PRS Manutenção Terceiros
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Terceiros Contratação –Árvore Decisão –Escopo Planejamento –Composição Horas (Padrão) –SSM e Medições –Avaliação Terceiros
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Árvore de Decisão da Terceirização Conduzir o trabalho internamente Reduzir a capacidade interna, usar contratadas Desenvolver a capacidade e conduzir o trabalho internamente* Usar contratadas Desenvolver a habilidade e conduzir o trabalho internamente* Reduzir a capacidade interna, usar contratadas Desenvolver a capacidade e a habilidade, conduzir o trabalho internamente* Usar contratadas O custo total da contratada é mais alto do que o custo de mão-de-obra interna? O custo total das contratadas é mais alto do que internamente? O custo total das contratadas é maior do que internamente? O nível de habilidade interna é suficiente para fazer a tarefa? A capacidade está disponível internamente? (conhecimento técnico, qualidade e habilidade de planejamento) Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não *Desenvolver a habilidade internamente é geralmente uma discussão estratégica fundamental que envolve aspectos adicionais Capacidade Preço Ação Habilidade Considerar a relevância estratégica de conhecimento técnico!
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Terceirização vs. Serviços Internos Terceirização Execução Interna Contras Prós A própria equipe tem conhecimento técnico específico da planta, e não precisa de quaisquer instruções Tempos de reação mais rápidos, flexíveis A própria equipe tem maior motivação A equipe pode ser usada de acordo com as habilidades que tem Desenvolvimento de conhecimento técnico Transparência de Custos Custos fixos mesmo se a utilização da capacidade for baixa Altos custos para conhecimentos técnicos especiais e recursos operacionais especiais que raramente são necessários Custos de Treinamento Nenhum acesso à conhecimento técnico externo Redução de custos fixos Redução da necessidade de manter oficinas de produção disponíveis Otimização da própria capacidade (ajudar a cobrir picos) Utilização de conhecimento técnico específico dos fabricantes de equipamentos, e de fornecedores de serviços especializados Utilização de equipamentos e instrumentos especializados Gastos no monitoramento e coordenação de fornecedores de serviços Tempo de reação mais longo devido às maiores distâncias Perigo de dependência de fornecedores de serviços Perda de conhecimento técnico chave Tarefas não são definíveis de maneira orientada em resultados Improvização de mão de obra especializada
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Escopos Padrões para os serviços Facilidade na renovações de contrato e concorrência Contratação Escopo Exemplo
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Planejamento Composição Custos Hora
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Planejamento Padrão Horas Serviço Levantamento realizado em 1992~1994 –Exemplo: Padrões para trabalhos em Reatores
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Planejamento SSM e Medições Solicitação Serviços de Manutenção (SSM) –Verificação das Horas Padrão e Horas Orçadas pelos Terceiros Medições –Resumo quinzenal dos serviços
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros AVALIADORO&M Planejamento Avaliação Envia Avaliação e Matriz (até dia 05) Foram realizados com o terceiro para poder avaliar ? Checar quais terceiros avaliar Completa Avaliação Indica no Formulário e não Avalia Envia Formulário Preenchido (até dia 15) Completa Relatório Existe Nota baixa ou Comentários ? Fim Feedback c/ Terceiro e Supervisores Ação / Acordo para evitar nova ocorrência com Terceiro Fim (antes de fechar o mês) S S N N
PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Formulário Avaliação ITEMCRITÉRIO SEGURANÇAS/N QUALIDADE1 ~ 5 ACOMPANHAMENTOS/N FERRAMENTAS1 ~ 5 PRAZOS/N RETRABALHOS/N LIMPEZA1 ~ 5 APRESENTAÇÃO1 ~ 5 SATISFAÇÃO1 ~ 5