Tempo e Aprendizagem. Experiencia Internacional Sergio Martinic Pontificia Universidad Católica de Chile
Tempo de ensino na 1º à 6º série por regiao
OECDN° DíasN° Semanas Australia19740 Austria18038 Denmark20042 England19038 Finland18838 Germany19340 Greece15732 Hungary18137 Japan20140 Portugal17537 Spain17637 United States18036 OECD promedio18538 Tempo oficial: dias e semanas (OECD) (1 a 9°)
América Latina e Caribe. Horas oficiais de ensino (1º a 9º). Amadio, M. Troung, N. UNESCO-IBE
Jornada escolar em países da OECD
Tempo e aprendizagens
Tempo oficial obrigatório de 200 dias 1000 horas Tempo greves, clima, festas Enfermidades professor, licencas médicas Abstinência dos alunos Aulas efetivas Tempo instrutivo de classe Tempo de comprometimento do aluno Tempo efetivo
Tempo para o Ensino tempo instrutivo Tempo ou Horário agendado Distribuição do tempo de escola (Metzker,2003)
Tempo e aprendizagem Em nível macro (dias e horas total) a evidencia é discutível (ex: resultados PISA, Finlandia vs. Espanha e outros) Os resultados de aprendizagem em TIMMS, PISA e outras provas nacionais se explicam pelo capital cultural da Família e fatores associados à qualidade e uso do tempo em sala de aula A evidencia mostra forte relacao entre aprendizagens, qualidade pedagógica e tempo comprometido na tarefa
ELEMENTOS ALTERÁVEIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE (Slavin) Atitude do estudante Motivacao do estudiante Insumos do estudiante Qualidade do ensino Incentivo Nível apropiado de instrucao Tempo destinado Variáveis modificadas Eficiencia da instrucao ( aprendizagem por unidade de tempo) Tempo comprometido (tempo da atividade) Aprendizagem
O tempo como um objetivo da política de educação Primeira geração Tempo racional e objetivo Falta de tempo para a aprendizagem dos alunos Falta de tempo para os próprios professores inovarem O tempo oficial oferecido é diferente do tempo produtivo Aumento da oferta de tempo (mais dias e horas de aulas) Segunda geração Tempo relativo, multiforme e adaptável aos atores e contextos Tempo comprometido nas tarefas Qualidade no uso do tempo Flexibilidade e relacao de tempos (escola, comunidade, sociedade)
Insumos ProcessosResultados Horas de Trabalho em equipe dos docentes Aprendizagens Uso do tempo Livre à disposicao (alumnos) Desenvolvimento profesional (docente) Efeitos na cultura da escola Contexto GestaoInstitucional Reflexao docente e trabalho em equipe (professores) Uso do tempo pedagógico (interacoes aula) Infraestrutura, equipamiento Projeto Pedagógico Política de ampliación de tiempo modelo teórico de relaciones
Conclusoes. Nao importa o tempo ? É variável-chave da troca cultural e pedagógica nas escolas Fins de educacao nao se esgotam em aprendizagens de matérias. Alunas e alunos tem diferentes ritmos e necessidades de tempo para aprender Favorece principalmente populacoes vulneraveis e em risco O importante é a qualidade do tempo e as oportunidades para aprender Reduzir horário diminui a oportunidade de aprendizagem Aumento do tempo tem custos (infraestrutura, professores, recursos educativos, comidas, etc.) coordenacoes (horário entrada e saída dos pais, transporte, trabalho) A pergunta a responder é: qual é a qualidade do tempo que temos e que qualidade de tempo queremos? Atuar com flexibilidade; programas especiais (focalizados); em relacao e participacao com a comunidade. Distinguir políticas e programas para jornadas dos alunos, professores e do estabelecimento
Tempo cultura e mudança (basado en R. Elmore,2010) LIDERANÇA TEMPO ESCOLA ESTRUTURA E POLÍTICAS ENSINO E INSTRUÇÃO APRENDIZA GEM PROFESORESTUDIANTE CONTENIDOS TAREA
Muito Obrigado
Tiempo efectivo Distribuição de Educação Básica semana tempo(Chile, 35,25 hrs)
N° DíasN° Semanas Argentina17136 Brazil20040 Colombia20040 Mexico20042 Chile19140