Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
Advertisements

PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Belém, 20/06/2005 Dra. Letícia Sampaio Suñé O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Comissão Técnica de Avaliação Institucional -
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
“P OSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE E NFERMAGEM NO E NSINO A DISTÂNCIA ” 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Projeto de Lei nº 8084/2014 Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 2015.
O Projeto Político Pedagógico é...
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
O Regime de Colaboração na Construção do Sistema Nacional de Educação Ana Teixeira.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa

A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Nenhuma avaliação é neutra, ou seja, vem impregnada de valores, sendo eles ideológicos, atitudinais, éticos, dentre outros.

A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação “Somos uma sociedade em que o humor punitivo, apesar dos seus inúmeros e óbvios fracassos, conseguiu distorcer o que há de mais precioso na avaliação – a sua capacidade de construir – tornando-a mero instrumento de classificação”. RISTOFF (2000, p.47)

A maior instituição educacional particular do Brasil Modelos de Avaliação Tipo Regulação Mecânica Enfoque quantitativo Critério Punitivo e de Controle Avaliação pontual CONTERA, Cristina, 2002, p.137 Tipo Democrático Interesse emancipatório Enfoques quanti/qualitativos Avaliação como aperfeiçoamento e transformação Avaliação “proativa” e permanente CONTERA, Cristina, 2002, p.137

A maior instituição educacional particular do Brasil Consideração inicial sobre Avaliação Institucional Em princípio, vamos considerar a Avaliação Institucional como uma oportunidade de diagnosticar a instituição educacional.

A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico – O início  Em 1982, surge o Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU), criado pelo MEC;  O PARU foi criado em função da expansão quantitativa que ocorreu nos anos de 1970, visando garantir a qualidade do ensino superior;  Tratou de dois temas: gestão e produção/disseminação de conhecimentos;  Não teve continuidade e não alcançou os objetivos, mas despertou o interesse para a necessidade de discutir as questões de avaliação.

A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico  Em 1985, surge outra proposta de avaliação, também criada pelo MEC: Grupo Executivo para a Reforma do Ensino Superior (GERES), que pudesse ser “sentida pela administração federal para a distribuição racional de seus recursos”.  O modelo de avaliação do GERES foi do tipo regulação, como contraponto à autonomia das IES.  Essa proposta oportunizou ainda mais a discussão e disseminação da Avaliação Institucional.

A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico  Em 1990, foi constituído um grupo de trabalho visando à criação de um programa para analisar a qualidade do ensino dos cursos de graduação e o desempenho das IES e do sistema de ensino superior.  Em novembro de 1993, surge o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, também conhecido como PAIUB.  O PAIUB tinha uma proposta voltada ao processo democrático e participativo, combinando quantidade e qualidade e possibilitando compreensão e transformação institucional.  Essa proposta oportunizou um momento histórico, mas foi “desestimulado” com a Lei 9.131, de 24 de novembro de 1995, sendo que existiu formalmente até 2004.

A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico  Em 1995 surge, com a Lei 9.131/95, o Exame Nacional de Cursos (ENC), que ficou conhecido como “Provão”.  Dispunha de outros instrumentos, como:  Prova em alinhamento com as diretrizes da cada curso;  Questionário das condições sócio-econômicas;  Opiniões dos alunos sobre os cursos frequentados;  Análise das condições de ensino.  Porém, desarticulados, numa acomodação tal que sirva aos interesses próprios de cada governo.

A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional conceito Muito além de práticas avaliativas pontuais e fragmentadas, a avaliação institucional consiste num empreendimento sistemático que busca a compreensão global da Universidade, pelo reconhecimento e pela integração de suas diversas dimensões. BALZAN (2000, p.09)

A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional conceito: Um projeto que permite o balanço dos rumos da instituição em busca de qualidade. Como processo, a avaliação institucional constitui um serviço prestado à sociedade à medida que os participantes da instituição possam repensar seus compromissos e metas, modos de atuação e finalidades de suas práticas e de sua missão. LEITE (2005, p.33)

A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional conceito Deve integrar de modo permanente a reflexão e as práticas políticas e administrativas que orientam e dão coerência ao sistema educativo da universidade, combinando a auto-avaliação ou avaliação interna com a avaliação externa, os fatores quantitativos e os qualitativos, os processos e os resultados. DIAS SOBRINHO (2000, p.70)

A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional Algumas considerações As definições dos diferentes autores são convergentes entre si, pois:  Sinalizam a importância da totalidade e do processo;  Apontam para a necessidade do entrelaçamento entre as diversas instâncias;  Direcionam para a busca de diagnóstico realístico, visando proporcionar a transformação com qualidade.

A maior instituição educacional particular do Brasil Lei nº , de 14 de abril de 2004 Em 2004, surge o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), criado pela Lei

A maior instituição educacional particular do Brasil Lei nº /2004  Art. 1º - Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

A maior instituição educacional particular do Brasil Lei 9394/96 (LDB) Art. 9º - A União incumbir-se-á de: VI - assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VIII - assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; IX – autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

A maior instituição educacional particular do Brasil Lei nº /2004  Art. 1º § 1º O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A maior instituição educacional particular do Brasil O SINAES integra 3 (três) modalidades como instrumentos de avaliação:  Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) – avaliação interna ou auto-avaliação e avaliação externa. Tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da instituição como um todo.

A maior instituição educacional particular do Brasil  Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG). Realizada por Comissões Externas de Avaliação designadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”), constituídas por especialistas em suas respectivas áreas do conhecimento, cadastrados e capacitados pelo INEP.

A maior instituição educacional particular do Brasil  Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE. O ENADE é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:  a) aos conteúdos programáticos previstos nos cursos de graduação;  b) ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;  c) ao nível de atualização com referência à realidade brasileira e mundial.

A maior instituição educacional particular do Brasil Reflexão O propósito declarado de todos os formatos de Avaliação Institucional ao longo da história, deixam evidente a necessidade de melhorar a qualidade.

A maior instituição educacional particular do Brasil “Supor que o Sistema Nacional de Avaliação Institucional do Ensino Superior alcançou o objetivo máximo daquilo que se espera de uma avaliação institucional, que seja totalmente imparcial, descompromissada, absolutamente democrática e geradora de autonomia institucional é algo que ainda cumpre discutir, tendo em vista a persistência de algumas práticas compulsórias e premiadoras, resquícios de um estigma que o Provão cunhou de maneira sintomática no ideário recente da sociedade brasileira como um todo”. SILVA (2006) Disponível em

A maior instituição educacional particular do Brasil “Percebemos claramente que o bem público, historicamente, vem sendo subvertido em seus princípios e dimensões, caracterizando uma agenda de reformulações das políticas públicas e, particularmente, das políticas de educação superior no mundo, deteriorando a identidade e autonomia das instituições. Nesse ambiente, a avaliação institucional por mais que os seus instrumentos propiciem uma abertura mais democrática é preciso considerar o atual papel bastante influenciado e influenciável”.

A maior instituição educacional particular do Brasil “O que deveria ser um projeto educativo que visasse o aprimoramento das instituições por meio principalmente da oportunidade de um auto diagnóstico de suas estruturas e propostas, valorizando as semelhanças peculiares entre as instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, como forma de resgatar e dar continuidade ao processo de democratização, autoconsciência e consciência coletiva, na verdade, vem sendo implementadas com valores pouco democráticos, mas bastante reguladores, conservadores e ortodoxos, instituídos dentro do ordenamento jurídico dos Estados Nacionais, configurando uma influência contundente das políticas de mercado”.