Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Advertisements

Estrutura Organizacional
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Estrutura e comportamento organizacional Trabalho realizado por: Anabela Magalhães n º 2 Carminda Ribeiro nº3 Elvira Rodrigues nº6 Juelma Ambr ó sio n.
CG 2º.SEMESTRE 2009  Medir é importante: “O que não é medido não é gerenciado”. Robert S. Kaplan & David P. Norton.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
O Projeto Político Pedagógico é...
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
ELETRO FORMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II. INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Empresa nacional que atende aos segmentos de telecomunicações, energia e informática;
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
ESTRUTURAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TEMAS CLÁSSICOS SATISFAÇÃO, SAÚDE E ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO. Liderança. Motivação. QVT. Estresse Ocupacional. Burnout.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/18 Aula 1 Jogos de Empresas: A teoria, na prática, funciona! SDE – Simulação de Estratégia, aplicativo.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões Planejamento.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Fundamentos da Administração
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
GESTÃO Glauco Carvalho 06/10/05. Administração: Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar tanto os objetivos da organização.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.1. – Porque Falhamos. O sucesso de uma organização, seja qual for, pública ou privada, é algo desejado.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Gestão das organizações

O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através da sua actuação, determinados objectivos, e cujos membros são, eles próprios, indivíduos intencionalmente coprodutores desses objectivos e, concomitantemente, possuidores de objectivos próprios” (Sousa, 1990, p.18) Necessidade de divisão de funções, decorrente da fixação de objectivos comuns. Necessidade de ter presente a existência de pessoas, que procuram satisfazer objectivos próprios. A organização para existir necessita de motivar pessoas: Objectivos comuns Objectivos individuais

A empresa como organização social RAZÕES PARA EXISTÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES: RAZÕES SOCIAIS As pessoas são seres gregários e organizam-se pela necessidade de relacionamento com as outras. O desenvolvimento da actividade de uma organização conduz ao aumento da habilidade na execução de tarefas, à redução do tempo necessário para alcançar um objectivo, e à acumulação de conhecimento. RAZÕES MATERIAIS RAZÕES DE SINERGIA É o efeito multiplicador da actividade dos seus membros, resultante da actuação conjunta. Considerações

GESTÃO Processo para se conseguir atingir resultados (objectivos) com o esforço de todos. COMO? Interpreta os objectivos propostos e transforma-os em acções Empresariais, através de 4 funções fundamentais: Planeamento Organização Direcção Controlo

FUNÇÕES DA GESTÃO PLANEAR Processo de determinar antecipadamente o que deve ser feito e como fazê-lo. CONTROLAR Processo de comparação do actual desempenho da organização com standards previamente definidos, apontando acções correctivas. ORGANIZAR Estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre os recursos para atingir os objectivos propostos. DIRIGIR Processo de afectar ou Influenciar o comportamento dos outros. Onde envolve: Motivação, liderança e comunicação.

NÍVEIS DE GESTÃO Institucional Intermédio Operacional Caracteriza-se por uma forte componente estratégica, com o envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação do rumo a seguir. Fixa as políticas gerais para toda a empresa a médio e longo prazo (dir. geral, administração, gerentes) Predomina uma componente táctica que se caracteriza pela movimentação de recursos no curto prazo e elaboração de planos específicos relacionados com a área ou função do respectivo gestor (gestores departamento, funcionais) Predomina a componente técnica, e a actividade destes gestores traduz-se fundamentalmente na execução de rotinas e procedimentos (chefes serviço, secção).

FUNÇÕES DOS GESTORES POR NÍVEIS Institucional Intermédio Operacional Planeamento Organização Direcção Controlo

APTIDÕES DOS GESTORES CONCEPTUAL Capacidade para ver a organização como um todo. Noção como as funções da empresa se complementam, como a organização se relaciona com a sua envolvente e como uma alteração numa parte da organização pode afectar outra. TÉCNICA Capacidade para usar conhecimentos, métodos ou técnicas específicas no seu trabalho. (engenharia, marketing, contabilidade, informática...). RELAÇÕES HUMANAS Capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas. Envolve características relacionadas com as capacidades de comunicar, trabalhar e entender as atitudes e comportamentos dos indivíduos e dos grupos.

Institucional Intermédio Operacional Aptidão Conceptual Aptidões Técnicas Aptidão em Relações Humanas APTIDÕES DOS GESTORES POR NÍVEIS

A empresa como um sistema aberto Sistema: Conjunto de elementos Dinamicamente inter-relacionados Desenvolvendo uma actividade ou função Para atingir um ou mais objectivos Parâmetros do sistema Processamento Considerações EntradasSaídas Alinhamento ENTROPIA

A empresa como um sistema aberto GESTÃO PROCESSO OUTPUTSIMPUTS CONCORRÊNCIA SINDICATOS ACCIONISTAS FORNECEDORES CLIENTES FORÇA LABORAL SOCIEDADE CONSIDERAÇÕES LEGAIS AMBIENTE EXTERNO

O ambiente das empresas EMPRESA AMBIENTE DA TAREFA Clientes Concorrentes Grupos regulamentadores Fornecedores AMBIENTE GERAL Variáveis políticas Variáveis legais Variáveis demográficas Variáveis ecológicas Variáveis económicas Variáveis sociais Variáveis tecnológicas

RECURSOS - O interior das empresa Recursos: São os meios de que a empresa se serve para realizar as suas tarefas e atingir os seus objectivos. Os 5 M’s dos americanos: Materials and Machinery, Money, Men, Marketing e Management Materiais e Recursos Físicos Financeiros Humanos Comerciais Administrativos

O modelo LCAG Análise Externa Análise Interna Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas Opções estratégicas Políticas funcionais: Produção Marketing I & D Finanças Recursos Humanos

Análise S.W.O.T. PROCESSO DE DECISÃO ESTRATÉGICO StrenghsWeakness OpportunitiesThreats Materiais e Recursos Físicos Financeiros Humanos Comerciais Administrativos