POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL A Política Salarial é a parte estratégica da Administração de Cargos e de Salários. A prática salarial adotada pelas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Recrutamento e Seleção de Pessoal.
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
O mais importante é a remuneração
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
RANKING DOS CARGOS.
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Estruturação de cargos e salários
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
POLÍTICA SALARIAL.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
ESPECIALMENTE CRIADO PARA OS
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Salário e remuneração - é aquela que aponta como elemento diferenciador a inclusão ou não das gorjetas. A CLT, em seu art. 457, adota.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
O sistema de administração de recursos humanos
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Cargo Amplo PCCS/1995 – Aparece o Cargo Amplo.
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Remuneração individual dos empregados Aspectos básicos das políticas de remuneração: a)Por.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Administração de Recursos Humanos II
Sistema de Administração de Carreiras
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
PRESERVAÇÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS GRUPO DE REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA - 20/10/2010.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Sistema de Gerenciamento de Desempenho Mês da Consciência Estratégica
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento PESQUISA SALARIAL Conceito Gráficos Análises
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II
Administração De Salários.
REMUNERAÇÃO.
Capítulo 1 A administração hoje.
Cargos e Salários Material para avaliação
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Cargos e Salários Sem Mistério
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL
Classificando as competências
Teoria dos dois Fatores de herzberg
PLANO DE FUNÇÕES GRATIFICADAS - PFG
Administração de Recursos Humanos
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Profa. Ana Lúcia Magri Lopes
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
Professora: Ana Lúcia Magri Lopes
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM
REMUNERAÇÃO.
4.4 Implementação e Operação
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
PCC - Caixa - Plano Cargo Comissionado PLANO DE CARGOS EM COMISSÃO DA Caixa (PCC) Grandes Temas.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Plano de Carreira Resolução UNESP nº 70 DOE de
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL A Política Salarial é a parte estratégica da Administração de Cargos e de Salários. A prática salarial adotada pelas empresas tem sido a mediana ou média aritmética ponderada de mercado. Se a empresa decidir pagar níveis mais agressivos, poderá optar por estabelecer a Estrutura de Salários com base no 3º Quartil ou mais ainda, no 9º Decil.

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL Considerações: SALÁRIO ADMISSÃO - situam-se nos níveis iniciais da Estrutura. Pode ser um, dois ou três níveis abaixo do valor que contem o parâmetro do mercado (mediana, 3º quartil). Além disto, é importante manter algum tipo de flexibilidade para contratação de profissionais mais qualificados e com experiência em níveis acima do requerido. A fim de uniformizar parâmetros salariais de contratação, é necessário que estes critérios sejam definidos e façam parte da política.

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL SALÁRIO PÓS-EXPERIÊNCIA - Comumente após os 3 meses legais, o salário dos recém admitidos passa para um nível acima do qual foi contratado. Pode ocorrer que uma pessoa já seja admitida no nível correspondente ao do pós-experiência, e portanto, não terá a princípio, qualquer tipo de aumento depois dos 3 meses iniciais.

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL PROMOÇÃO - Existem basicamente dois tipos de Promoção: por Carreira e por Oportunidade, que merecem tratamento diferenciado. A Promoção por Carreira reflete um maior amadurecimento do ocupante no cargo em sua área profissional, sem alterações significativas no conteúdo do cargo ou na natureza das atividades, como por exemplo de Analista Financeiro "Jr" para "Pl". Neste caso, a pessoa promovida passa para níveis mais elevados na nova faixa salarial.

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL A Promoção por Oportunidade caracteriza- se por uma expansão no conteúdo do cargo e com significativo aumento de responsabilidades, como por exemplo de “Analista de Pessoal” para “Analista de RH”. Nessas situações o salário do ocupante deve situar-se nos níveis iniciais da nova faixa salarial, para o estágio de adaptação nas novas funções.

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL Ainda com relação a Promoção, geralmente são definidos percentuais máximos para atingir-se a nova faixa, principalmente em promoções por oportunidade em que, muitas vezes, o aumento salarial é muito elevado, e são necessários vários ajustes periódicos até chegar-se ao novo valor. Este processo também precisa ficar claro para que haja aplicação de um critério único para todos, ainda que os casos sejam tratados separadamente.

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL MÉRITO - O mérito geralmente é concedido por resultado de desempenho e geralmente os aumentos de mérito correspondem a um ou mais de dois níveis na faixa salarial do cargo, dependendo do resultado individual. Algumas empresas adotam o mérito por tempo de serviço, como no caso de estatais. Porém este é um critério bastante inconsistente e muitas vezes injusto, pois pode premiar quem não dá contribuições efetivas, como do contrário.

POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL Um outro aspecto não comentado ainda, mas igualmente importante, é o tratamento de salários individuais - os AJUSTE SALARIAIS - por ocasião de uma Pesquisa Salarial. Independente da periodicidade definida para sua realização e a empresa decidindo sobre as correções necessárias para equiparação ao mercado, é importante efetuar um planejamento destes ajustes, com base nas análises por cargo, por área e empresa como um todo.