Estratégia Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Advertisements

Estratégia Organizacional
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
Estrutura Organizacional
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/18 Aula 1 Jogos de Empresas: A teoria, na prática, funciona! SDE – Simulação de Estratégia, aplicativo.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
1 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MARKETING AVALIAÇÃO DE MERCADO E CONCORRÊNCIA PROFª André Gomes
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Evolução Histórica da Administração Financeira  Evolução conceitual e.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
Canais de Distribuição
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta:
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Estratégia Empresarial Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial ANÁLISE DOS CONCORRENTES: Foco Básico: Vantagem Competitiva: –da empresa. –de cada um dos principais concorrentes. Obs.: Análise impessoal e estruturada. Pensamento de Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” (Sun Tzu)

Estratégia Empresarial Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial Estratégia é um conceito fugaz e um tanto abstrato. Sua formulação tipicamente não produz qualquer ação produtiva concreta imediata na empresa. Acima de tudo, é um processo dispendioso, tanto em termos de dinheiro quanto do tempo da administração. Como a administração é uma atividade pragmática e voltada para resultados, torna-se preciso fazer uma pergunta: um conceito abstrato, como o de estratégia, é uma contribuição útil para o desempenho da empresa?

Estratégia Empresarial Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial Controladoria Estratégica – atividade da Controladoria que, por meio do Sistema de Informação Contábil, abastece os responsáveis pelo Planejamento Estratégico da companhia com informações tanto financeiras quanto não financeiras, para apoiar o processo de análise, planejamento, implementação e controle da estratégia organizacional.

Estratégia Empresarial Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial Enfoques da Administração Estratégica : Percepção – conhecimento da situação estratégica, Formulação – escolha das estratégias apropriadas Implementação – fazer acontecer a estratégia escolhida

Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Níveis de Estratégias São ligados e interdependentes: Estratégia competitiva – relacionada com a criação e manutenção da vantagem competitiva em cada uma das diversas áreas dos negócios da empresa, Estratégia Funcional – para cada atividade funcional (produção, marketing, RH, etc). É crítico que essas estratégias funcionais sejam planejadas e administradas de um modo coordenado, uma vez que são inter-relacionadas, Estratégia corporativa – relacionada com a decisão de quais negócios a organização deve participar e como o grupo de atividades pode ser estruturado e administrado.

Tipos de Estratégias Empresárias Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Tipos de Estratégias Empresárias Estratégia competitiva de custo - a empresa centra seus esforços na busca de eficiÍêcia produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento etc., e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. Estratégia competitiva de diferenciação - faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado, qualidade, etc., com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.

Tipos de Estratégias Empresárias Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Tipos de Estratégias Empresárias Estratégia competitiva de foco - significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializar atendendo a segmentos ou nichos específicos. A adoção de qualquer estratégia competitiva tem seus riscos, suas armadilhas.

Armadilhas das Estratégias Empresárias Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Armadilhas das Estratégias Empresárias Estratégia de custos: a excessiva importância que se dá a fabricação; a possibilidade de acabar com qualquer chance de diferenciação; a dificuldade de se estabelecer um critério ABC de controle de custos; e, mais importante, que apareça um novo concorrente com nova tecnologia, novo processo e abocanhe parcela significativa de mercado ou o mercado passe a valorar o produto por critérios diferentes. Estratégia de diferenciação: diferenciação excessiva, pelo preço premium muito elevado, por um enfoque exagerado no produto e pela possibilidade de ignorar os critérios de sinalização. Estratégia de foco: o risco é de o segmento escolhido não propiciar “massa crítica”que permita à empresa operar.

Estratégias de Crescimento Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégias de Crescimento Crescimento das vendas ou participação de mercado, esperando que aumento o valor da empresa. Integração horizontal (aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios) Integração vertical (aquisição de outras empresas num canal de distribuição) -> para maior controle sobre uma linha de negócios Diversificação (o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios) Fusões ou joint-ventures Fusão - uma cia se une a outra para formar uma nova organização. Joint venture - uma organização trabalha com outra num projeto específico, muito grande para ser controlado somente por ela (ex programa espacial).

Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Gestão Estratégica “Gestão estratégica é tentar compreender onde você estará amanhã, e não onde você espera estar; avaliar onde você será capaz de estar e decidir onde você deseja estar.” John F. Welch Jr.

Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Gestão Estratégica Pode ser vista como uma série de passos em que a alta administração deve realizar as seguintes tarefas: 1) analisar oportunidades e ameaças ou limitações que existem no ambiente externo; 2) analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno; 3) estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais; 4) formular estratégias (no nível empresarial, no nível de unidades de negócios e no nível funcional) que permitam à organização combinar os pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente; 5) implementar as estratégias; 6) realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.

Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Gestão Estratégica Dados S W O T Situação Econ. Mundial PIB Polit Monet Polit Cambial … Conjuntura Econ Nacional Inflação Taxa Juros Estrutura Organizacional Relacionamentos Finanças Marketing

Referência Bibliográfica Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Referência Bibliográfica Artigo: Estratégia Empresarial. Hernan E. Contreras Alday. http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/empresarial/2.pdf Controladoria Estratégica e Operacional. Clóvis Luís Padoveze. São Paulo - Editora Thomson, 2003.