Questionário 1 - Qual definição de ativo? E ativo industrial? R: Ativo é todo bem ou direito que a empresa possui em um determinado momento, resultante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Advertisements

DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Prof. Paulo Barreto  Quantidade em Excesso: Dinheiro parado e perdas financeiras decorrentes dos custos de sua Manutenção.  Quantidade.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
Introdução a Projetos Industriais
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
Exercícios adicionais Matemática Financeira
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Criação de Novos Negócios.
/ Audiência sobre PLP 45/2015 Conflitos entre o Simples Nacional e o ICMS / Substituição Tributária Thiago Moreira da Silva.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
A determinação do Custo do Ciclo de Vida dos Ativos
SISTEMAS DE ORÇAMENTOS Alcione Machado Kamila Martins Keila Miranda Roselaine Eler Venini Saar.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Gestão Estratégica de Custos
Análise de Liquidez 1.2 Administração do Capital de Giro 1.3 Financiamento do Capital de Giro.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Prestação de Contas Carteira de Investimentos.
2/6/ AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Professor: José Raymundo Sobrinho UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.
Investimentos.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
ATIVO. Definição do Ativo A qualificação de um elemento como ativo está limitada a sua forma de aquisição. O ativo compreende as aplicações de recursos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
RESULTADOS FINANCEIROS E OPERACIONAIS 3T Agenda ► Destaques ► Resultados Operacionais ► Introdução ► Resultados Financeiros.
Finanças Corporativas EPGE/FGV Notas de Aula Prof. Aldo Ferreira.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Estrutura de Capital Profa. Carolina M Santos. Agenda Necessidades de recursos - curto e longo prazo Estrutura de capital - definição O que determina.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
(Aspectos técnicos e econômicos)
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
O “boom” da indústria da construção e os acidentes de trabalho – oportunidades para a prevenção Vilma Santana Andrea Gouveia Maria Claudia Moura Gisel.
- Orçamento de Produção
LCC Case 2 – Melhor aquisição Utilizando a ferramenta “LCC” para verificar qual é a melhor aquisição quando comparamos 2 ativos diferentes com a mesma.
1 Factores de Produção
B RASIL 2035 Oficina Dimensão Econômica - Financiamento de Longo Prazo Definição das Sementes de Futuro.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
MATEMÁTICA JUROS SIMPLES.
O setor externo Aula 11.
Garantias na compra de veículos usados na EU Maria João Escudeiro IV Jornadas de Direito do Consumo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Consumo e Investimento Candido Neto, Diego Marques, José Mauro, Madson Kalil, Rayana França Wankley Ayrton e Wellison Nascimento. UNIVERSIDADE ESTADUAL.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Curso ABAP/SAP Nível I (Básico) Presencial. Como funciona Todos os direitos reservados Alexandre Aparecido Passarelli O curso presencial.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Produtos e Soluções em SAP S oluções A gilidade e P rodutos
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
Valor Presente Líquido Anualizado(VPLa)
LCC Case 1 – Quando trocar um ativo? Utilizando a ferramenta “LCC” para verificar qual melhor momento para a troca de um ativo 1.
Transcrição da apresentação:

Questionário 1 - Qual definição de ativo? E ativo industrial? R: Ativo é todo bem ou direito que a empresa possui em um determinado momento, resultante de suas transações ou eventos, passados dos quais futuros benefícios econômicos podem ser obtidos. Ex: caixa, estoque, equipamentos e prédios. Ativo industrial é todo bem tangível que a empresa possui para gerar valor agregado em suas atividades industriais. 2 – Defina Ciclo de Vida de um ativo? R: Ciclo de vida de um ativo é o conjunto de processos que este sofre desde sua especificação até seu descarte e/ou substituição. 3 – Quais são as fases “Macro” do ciclo de vida de um ativo? R: Capital (fase que engloba todos segmentos de vida do ativo antes de sua operação/utilização. Operação (toda fase que o ativo é utilizado) Fim de Vida (fase que o ativo é descartado ou substituído) 4 – O que é life cycle costing? R: Life Cycle Costing é a soma de todos os custos do ativo ao longo da sua vida útil, desde seu projeto até seu descarte ou substituição, incluindo custos de aquisição, instalação, operação, manutenção, reformas, revenda ou descarte do equipamento, entre outros.

Questionário 5 – Quais são os custos envolvidos no ciclo de vida de um ativo? R: CAPEX (Projeto/ Eng., protótipos, compra de material, instalações, construção, treinamento, estoque inicial, testes, documentação) OPEX (Operação, Manutenção) Descarte (Desmontagem, sucateamento) 6 – O que é CAPEX e OPEX? R: CAPEX – Capital Expenditures OPEX – Operational Expenditures 7 – Quais são os custos envolvidos em CAPEX? R: CAPEX (Projetos/Engenharia, protótipos, compra de material, instalações, construção, treinamento, estoque inicial, testes, documentação)

Questionário 8 – Quais são os custos envolvidos em OPEX? R: OPEX (Operação (Mão de Obra, Energia, Vapor, Água, Insumos, Materiais e ferramentas), Manutenção (Mão de Obra, Materiais e Ferramentas, Peças de reposição, terceirização, oficinas, horas extras)) 9 – Quais custos envolvidos no descarte do ativo? R: Desmontagem, sucateamento 10 – O que é o custo global de um ativo? R: É a soma de todos os custos do ativo durante seu período de vida útil. 11 – Qual é a idade econômica de um ativo? R: É o momento em que este ativo atinge a sua rentabilidade máxima.

Questionário 12 – Qual diferença entre vida econômica e vida útil de um ativo? R: Vida útil é a idade estimada até aonde um equipamento pode ser utilizado sem ser substituído. Vida econômica é o momento em que a relação benefício/custos do ativo atinge o máximo e a partir deste ponto a rentabilidade com este ativo começa a cair. 13 – Defina valor presente de um ativo? R: Valor presente de um ativo é o valor do ativo na moeda atual, considerando o tempo e as taxas de inflação da diferença de tempo entre a aquisição e a atualidade. 14 – O que significa taxa mínima de atratividade (TMA)? R: É a taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento. 15 – O que é a taxa interna de retorno (TIR)? R: É a taxa necessária para igualar o valor de um investimento com seus respectivos retornos futuros. Ex. Caso seja maior que a TMA, significa que o investimento é economicamente atrativo e vice versa.