Tempo e Aprendizagem. Experiencia Internacional Sergio Martinic Pontificia Universidad Católica de Chile

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Advertisements

Quando falamos em aprender...
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INTEGRAÇÃO PRODUTIVA DA AMÉRICA DO SUL.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Planos de Carreira na perspectiva de assegurar valorização dos profissionais da educação UNDIME RIO GRANDE DO SUL, 16/09/2014.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Carreira do Professor (Estudo apoiado pelo BID) Congresso Internacional “Educação: uma agenda urgente” Brasília-Brasil 14/09/2011.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
O Projeto Político Pedagógico é...
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SST.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
“Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil Atual e Futuro” B RASÍLIA, 20 DE AGOSTO DE º Congresso Brasileiro de Regulação 17 e 20/08/2015.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
I CONFERÊNCIA IBÉRICA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos Crise, Austeridade e a (des)
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Prof. Dr° Vagner Custódio
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Tempo e Aprendizagem. Experiencia Internacional Sergio Martinic Pontificia Universidad Católica de Chile

Tempo de ensino na 1º à 6º série por regiao

OECDN° DíasN° Semanas Australia19740 Austria18038 Denmark20042 England19038 Finland18838 Germany19340 Greece15732 Hungary18137 Japan20140 Portugal17537 Spain17637 United States18036 OECD promedio18538 Tempo oficial: dias e semanas (OECD) (1 a 9°)

América Latina e Caribe. Horas oficiais de ensino (1º a 9º). Amadio, M. Troung, N. UNESCO-IBE

Jornada escolar em países da OECD

Tempo e aprendizagens

Tempo oficial obrigatório de 200 dias 1000 horas Tempo greves, clima, festas Enfermidades professor, licencas médicas Abstinência dos alunos Aulas efetivas Tempo instrutivo de classe Tempo de comprometimento do aluno Tempo efetivo

Tempo para o Ensino tempo instrutivo Tempo ou Horário agendado Distribuição do tempo de escola (Metzker,2003)

Tempo e aprendizagem Em nível macro (dias e horas total) a evidencia é discutível (ex: resultados PISA, Finlandia vs. Espanha e outros) Os resultados de aprendizagem em TIMMS, PISA e outras provas nacionais se explicam pelo capital cultural da Família e fatores associados à qualidade e uso do tempo em sala de aula A evidencia mostra forte relacao entre aprendizagens, qualidade pedagógica e tempo comprometido na tarefa

ELEMENTOS ALTERÁVEIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE (Slavin) Atitude do estudante Motivacao do estudiante Insumos do estudiante Qualidade do ensino Incentivo Nível apropiado de instrucao Tempo destinado Variáveis modificadas Eficiencia da instrucao ( aprendizagem por unidade de tempo) Tempo comprometido (tempo da atividade) Aprendizagem

O tempo como um objetivo da política de educação Primeira geração Tempo racional e objetivo Falta de tempo para a aprendizagem dos alunos Falta de tempo para os próprios professores inovarem O tempo oficial oferecido é diferente do tempo produtivo Aumento da oferta de tempo (mais dias e horas de aulas) Segunda geração Tempo relativo, multiforme e adaptável aos atores e contextos Tempo comprometido nas tarefas Qualidade no uso do tempo Flexibilidade e relacao de tempos (escola, comunidade, sociedade)

Insumos ProcessosResultados Horas de Trabalho em equipe dos docentes Aprendizagens Uso do tempo Livre à disposicao (alumnos) Desenvolvimento profesional (docente) Efeitos na cultura da escola Contexto GestaoInstitucional Reflexao docente e trabalho em equipe (professores) Uso do tempo pedagógico (interacoes aula) Infraestrutura, equipamiento Projeto Pedagógico Política de ampliación de tiempo modelo teórico de relaciones

Conclusoes. Nao importa o tempo ? É variável-chave da troca cultural e pedagógica nas escolas Fins de educacao nao se esgotam em aprendizagens de matérias. Alunas e alunos tem diferentes ritmos e necessidades de tempo para aprender Favorece principalmente populacoes vulneraveis e em risco O importante é a qualidade do tempo e as oportunidades para aprender Reduzir horário diminui a oportunidade de aprendizagem Aumento do tempo tem custos (infraestrutura, professores, recursos educativos, comidas, etc.) coordenacoes (horário entrada e saída dos pais, transporte, trabalho) A pergunta a responder é: qual é a qualidade do tempo que temos e que qualidade de tempo queremos? Atuar com flexibilidade; programas especiais (focalizados); em relacao e participacao com a comunidade. Distinguir políticas e programas para jornadas dos alunos, professores e do estabelecimento

Tempo cultura e mudança (basado en R. Elmore,2010) LIDERANÇA TEMPO ESCOLA ESTRUTURA E POLÍTICAS ENSINO E INSTRUÇÃO APRENDIZA GEM PROFESORESTUDIANTE CONTENIDOS TAREA

Muito Obrigado

Tiempo efectivo Distribuição de Educação Básica semana tempo(Chile, 35,25 hrs)

N° DíasN° Semanas Argentina17136 Brazil20040 Colombia20040 Mexico20042 Chile19140