NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André.
Advertisements

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA As mudanças na estrutura organizacional existem para satisfazer a necessidades,
Estrutura Organizacional
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Estrutura e comportamento organizacional Trabalho realizado por: Anabela Magalhães n º 2 Carminda Ribeiro nº3 Elvira Rodrigues nº6 Juelma Ambr ó sio n.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
Projeto de Lei nº 8084/2014 Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 2015.
O Projeto Político Pedagógico é...
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
GRÁFICOS Os gráficos se constituem em um dos mais importantes recursos técnicos a que as empresas podem recorrer para atuar dentro das concepções da.
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
PROCESSOS QUE ORGANIZAM E GERENCIAM A EQUIPE DO PROJETO.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Aula 02: Design das Posições Individuais
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
© 2006 by Pearson Education FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O SISTEMA ORGANIZACIONAL 15 CAPÍTULO PARTE IV.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Psicologia aplicada ao trabalho
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Fundamentos da Administração
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
 MISSÃO “Educar gerações, atuar na comunidade com responsabilidade social e influir no desenvolvimento nacional, valorizando a ética, a cidadania,
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
RESPONSABILIDADES PELO SISTEMA CONTROLE INTERNO CONTROLE INTERNO Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Teoria da Burocracia.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) ORGANIZAÇÃO e GERENCIA # CONCEITO: Função administrativa que se incube do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa; #GERENCIA: Termo sinônimo de administração, aparece no início do capitalismo industrial com o trabalho cooperativo. # Baseia-se na concepção, no planejamento e no controle que passam a constituir atividades distintas da execução.

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Estilos gerenciais o situacional e o burocrático ( de acordo com o planejamento,organização, liderança e controle). No Burocrático, cada uma destas práticas administrativas é mais detalhada, formalizada, com controles abrangentes. No estilo Situacional, as características das práticas administrativas variam em função das tarefas.

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Processo administrativo/organização: # Organização do trabalho; # Definição de funções e cargos; # Estabelecer normas e padrões;

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Processo Administrativo: ORGANIZAÇÃO PRÍNCIPIOS DA ORGANIZAÇÃO: # Princípio da Especialização Divisão do trabalho; Provoca especialização das pessoas de acordo com suas especialidades; # Princípio da Definição Funcional Demonstrar a posição de cada pessoa dentro da estrutura organizacional da empresa; # Princípio da Paridade da Autoridade e Responsabilidade Responsabilidades atribuídos a cada pessoa ou órgão; Evitar excesso de responsabilidade sem necessidade;

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) ORGANIZAÇÃO: # PRINCÍPIO ESCALAR Cada pessoa deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui autoridade; # PRINCÍPIO DAS FUNÇÕES DE LINHA E DE STAFF Funções de linha: Trabalham diretamente para alcançar os objetivos principais da empresa; Funções de Staff: Servem para assessorar e apoiar os órgãos de linha no alcance daqueles objetivos.

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Estrutura organizacional Maneira pela qual órgãos e cargos estão distribuídos nos diversos níveis hierárquicos e nos diversos departamentos da empresa, é representada graficamente através do organograma. Organograma # Representa a estrutura formal da empresa; # Pode ser horizontal ou vertical;

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) gestor Coordenador RH Departamento pessoal Educ. continuada Coordenador de setores Supervisor de andar

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO Normatização das Organizações: Regimento Documento que possibilita a definição de papéis e atribuições estabelecidas pela administração superior. Normas Técnicas, padrões ou métodos costumeiros para conduzir e guiar a vasta complexidade de funções. Rotinas Descrição sistemática de passos a serem dados para a realização das ações componentes de uma atividade. Manual É um guia, um orientador escrito, que traz instruções gerais e específicas do funcionamento do serviço, é um instrumento básico para uma boa organização e indispensável em qualquer serviço.

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Mudança na prática de saúde Superar os fatores que ocasionam o baixo desempenho ( falta de recursos: materiais, pessoais, baixa habilidade técnica). Determinar através da gerência: Planejamento, coordenação, direção e controle.

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Trabalhar formando a idéia de equipe de saúde, repensando o papel de cada profissional. Trabalhar a lógica das organizações onde ainda prevalece o interesse da burocracia em prejuízo de clientela.

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerente/enfermeiro Deve ter conhecimentos e habilidades nas dimensões técnica, administrativa e psicossocial. Deve mobilizar e comprometer seus funcionários na organização e produção dos serviços de saúde.

NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) O gerente, precisa ser identificado como uma pessoa de decisão, que exerce seu papel de compromisso nas informações, de autonomia e de um referencial. Compreendendo o modelo assistencial e da questão da descentralização.