ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
ESCLARECENDO ALGUNS CONCEITOS E PROCEDIMENTOS REFERENTES À MATRÍCULA Autores: Énery Melo (CPE/PREG), Profa. Vera Ramalho (DRCA), Ana Cristina Lemos (DRCA)
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PERMANENTES, VISITANTES E COLABORADORES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES COLABORADORES Integrantes: Raimundo Pereira.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
ANÁLISE SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO BSC NO PROGRAMA DE EAD DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Orientador:
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
CONHECENDO O CTC AÇÕES MITIGADORAS DO INSUCESSO DISCENTE.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Avaliação e Controle EEFEUSP - Departamento de Esporte Disciplina: DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável:
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
GESTÃO DO PAIF.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Prof. Dr° Vagner Custódio
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
Desafio das turmas numerosas Profa. Jossana Ferreira e Prof. José Josemar.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Faculdade de Direito de Vila Velha FDVV Bem Vindo a um novo conceito de Gestão de Centro Acadêmico Chapa: CONSELHO ACADÊMICO.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013

Orientação Acadêmica -Pedagogia  Resolução CONSEPE 227/2009  Objetivo: Facilitar a integração dos alunos à vida universitária, orientando-os quanto às suas atividades acadêmicas (Resolução CONSEPE 227/2009)  Principais atribuições: Acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos alunos, planejando com eles um fluxo curricular compatível com seus interesses e possibilidades Orientar a tomada de decisões relativas à matrícula, trancamento e outros atos de interesse acadêmico Apresentar aos alunos o projeto político-pedagógico do curso e a estrutura universitária Participar das avaliações do projeto político-pedagógico  Histórico

Orientação Acadêmica –Pedagogia Histórico e organização  Histórico: início oficial em 2010, na prática em 2011  Organização:  Atualmente 16 orientadores acadêmicos  Duas reuniões semestrais dos orientadores acadêmicos  Duas reuniões semestrais dos orientadores com as turmas  Relatório anual ao colegiado do curso

Orientação Acadêmica –Pedagogia Atribuições na prática  Acompanhamento das atividades e orientação às matrículas e aos trancamentos (conversas individuais extras quando necessário)  Orientação para encontrar orientadores de TCC  Orientação e sugestão aos estudantes de atividades complementares  Participação na contagem das horas completares do curso e divulgação do resultado aos estudantes

Orientação Acadêmica –Pedagogia Atribuições na prática  Orientação aos professores quando da existência de estudantes com NEE na turma  Mediação de conflitos e tensões entre estudantes e com os professores  Orientação e apoio individuais a estudantes com dúvidas e dificuldades com o curso Orientação Acadêmica –Pedagogia Atribuições na prática

Orientação Acadêmica –Pedagogia Principais estratégias  Intensa troca de s com os estudantes  Aplicação, anualmente, de instrumento de caracterização da turma durante a reunião de orientação para matrícula  Reunião com professores da turma no início do semestre para mostrar o perfil e discutir especificidades  Formação da comissão de pontuação das horas complementares pelo orientador da turma, o orientador do mesmo período em turno diferente e o coordenador do curso  Instituição de uma coordenação do grupo de orientadores

Orientação Acadêmica –Pedagogia Dificuldades  Realizar a orientação, a análise e a consolidação das matrículas no período de férias  Fazer as reuniões com as turmas tendo que contar com a carga horária das disciplinas  Estabelecer vínculo e envolvimento sem ser professor da turma

Orientação Acadêmica –Pedagogia Estratégias de melhoria  Inclusão no calendário do Centro de Educação de dois dias letivos de cada semestre para as reuniões com as turmas  O professor orientador ministrar a disciplina Seminário de Pesquisa I (30 h) a fim de estabelecer um vínculo com a turma e orientá-la em questões básicas do mundo acadêmico  Reunião com professores da turma garantida na pauta do Seminário de Planejamento do Centro  Criar alternativa ao trabalho de analisar solicitações de matrícula realizado no período de férias

Orientação Acadêmica –Pedagogia Vantagens da Orientação Acadêmica  Orientação e acompanhamento com objetivo de desenvolver a autonomia  Maior conhecimento pelos estudantes do PPP do curso (permanência e fluxo)  Diálogo e interlocução com professores evitando processos mais penosos (ouvidoria)  Aprendizagem na prática da resolução de conflitos por meio do diálogo e de atitudes de inclusão e acolhimento  Formação de estudantes mais responsáveis e envolvidos com o curso