1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.

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Transcrição da apresentação:

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2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela entrega de resultados e não apenas pela execução de uma série de serviços.” –Manual sobre Contratos de Performance e Eficiência para Empresa de Saneamento MODELAGEM DE NEGÓCIO ONDE TODO O INVESTIMENTO É DE RESPONSABILIDADE DA CONTRATADA (SEM CUSTO PARA A CONTRATANTE)

3 ESTRATÉGIA Estimular a busca por resultados. Operação “Ganha x Ganha” Mudar a forma de contratação (mais agilidade) Unir vários tipos de serviços em um mesmo contrato Estimular o mercado a buscar novas tecnologias e estabelecer novas parcerias Benefícios dos contratos de performance A ESTRATÉGIA DE CONTRATOS DE PERFORMANCE VEM GANHANDO ESPAÇO NOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO SANEAMENTO BÁSICO EM FUNÇÃO DO MESMO SER UMA MODALIDADE DE CONTRATAÇÃO ONDE O CONTRATADO ESTÁ “COMPROMETIDO” COM OS RESULTADOS DO PROJETO. CASO ELE NÃO EXECUTE COM O CONHECIMENTO E TECNOLOGIA NECESSÁRIOS, O MESMO TERÁ PREJUÍZO E o contratante GANHARÁ NO MÍNIMO OS INVESTIMENTOS REALIZADOS.

4 4 ESTRATÉGIA Mudança no foco da contratação Item / Objeto específico de Resultados / Benefícios desejados para Otimização do consumo de água Eficiêntização da Empresa Redução de perdas de água Economia de energia elétrica Otimização do consumo de água Eficiêntização da Empresa Redução de perdas de água Economia de energia elétrica Item / Objeto específico Resultados / Benefícios desejados para

5 5 ESTRATÉGIA DESEMBOLSO DE RECURSOS PÚBLICOS Modelo tradicional  Por itens contratados  Desembolso na totalidade imediatamente após a entrega dos equipamentos e serviços Modelo inovador  Por desempenho do contrato vinculado aos resultados alcançados  Pagamentos ocorrem somente após o início dos ganhos com a economia gerada  Desembolso em até 60 parcelas mensais Vantagens do Novo Modelo EM COMPRAS CONVENCIONAIS O CONTRATADO SE SENTE TRANQUILO EM ENTREGAR O QUE FOI COMPRADO, SEJA BOM OU RUIM, SIRVA OU NÃO, PARA A EMPRESA COMPRADORA E O PAGAMENTO SE DÁ CONTRA ENTREGA. EM COMPRAS COM METAS A SEREM ATINGIDAS, O CONTRATADO TEM QUE SE PREOCUPAR EM ENTREGAR ALGO QUE DÊ RESULTADO POIS SÓ SERÁ REMUNERADO SE HOUVER CUSTO X BENEFÍCIO COMPROVADO. TAMBÉM RECEBERÁ EM PARCELAS NO TEMPO, ISTO SIGNIFICA QUE O PRODUTO ENTREGUE TEM QUE TER QUALIDADE NO TEMPO E ESTAR COMPROMETIDO COM O BOM FUNCIONAMENTO.

6 6 ESTRATÉGIA FLEXIBILIDADE Modelo tradicional  Inibe a flexibilidade  Contratação tem um objeto específico seja de equipamento ou serviço Modelo inovador  Permite maior flexibilidade  Podem ser agregados detalhes não previstos, já que o objeto contratual é o resultado do projeto Vantagens do Novo Modelo EM PROJETOS DE PERFORMANCE O CONTRATADO PODE SE INOVAR, SURPREENDER POSITIVAMENTE. O MESMO SABE QUE QUANTO MELHOR EXECUTAR E/OU FORNECER SEUS GANHOS SERÃO RECOMPENSADOS.

7 Maximizar o faturamento Praticar a cobrança justa pela água consumida Otimizar os custos operacionais Otimizar a produção de água Otimizar o consumo de água Racionalizar os investimentos Potencializar o poder de investimento da empresa Potencializar as empresas de saneamento para a prática de tarifas sociais Preservar os mananciais e o meio ambiente OBJETIVOS DO PROGRAMA

ATUAÇÃO PREVISTA 8  NA INFRAESTRUTURA DO SISTEMA Cadastro Atualização das informações (reclassificação) Fraudes Redução e combate ao uso não autorizado Medição Maximização da micromedição.  NO SISTEMA DE GESTÃO Gestão das ligações sujeitas a atuação Tecnologia da informação CEP ( Controle Estatístico de Processo)

9 9 A ferramenta de gestão desenvolvida visa auxiliar ações de combate às perdas. Através dela é possível identificar situações onde existe potencial de recuperação/incremento/ganho (volumes, faturamento e arrecadação), com a implementação e execução de ações mais precisas no combate às irregularidades e trocas de hidrômetros. FERRAMENTA EM PROL DA GESTÃO COMERCIAL FASES DA SISTEMÁTICA EXECUÇÃO MONITORAMENTO DIAGNÓSTICO

