Oficina Reações Químicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Advertisements

O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
CURSO DE REDAÇÃO Professora Priscila Germosgeschi 2015 Tema : O esporte é, de fato, prioridade no Brasil? Confetes e Brilhantina “Mente sã em corpo são”.
Desenvolvimento na Aplicação do Padrão de Argumentação de Toulmin (TAP) no Estudo do Discurso em Aula de Ciências Dirceu D. Dias de Souza Miriam Possar.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Pesquisa Social.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Introdução a Pesquisa Científica
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Trabalhos Científicos Trabalhos científicos MONOGRAFIA ARTIGO CIENTÍFICO TESE DISSERTAÇÃO RESENHA CRÍTICA.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ALUNAS: SUYNARA CAMPOS JAQUELINE JORGE E TAMIRES CAMPOS.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Fundamentos da Administração
Marcelo Correa. Uma história  Charles Darwin (1809 – 1882), em uma de suas experiências, observou repetidas vezes que as plantas crescem em direção à.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Rio Claro. Instituto de Biociências - Departamento de.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Oficina Reações Químicas

É possível produzir transformações em líquidos? Que transformações podem ser obtidas quando se misturam os líquidos A, B, C e D (sempre dois a dois)?

Material Estante para tubos de ensaio Tubos de ensaio Frascos com os líquidos A, B, C e D

Procedimento Organizar o material sobre a mesa Planejar em que ordem serão feitos os testes Organizar como serão feitos os registros Observar e registrar os resultados obtidos Comunicar os resultados para os demais grupos Limpar e organizar o material utilizado

ATIVIDADES PRÁTICAS e ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO Aula 8 23/abril/2012

É importante incluir atividades práticas no planejamento? Por que? Motivação e interesse Compreensão e ilustração de conceitos Aprendizagem de diferentes tipos de conteúdos Conceituais Procedimentais Atitudinais Contato com práticas e objetos próprios das ciências Valorização do trabalho investigativo

Um exemplo: um copo d’água Onde existe água? Existe água fora do copo? De onde vem a água que forma as gotinhas do lado de fora do copo? Elas demoraram a aparecer? Como se explica seu aparecimento?

Hipóteses explicativas Deixar que os alunos manifestem suas hipóteses e considerá-las Sugerir atividades experimentais para testar as hipóteses explicativas Prosseguir na investigação dando atenção às novas questões e às novas hipóteses que se colocam

Recomendações ao professor Incentivar os alunos a formular hipóteses explicativas Auxiliar na elaboração das hipóteses e dos experimentos para testá-las Possibilitar a comprovação experimental das hipóteses dos alunos Colaborar nas discussões e ajudar o aluno a perceber as razões dos procedimentos

As atividades práticas podem ser de diferentes tipos, como por exemplo: Demonstrações práticas Experimentos ilustrativos Experimentos descritivos Experimentos investigativos

Demonstrações práticas O aluno assiste sem poder intervir. Possibilita o contato com coisas novas. Seu sucesso depende do envolvimento intelectual do aluno. Não podem ser o único recurso.

Experimentos ilustrativos O aluno pode realizar ou manipular. Cumprem as mesmas finalidades das demonstrações - demonstrar, ilustrar, exemplificar.

Experimentos descritivos O aluno realiza, nem sempre com direção do professor. Aproximam-se das atividades investigativas, mas não implicam a realização de testes de hipóteses.

Experimentos investigativos Exigem grande atividade do aluno. Envolvem obrigatoriamente a discussão de idéias, elaboração de hipóteses explicativas e experimentos para testá-las. Possibilitam que o aluno percorra um ciclo investigativo, sem trabalhar nas áreas de fronteira do conhecimento.

Comparando diferentes tipos de atividades...

Demonstrações práticas e experiências ilustrativas Podem ser uma ligação entre a realidade e uma teoria abstrata. Podem possibilitar o contato com materiais, fatos ou fenômenos que os alunos teriam dificuldade de reconhecer de outra forma. Experimentos descritivos e investigativos Desenvolvem a autonomia dos alunos. Promovem a aprendizagem significativa pela mudança não só conceitual, mas também metodológica e atitudinal. Possibilitam a visão de ciência como uma interpretação do mundo, e não como um conjunto de respostas prontas e definidas.

Alguns aspectos fundamentais para a orientação de experimentos investigativos: Apresentar situações problemáticas abertas, com nível de dificuldade adequado. Favorecer a análise qualitativa das situações expostas.

Estabelecer a elaboração de hipótese como atividade central da investigação científica. Dar importância à elaboração de projetos e experimentos pelos alunos. Estabelecer uma análise rigorosa dos resultados à luz dos conhecimentos disponíveis.

Fazer considerações sobre as possíveis perspectivas e as relações entre ciência/tecnologia/sociedade e os estudos realizados. Buscar integração do estudo realizado para a construção de um corpo de conhecimentos coerente. Dar importância à elaboração de registros. Enfatizar a dimensão coletiva, favorecendo o trabalho cooperativo.