Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 05/05/08. Sumário da Aula de Hoje Preços Hedônicos: uma abordagem geral Valoração Contingente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VENDA DE ÍNDICES DE POTENCIAL CONSTRUTIVO. A possibilidade de transferência e alienação de Índices de Potencial Construtivo é mais um instrumento de ação.
Advertisements

Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Aula Teórica nº 13 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
INFLUÊNCIA DE ERROS DE MEDIDA DE POSICIONAMENTO EM MODELOS DE REGRESSÃO ESPACIAL. Fermo, Graziela Olivo Hochheim, Norberto.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
ESTUDO TRANSVERSAL.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Pesquisa Social.
Introdução a Pesquisa Científica
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
Projeções de Séries Temporais – Econometria dos Mercados Financeiros Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial FGV / EPGE Prof. Eduardo.
QUESTIONÁRIO.
Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA II Elaborado por: Manuel Miranda da Mota em Set./2010 O RISCO E OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Evolução da Gestão do Risco - Métodos Risco.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Eduardo Ramos de Santana UNEB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA Curso de Pós Graduação Disciplina: Auditoria Fisco Tributária.
Projeto de Pesquisa -Aula 7-
Correlação. Introdução O Ouviu falar em... Correlação O Relação entre as variáveis estudadas O Diagrama de dispersão.
VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS RECURSOS AMBIENTAIS Ronaldo Seroa da Motta Coordenador de Estudos de Regulação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA II Elaborado por: Manuel Miranda da Mota em Set./2010 O RISCO E OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Evolução da Gestão do Risco - Métodos Risco.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
Oficina Reações Químicas
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 05/05/08

Sumário da Aula de Hoje Preços Hedônicos: uma abordagem geral Valoração Contingente

Dissertação de Érica: Ativo ambiental e preço de imóvel na cidade do Recife: um estudo exploratório a partir do método dos preços hedônicos Hipótese Básica  Há uma relação positiva entre ativos ambientais e preços dos imóveis Dados utilizados  443 imóveis localizados na cidade do Recife  25 bairros Modelo:  Linear Generalizado  Distribuição gama

O Modelo Autocorrelação espacial?  Erros de medida são possíveis de acontecer e estes erros são generalizados na amostra uma vez que alguns dados são coletados e construídos em uma escala agregada  Algumas variáveis são omitidas (número de compartimentos, material de acabamento e outras características físicas), porque são correlacionadas  Depende do conjunto de dados utilizados e os dados específicos

Autocorrelação espacial Na presença de heterocedasticidade os modelos sem autocorrelação são não viesados

Tabela 1 - Descrição das variáveis relacionadas com a qualidade do imóvel. Descrição da variávelDefiniçãoUnidade PRECOPreços dos imóveisReais AREAÁrea total da residênciam2m2 IDADEIdade da residênciaAno QUARTONúmero de quartosquantidade GARAImóvel com garagem0,1 ANDARAndar do apartamentoquantidade BANHENúmero de banheirosquantidade RPA1Pertence à RPA 10,1 RPA2Pertence à RPA 20,1 RPA3Pertence à RPA 30,1 RPA4Pertence à RPA 40,1 RPA5Pertence à RPA 50,1 RPA6Pertence à RPA 60,1 DISTANCIADistância do bairro ao centroKm RENDARenda média do bairroReais AGUAProximidade de corpos d’água 1 0,1 VERDEProximidade de áreas verdes 2 0,1 Fonte: Elaboração própria

Distribuição gama → MLG

Método de Valoração Contingente Cria-se um Mercado Hipotético Aplica-se questionários Disposição a Pagar (DAP) ou Disposição a Aceitar (DAA) = WTP, WTA DAP não é igual a DAA

Procedimentos Estimativos Primeiro Estágio  Objeto de valoração  Medida de valoração  Forma de eliciação  Instrumento de pagamento  Forma da entrevista  Nível da Informação  Lances iniciais  Desenho da amostra

Procedimentos Estimativos Segundo Estágio  Pesquisa Piloto  Cálculo da Medida Monetária  Agregação dos resultados

Vieses Estimativos Confiabilidade  Viés estratégico  Viés hipotético  Problema da Parte-todo  Viés da Informação  Viés do entrevistador e do entrevistado  Viés do instrumento de pagamento  Do ponto inicial