Oficina Reações Químicas
É possível produzir transformações em líquidos? Que transformações podem ser obtidas quando se misturam os líquidos A, B, C e D (sempre dois a dois)?
Material Estante para tubos de ensaio Tubos de ensaio Frascos com os líquidos A, B, C e D
Procedimento Organizar o material sobre a mesa Planejar em que ordem serão feitos os testes Organizar como serão feitos os registros Observar e registrar os resultados obtidos Comunicar os resultados para os demais grupos Limpar e organizar o material utilizado
ATIVIDADES PRÁTICAS e ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO Aula 8 23/abril/2012
É importante incluir atividades práticas no planejamento? Por que? Motivação e interesse Compreensão e ilustração de conceitos Aprendizagem de diferentes tipos de conteúdos Conceituais Procedimentais Atitudinais Contato com práticas e objetos próprios das ciências Valorização do trabalho investigativo
Um exemplo: um copo d’água Onde existe água? Existe água fora do copo? De onde vem a água que forma as gotinhas do lado de fora do copo? Elas demoraram a aparecer? Como se explica seu aparecimento?
Hipóteses explicativas Deixar que os alunos manifestem suas hipóteses e considerá-las Sugerir atividades experimentais para testar as hipóteses explicativas Prosseguir na investigação dando atenção às novas questões e às novas hipóteses que se colocam
Recomendações ao professor Incentivar os alunos a formular hipóteses explicativas Auxiliar na elaboração das hipóteses e dos experimentos para testá-las Possibilitar a comprovação experimental das hipóteses dos alunos Colaborar nas discussões e ajudar o aluno a perceber as razões dos procedimentos
As atividades práticas podem ser de diferentes tipos, como por exemplo: Demonstrações práticas Experimentos ilustrativos Experimentos descritivos Experimentos investigativos
Demonstrações práticas O aluno assiste sem poder intervir. Possibilita o contato com coisas novas. Seu sucesso depende do envolvimento intelectual do aluno. Não podem ser o único recurso.
Experimentos ilustrativos O aluno pode realizar ou manipular. Cumprem as mesmas finalidades das demonstrações - demonstrar, ilustrar, exemplificar.
Experimentos descritivos O aluno realiza, nem sempre com direção do professor. Aproximam-se das atividades investigativas, mas não implicam a realização de testes de hipóteses.
Experimentos investigativos Exigem grande atividade do aluno. Envolvem obrigatoriamente a discussão de idéias, elaboração de hipóteses explicativas e experimentos para testá-las. Possibilitam que o aluno percorra um ciclo investigativo, sem trabalhar nas áreas de fronteira do conhecimento.
Comparando diferentes tipos de atividades...
Demonstrações práticas e experiências ilustrativas Podem ser uma ligação entre a realidade e uma teoria abstrata. Podem possibilitar o contato com materiais, fatos ou fenômenos que os alunos teriam dificuldade de reconhecer de outra forma. Experimentos descritivos e investigativos Desenvolvem a autonomia dos alunos. Promovem a aprendizagem significativa pela mudança não só conceitual, mas também metodológica e atitudinal. Possibilitam a visão de ciência como uma interpretação do mundo, e não como um conjunto de respostas prontas e definidas.
Alguns aspectos fundamentais para a orientação de experimentos investigativos: Apresentar situações problemáticas abertas, com nível de dificuldade adequado. Favorecer a análise qualitativa das situações expostas.
Estabelecer a elaboração de hipótese como atividade central da investigação científica. Dar importância à elaboração de projetos e experimentos pelos alunos. Estabelecer uma análise rigorosa dos resultados à luz dos conhecimentos disponíveis.
Fazer considerações sobre as possíveis perspectivas e as relações entre ciência/tecnologia/sociedade e os estudos realizados. Buscar integração do estudo realizado para a construção de um corpo de conhecimentos coerente. Dar importância à elaboração de registros. Enfatizar a dimensão coletiva, favorecendo o trabalho cooperativo.