10 Diagnóstico das perdas aparentes Primeira fase da Sistemática. Trata-se de se pesquisar, estatisticamente em campo, as causas da sub medição e das não conformidades existentes  PESQUISA:  PERFIL DOS CONSUMIDORES  PERFORMANCE DA MICROMEDIÇÃO  IRREGULARIDADES  ABASTECIMENTO  PERFORMANCE COMERCIAL  DEFINE O PERFIL ”TÍPICO”  POTENCIALIZA E PRIORIZA OS SETORES CUJOS EXISTAM CUSTO X BENEFÍCIO  DEFINE AS AÇÕES VIÁVEIS  DEFINE O INVESTIMENTO  DEFINE O RETORNO FINANCEIRO  PESQUISA:  PERFIL DOS CONSUMIDORES  PERFORMANCE DA MICROMEDIÇÃO  IRREGULARIDADES  ABASTECIMENTO  PERFORMANCE COMERCIAL  DEFINE O PERFIL ”TÍPICO”  POTENCIALIZA E PRIORIZA OS SETORES CUJOS EXISTAM CUSTO X BENEFÍCIO  DEFINE AS AÇÕES VIÁVEIS  DEFINE O INVESTIMENTO  DEFINE O RETORNO FINANCEIRO TECNOLOGIA O DIAGNÓSTICO ACIMA DEMONSTRADO É A MANEIRA ÚNICA DE SE DAR INÍCIO A UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE COMBATE A PERDAS DE ÁGUA. É NECESSÁRIO SE CONHECER, DE FORMA ORGANIZADA, TODOS OS MOTIVOS PELOS QUAIS AS PERDAS DE ÁGUA EXISTEM.

11 Execução do combate a perdas aparentes Segunda fase da Sistemática. Trata-se de se combater as perdas comerciais “econômicas” de serem combatidas.  ORGANIZA E EXECUTA AS AÇÕES DE COMBATE A PERDAS COMERCIAIS  RECADASTRAMENTO  EFICIENTIZAÇÃO DA MICROMEDIÇÃO  AÇÕES DE COMBATE:  CLANDESTINO  FRAUDES  INATIVOS IRREGULARES  PESQUISA DO PERFIL DE CONSUMO DE GRANDES CONSUMIDORES  PESQUISA DA PERFORMANCE COMERCIAL  PESQUISA DO ABASTECIMENTO  CONTABILIZA OS INVESTIMENTOS  GERENCIA A QUALIDADE  RETRO ALIMENTA DE DADOS A INTELIGÊNCIA DA SISTEMÁTICA TECNOLOGIA O COMBATE ÁS PERDAS SE DÁ POR EQUIPES PRÓPRIAS E TREINADAS PARA QUE SE CONSIGA OS RESULTADOS PRÉ ESTABELECIDOS EM CONTRATO.

12 Monitoramento das perdas aparentes combatidas Terceira fase da Sistemática. Trata-se de se manter no tempo os resultados conseguidos, como também praticar sistematicamente a manutenção preventiva e corretiva.  ORGANIZA E EXECUTA AS AÇÕES DE AUDITORIA (CEP)  PESQUISA ALEATÓRIA E DIRIGIDA DA QUALIDADE:  CADASTRO  EFICIÊNCIA DA MICROMEDIÇÃO  IRREGULARIDADES  ATENDIMENTO  ABASTECIMENTO  EXECUTA A MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DA MICROMEDIÇÃO  RASTREIA E COMBATE AS IRREGULARIDADES E FRAUDES  CRIA CULTURA DE “VIGILANCIA” PARA COM OS CONSUMIDORES  RETRO ALIMENTA DE DADOS A INTELIGÊNCIA DA SISTEMÁTICA TECNOLOGIA O MONITORAMENTO É A PRINCIPAL FASE DO PROCESSO JÁ QUE ELE GARANTE A CONTINUIDADE DA QUALIDADE DAS AÇÕES EFETIVADAS COMO TAMBÉM CRESCE A PERFORMANCE DO PROJETO.

13 METODOLOGIA

METODOLOGIA - OBJETIVOS 14 Fases de intervenção Diagnóstico Execução (Entendimento das causas e soluções para o combate às perdas) (Intervenção organizada e planejada pela fase de diagnóstico) Monitoramento (Garantir os resultados alcançados na fase de execução)

15 Resultados alcançados (Projeto em andamento) RESULTADO APURADO APÓS A FINALIZAÇÃO DA FASE DE EXECUÇÃO RESULTADO APURADO DURANTE A FASE DE MONITORAMENTO O incremento alcançado foi consolidado com as ações de monitoramento, demonstrando na prática a importância da atividade. Incremento alcançado na etapa de execução: 9,58 m³ por ligação Incremento consolidado durante a etapa de monitoramento: 8,57 m³ por ligação

JORGE ELIAS BITTAR (11)