entre as partes e veja como estão. Então, pense sobre: Quais são as partes que você está se dedicando mais? Quais seus principais interesses? Que pontos importantes está anulando? Qual ponto está impedindo seu crescimento e dificultando para que você atinja seu objetivo?

2.2 – RODA DA VIDA ESCOLAR Agora nosso foco é a parte relacionada a sua vida escolar. Vamos analisar como está sua Roda da Vida Escolar. Para realizar esta atividade vamos usar a mesma dinâmica. Comece a colorir sua RODA DA VIDA ESCOLAR do centro para as bordas, atribua um valor de 0 a 10 de acordo com seu desempenho nas disciplinas do começo do ano até agora.

Você pode visualizar o seu desempenho escolar na RODA DA VIDA ESCOLAR e refletir sobre como poderá potencializar o alcance do seu sonho Qual disciplina me identifico mais? Qual disciplina tenho me dedicado mais? Qual a disciplina que tenho melhor desempenho? Qual a disciplina tenho participado mais das aulas? Qual disciplina pode me ajudar a alcançar meu sonho? Que disciplina preciso me dedicar mais? Que disciplina tenho dificuldade? Como poderei superar as minhas dificuldades? Com quem posso contar no meu plano de superação?

Vídeo: DESISTIR JAMAIS !!!

2.3 - Construindo meu PLANO DE SUPERAÇÃO para o 1º Semestre. 1)Meu objetivo: 2)Minhas estratégias: 3)Com quem posso contar:

Vamos À Luta - GonzaguinhaGonzaguinha Eu acredito É na rapaziada Que segue em frente E segura o rojão Eu ponho fé É na fé da moçada Que não foge da fera E enfrenta o leão Eu vou à luta É com essa juventude Que não corre da raia A troco de nada Eu vou no bloco Dessa mocidade Que não tá na saudade E constrói A manhã desejada...(2x) Aquele que sabe que é negro O coro da gente E segura a batida da vida O ano inteiro Aquele que sabe o sufoco De um jogo tão duro E apesar dos pesares Ainda se orgulha De ser brasileiro Aquele que sai da batalha Entra no botequim Pede uma cerva gelada E agita na mesa Uma batucada Aquele que manda o pagode E sacode a poeira Suada da luta E faz a brincadeira Pois o resto é besteira E nós estamos pelaí...