Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

Metodologia Científica
PROCESSO SELETIVO.
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL – CARREIRA Projecto de Educação para a Saúde Ano lectivo 2010/2011 Resultados do inquérito realizado aos alunos.
 Horta da FSP – dia 05/04 das 13 às 14h - Alícia  Horta da FMUSP – 12/04 das 13 às 14h - Osvaldinete  Centro de Referência de SAN (CRSAN) Butantã –
Expõe uma opinião fundamentada (favorável ou desfavorável) a propósito de um determinado objeto (livro, filme, jogo, peça de teatro, anúncio, desfile de.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Agosto.2006.
Informações a transmitir na divulgação do novo sistema Objectivos da implementação do SGAD; Consequências dos resultados da avaliação. Importância para.
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Trabalho realizado por: Emanuel Lemos 11ºF nº6 Pedro Ferreira 11ºF nº13 Tiago Silva.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Pesquisa Social.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Introdução à Administração
Abordagem tradicional de Estudos de Usuários Universidade Federal de Minas Gerais Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Março de 2012.
Introdução a Pesquisa Científica
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
» Critérios de selecção dos temas/problemas:. a maior ou menor relação dos temas/problemas com os futuros profissionais pretendidos pelos alunos, nomeadamente.
QUESTIONÁRIO.
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, Distrito Federal, 9 regiões metropolitanas, municípios de médio e grande porte e zonas rurais.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Monografias Projeto Científico. 2 Monografia e Projeto Científico O projeto científico pode ser uma tese ou monografia; É a base da monografia; Não existe.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010

 No desenvolvimento de um projecto teremos de recorrer a diferentes técnicas de investigação para recolha de informação e posterior tratamento.  Podemos dividi-las em dois grupos: 1. Técnicas documentais 2. Técnicas não-documentais

 Nas técnicas documentais o objectivo é recolher informação a partir de suportes bibliográficos.  Suportes escritos  Suportes Audiovisuais - livros - revistas - jornais - folhetos - Internet - outros - filmes - fotografias - DVD - audiogravações - desenho - pointura Todos os suportes utilizados deverão estar devidamente identificados.

 As técnicas não documentais recorrem à observação indirecta, que pode ser feita através da administração das seguintes ferramentas: 1. Inquérito por questionário 2. Entrevista 3. Observação Técnica utilizada para se conhecer as atitudes, opiniões, preferências ou comportamentos que pretendemos estudar. Técnica de investigação que permite recolher informações ou dados, utilizando a comunicação verbal. Técnica de investigação que privilegia a observação para estudar uma determinada situação ou contexto.

 O questionário é constituído por uma série de perguntas organizadas segundo uma determinada ordem, dirigidas a um conjunto de indivíduos e desenvolvido em várias fases: 1.1. Planeamento do inquérito Quem vamos inquirir? O que pretendemos fazer? O que vamos perguntar? Como vamos fazer a recolha de dados? Como vamos tratar os dados?

1.2. Regras para a sua construção como perguntar? Temos de saber com exactidão o que queremos saber, garantindo que as questões serão interpretadas pelos inquiridos da mesma forma e por isso a grande interrogação que se coloca neste momento é: Existem diferentes tipos de questões: Questões fechadas: - Resposta única. - Resposta múltipla - Questões de escala Questões abertas Questões semiabertas - Maior facilidade no tratamento da informação. - Menor profundidade da informação. - Maior riqueza dos dados obtidos. - Maior dificuldade no tratamento da informação da informação. - Evitam as limitações das questões fechadas e das questões abertas ao fazer a combinação das duas.

1.3. A produção do inquérito Aspectos a considerar: Uma breve apresentação onde é explicitado o objectivo a que se destina e a entidade que o promove; Os dados pessoais do inquirido devem ser registados no início ou no fim; O questionário deve ser breve, não ultrapassando os 45 m na sua aplicação; A organização das perguntas deverá seguir como critério das mais simples às mais complexas e das mais objectivas às mais subjectivas; As questões devem ser curtas, sem repetições e sequenciais, evitando as questões duplas, isto é, perguntas que incluam mais do que uma ideia ou informação; A linguagem deve ser clara e acessível; O aspecto gráfico deve ser muito cuidado; Nas perguntas que envolvem questões mais sensíveis (ideológicas, políticas, religiosas, da vida pessoal…) antecipa a questão com uma pequena introdução: “Gostaria de conhecer a sua opinião sobre…” ou “Pode dizer, no seu caso pessoal, se…”, etc. O questionário deverá ser submetido a um pré-teste, junto da população-alvo para verificação da sua eficácia.

1.4. Aplicação do inquérito Questionário de administração directa Questionário de administração indirecta O inquirido regista as suas respostas O inquiridor regista as respostas 1.5. Análise dos resultados Codificação das respostas Tratamento dos dados Elaboração das conclusões 1.6. Organização e apresentação dos resultados -Razão do inquérito; -Modo como foi conduzido; -Resultados mais importantes; -Conclusões do inquérito; -Perspectivas e intervenção. - Relatório - Gráficos

Ao aplicar esta técnica o entrevistador tem que ter em conta algumas questões: 2.1. Quem entrevistar? - Escolha criteriosa do entrevistado - Acessibilidade do entrevistado - Marcação com antecedência - Esclarecimento dos objectivos - Profundo conhecimento de dados sobre o entrevistado 2.2. Durante a entrevista 2.3. Questões técnicas - Importância da comunicação não- verbal para um melhor conhecimento do entrevistado. - Preparação cuidadosa de todos os meios técnicos envolvidos; - Apresentação escrita ou audiovisual cuidada.

 Existem três tipos de entrevista que poderão ser adoptados de acordo com os objectivos do trabalho: O entrevistador apresenta um tema que o entrevistado desenvolve livremente A entrevista obedece a um guião, isto é, um conjunto de perguntas previamente escolhidas. Entrevista não directiva ou livre Entrevista directiva ou estruturada Entrevista semi directiva ou semiestruturada O entrevistador orienta-se por um guião de temas que são abordados livremente sem obedecer a uma ordem determinada. À medida que a liberdade do entrevistado aumenta, privilegia-se na entrevista a imprevisibilidade do entrevistado.

 Nas diferentes fases da pesquisa, o recurso à observação assume diferentes formas de acordo com os nossos objectivos e de acordo com a situação que vamos analisar.  Geralmente, distinguem-se vários tipos de observação, de acordo com diferentes critérios: 1. A intencionalidade e organização da observação 2. O grau de inserção do observador no grupo ou na situação a observar Observação ocasional Observação sistemática Observação participante Observação não participante