10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Advertisements

Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Especificação de Software
Construindo uma identidade profissional
Docente: Paula Reis de Miranda.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Dez novas competências para Ensinar
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Trabalhar com projetos
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Ana Paula da Silva Layla Pires Mirian Stringasci ÓPTICA APLICADA.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
elementos para a reflexão do nosso saber fazer pedagógico
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ghislaine Miranda Bonduelle.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Gabriela alunas: Elisângela Almagro Kvint Nilma B. Vasconcelos Novaes Nilma B. Vasconcelos Novaes.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO O OFICIO DO PROFESSOR FOI, POR MUITO TEMPO, ASSIMILADO A AULA MAGISTRAL, SEGUIDA DE EXERCÍCIOS.

INTRODUÇÃO COM EXCEÇÃO DAQUELES QUE ESTÃO FAMILIARIZADOS AS PEDAGOGIAS ATIVAS E COM OS TRABALHOS EM DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS, OS PROFESSORES ATUAIS NÃO SE CONCEBEM ESPONTANEAMENTE COMO “CONCEPTORES – DIRIGENTES DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM”

INTRODUÇÃO AS REFLEXOES SOBRE AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMEÇA COM A QUESTÃO DE SAINT-OINGE (1996) “EU ENSINO, MAS ELES APRENDEM?”

INTRODUÇÃO ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E MANTER UM ESPAÇO JUSTO PARA TAIS PROCEDIMENTOS. “, SOBRETUDO, DESPENDER ENERGIA E TEMPO E DISPOR DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS PARA IMAGINAR E NÃO OUTROS TIPOS DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE AS DIDÁTICAS CONTEMPORÂNEAS ENCARAM COMO SITUAÇÕES AMPLAS, ABERTAS, CARREGADAS DE SENTIDO E DE REGULAÇÃO.

RELACIONAR OS CONTEÚDOS À OBJETIVOS E À SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM; CONHECER, PARA DETERMINADA DISCIPLINA, OS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS A SUA TRADUÇÃO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONAR OS CONTEÚDOS À OBJETIVOS E À SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM;

CONHECER, PARA DETERMINADA DISCIPLINA, OS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS A SUA TRADUÇÃO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM OS OJETIVOS INTERVÊM EM TRÊS ESTÁGIOS: DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO; DA ANÁLISE A POSTERIORI DAS SITUAÇÕES E DAS ATIVIDADES; DA AVALIAÇÃO.

CONHECER, PARA DETERMINADA DISCIPLINA, OS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS A SUA TRADUÇÃO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM A COMPETÊNCIA REQUERIDA HOJE EM DIA É O DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS COM SUFICIÊNCIA FLUÊNCIA E DISTÂNCIA PARA CONSTRUÍ-LOS EM SITUAÇÕES ABERTAS E TAREFAS COMPLEXAS, APROVEITANDO OCASIÕES, PARTINDO DOS INTERESSES DOS ALUNOS, EXPLORANDO OS ACONTECIMENTOS, EM SUMA, FAVORECENDO A APROPRIAÇÃO ATIVA E A TRANSFERÊNCIA DOS SABERES, SM PASSAR NECESSARIAMENTE POR SUA EXPOSIÇÃO METÓDICA, NA ORDEM PRESCRITA POR UM SUMÁRIO.

ESSA FACILIDADE NAS ADMINISTRAÇÕES DAS SITUAÇÕES E DOS CONTEÚDOS EXIGE UM DOMINÍO PESSOAL NÃO APENAS DOS SABERES, MAS TAMBÉM DAQUILO QUE DEVELAY (1992) CHAMA DE MATRIZ DISCIPLINAR, OU SEJA, OS CONCEITOS, AS QUESTÕES E OS PARADIGMAS QUE ESTRUTURAM OS SABERES NO SEIO DE UMA DISCIPLINA. SEM ESSE DOMÍNIO, A UNIDADE DOS SABERES ESTÁ PERDIDA, OS DETALHES SÃO SUPERESTIMADOS É A CAPACIDADE DE CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DIDÁTICO A PARTIR DOS ALUNOS DOS ACONTECIMENTOS ENCONTRA-SE ENFRAQUECIDA.

