Bruna Ferraz Souza e Carla Silvestre. A proposta apresentada aqui é a do casamento da Informática e da Educação. O significado de educar se transforma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Advertisements

Gerenciamento de Sala de Aula
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
TABLET EDUCACIONAL - MEC. MÓDULO II  Apresentação do Tablet  Utilização do Tablet na educação - Discussão  Recursos Pedagógicos.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Aluna: Tatiana Olicio Orientadora: Ms. Juliene Silva Vasconcelos Uberlândia /2010 UNIMINAS Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais em Laboratório.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
AVALIAÇÃO POR ONDE COMEÇAR !. REFLEXÃO SOBRE AVALIAÇÃO.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
APRESENTAÇÃO EMPRESARIAL NKX NETWOKS LTDA ME QUEM SOMOS? Uma empresa que visa atender seu cliente com excelência e preço justo, centralizando todos os.
Afinal, pra que serve a Escola? E o quê é a tecnologia? Profº Ueliton Lemos 1 Uma reflexão filosófica acerca da tecnologia e Educação.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO AMANDINA Professor: Claudemir Foratini de Oliveira Publico Alvo: 6º Ano A-E.F.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Tecnologia Educacional: "Inserção Digital" Objetivo: Demonstrar aos PCs as ferramentas digitais existentes no seu âmbito de trabalho, caracterizando suas.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

Bruna Ferraz Souza e Carla Silvestre

A proposta apresentada aqui é a do casamento da Informática e da Educação. O significado de educar se transforma de acordo com as mudanças sociais que ocorrem na vida em sociedade. Sugestão de uma boa forma de iniciar um curso é voltar os olhos da Educação para os problemas humanos e sociais da sociedade.

A tecnologia da Informática surgiu, primeiramente, com o intuito de fazer cálculos. Atualmente é usada para tudo. Surgiu com o objetivo de fazer cálculos e evoluiu tanto que hoje é utilizada para diversos setores da economia e para pesquisas, troca de informações e etc. A tecnologia e a hipertextualização geraram novas categorias cognitivas e novos conceitos de exercício da política educacional.

A tecnologia nos cria novas formas de percepção, conhecimento, memorização e comunicação mas também tem um efeito maléfico, nos deixa dependente, muitas vezes. Os educadores devem ter força para utilizarem-se da mídia e da tecnologia a seu favor, dando a estas um cunho educacional. Este cunho educacional deverá ser o da formação de valores da cidadania, da democracia, da ética e etc.

Os educadores para dominar a Informática e torná-la benéfica devem: 1) ter domínio das áreas do saber; 2) clareza dos problemas a serem resolvidos; 3) sabedoria para trabalhar em grupo; 4) desenvolver uma prática pedagógica reflexiva; e 5) multidisciplinariedade.

O modismo tecnológico mostra, claramente que a Informática traz benefícios enormes, como a comunicação instantânea, conhecimento e etc,mas deixa claro também o quanto estamos sendo dominados por ela. Não há que se falar em substituição de salas de aulas por redes de comunicação à distância,mas sim na integração dos dois.

Não podemos ainda dimensionar o quanto a tecnologia está influenciando nas relações humanas, percepção do mundo, conhecimento e da Educação. Devemos entender a tecnologia como mediadora de respostas aos nossos objetivos e não como forma exclusiva de aquisição de conhecimento.