PDSN21/15-16 PDSN21/15-16 A Folha de Cálculo como ferramenta pedagógica na organização e gestão das tarefas do docente Agrupamento de Escolas Lousada Este.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Advertisements

Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Informações a transmitir na divulgação do novo sistema Objectivos da implementação do SGAD; Consequências dos resultados da avaliação. Importância para.
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Capacitação e integração de juízes em matéria ambiental 1ª Reunião Preparatória da XVII Cumbre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior - Brasil.
O Projeto Político Pedagógico é...
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (Ilma Passos Alencastro Veiga, 2006, Papirus Editora)
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
INFORMÁTICA APLICADA À LOGÍSTICA Professora Claudete Vedana.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Ensino tradicional.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
1 Regulamento de Formação versão 01 Copyright Qualiwork RF-MT07-01/V05.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

PDSN21/15-16 PDSN21/15-16 A Folha de Cálculo como ferramenta pedagógica na organização e gestão das tarefas do docente Agrupamento de Escolas Lousada Este 2016 CFAE Sousa Nascente

Conteúdos da Ação Apresentação da ação 1 hora Descrição geral da folha de cálculo 1 hora Livro e folhas de trabalho 2 hora Criar e formatar várias folhas de trabalho 3 horas Introduzir e configurar informação 3 horas Construir uma base de dados 3 horas Usar filtros automáticos e avançados 3 horas Utilizar fórmulas e funções 3 horas Inserir gráficos 3 horas Configurar impressão de folhas de trabalho 1 hora Avaliação dos conteúdos e dos formandos 2 horas

Metodologias de realização da ação A formação será ministrada pelos professores Rui Queirós (quintas – feiras) e Manuel Babo (quartas – feiras) Sessões presenciais, teórico/práticas, num total de 25 horas. Sessões predominantemente práticas, com momentos expositivos/demonstrativos através de apresentações eletrónicas. Serão apresentadas propostas de trabalho visando a elaboração de instrumentos de registo e tratamento de dados necessários à atividade dos docentes. Pretende-se que exista uma troca de experiências e ensinamentos através do trabalho colaborativo nas sessões presenciais.

Regime de avaliação dos formandos A avaliação dos formandos será individual e realizada nos termos do regulamento interno aprovado pela Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente, referente à Avaliação dos Formandos Na avaliação dos formandos são ponderados os seguintes fatores: 1. Assiduidade 2.Motivação e qualidade da participação 3.Produção de trabalhos e/ou materiais 4.Reflexão crítica individual No certificação final dos formandos é atribuída uma classificação qualitativa através de uma menção, e uma classificação quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, conforme legislação em vigor No certificação final dos formandos é atribuída uma classificação qualitativa através de uma menção, e uma classificação quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, conforme legislação em vigor.

Calendarização Número de sessões DataHorário Tempo (horas) Formadores 1ª18 de fevereiro17h00 – 19h002 Manuel Babo Rui Queirós 2ª24 de fevereiro17h00 – 19h002 3ª25 de fevereiro17h00 – 19h002 4ª3 de março17h00 – 19h002 5ª9 de março17h00 – 19h002 6ª10 de março17h00 – 19h002 7ª16 de março17h00 – 19h002 8ª7 de abril17h00 – 19h002 9ª13 de abril17h00 – 19h002 10ª14 de abril17h00 – 19h002 11ª21 de abril17h00 – 19h002 12ª27 de abril17h00 – 20h003