POR ISSO, A IMPORTÂNCIA DE SABER IDENTIFICAR NAÇÕES-NÚCLEO (MEIRIEU, 1989, 1990) OU COMPETÊNCIA-CHAVE (PERRENOUD, 1998a) EM TORNO DAS QUAIS ORGANIZAR AS APRENDIZAGENS E EM FUNÇÃO DA QUAIS ORIENTAR O TRABALHO EM AULA E ESTABELECER PRIORIDADES.

TRABALHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO ALUNO TRABALHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS NÃO CONSISTE EM FAZÊ-LAS EXPRESSAREM-SE PARA DESVALORIZÁ-LAS IMEDIATAMENTE.

TRABALHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO ALUNO A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR É, ENTÃO, ESSÊNCIALMENTE DIDÁTICA AJUDÁ-O A FUNDAMENTAR-SE NAS REPRESENTAÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS, SEM SE FECHAR NELAS, A ENCONTRAR UM PONTO DE ENTRADA EM SEU SISTEMA COGNITIVO UMA MANEIRA DE DESESTABILIZA-LOS APENAS O SUFICIENTE PARA LEVÁ-LOS A REESTABELECEREM O EQUILIBRIO, INCORPORANDO NOVOS ELEMENTOS AS REPRESENTAÇÕES EXISTENTES, REORGANIZANDO-AS SE NECESSÁRIO.

TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM APRENDER NÃE É PRIMEIRAMENTE MEMORIZAR, ESTOCAR INFORMAÇÕES, MAS REESTRUTURAR SEU SISTEMA DE COMPREENSÃO DO MUNDO.

TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM COLOCAR OS ALUNOS DIANTE DE UM OBSTÁCULO COGNITIVO

TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM UMA VERDADEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA OBRIGA A TRANSPOR UM OBSTÁCULO GRAÇAS A UMA APRENDIZAGEM INÉDITA, QUER SE TRATE DE UMA SIMPLES TRANSFERÊNCIA DE UMA GENERALIZAÇÃO OU DA CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO INTEIRAMENTE NOVO.

TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM CONSIDERAR O ERRO COMO FERRAMENTA PARA ENSINAR. (Astolfio, 1997)

CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS SEQUÊNCIAS E DISPOSITIVOS DIDÁTICOS INSCREVEM-SE, POR SUA VEZ, EM UM CONTRATO PEDAGÓGICO DIDÁTICO, REGRAS DE FUNCIONAMENTO E INSTITUIÇÕES INTERNAS ÀS CLASSE.

CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS ADQUIRIR FERRAMENTA INDISPENSÁVEL;

CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS PROFESSOR ORIENTADOR;

CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO É UMA TRAJETÓRIA COLETIVA QUE O PROFESSOR ORIENTA, CRIANDO SITUAÇÕES E DANDO AUXILIO, SEM SER O ESPECIALISTA QUE TRANSMITE O SABER, NEM O GUIA QUE PROPÕE A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.

ENVOLVER OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUISAS EM PROJETOS DE CONHECIMENTO TORNAR ACESSÍVEL E DESEJÁVEL SUA PRÓPRIA RELAÇÃO COM O SABER E COM A PESQUISA, ENCARNAR UM MODELO PLAUSÍVEL DE APRENDIZAGEM;

ENVOLVER OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUISAS EM PROJETOS DE CONHECIMENTO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SÓ SE DESENVOLVE SE OS ALUNOS ACEITAREM E TIVEREM REAL INTERESSE NESSA APRENDIZAGEM;

ENVOLVER OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUISAS EM PROJETOS DE CONHECIMENTO COMO FAZÊ-LOS ACREDITAR QUE PRECISARÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS EM UMA SOCIEDADE NA QUAL AS TECNOLOGIAS FUNCIONAM, QUER ISSO SEJA MOTIVO DE LAMENTO OU DE ALEGRIA, APESAR DOS DESCONHECIMENTO DE SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS PELA MAIORIA DOS USUÁRIOS?

Lessandra de Souza Dias Marta Paranhos Didática Profª Ana Gabriela