RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
GRUPO DE TRABALHO PARA COOPERAÇÃO EM SITUAÇÕES CLIMÁTICAS EXTREMAS.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Fundamentos da Administração
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
Cincinato Marques de Souza Junior
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
CONSULTOR: Fernando Assanti COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIÚ.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Atividades da Secretaria Executiva da Biblioteca Virtual em Saúde Pública
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Comissão Permanente de Capacitação Proposta de Trabalho
Transcrição da apresentação:

RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica. O objeto de troca pode ser informação, bens, recursos, experiências.

REDES Espaços de compartilhamento também de responsabilidade, a partir da identificação de valores e interesses comuns, que podem mudar de acordo com o contexto geral ou individual dos elos e as novas configurações da rede. O TEMPO DAS REDES Por definição, as redes vão sendo tecidas em partes, e a velocidade e a direção desse ‘crescimento’ são determinadas no seu próprio processo de construção.

1.ReconhecerReconhecer que o outro existe Aceitação 2. ConhecerConhecer o que o outro é ou faz Interesse 3. ColaborarPrestar ajuda esporádica Reciprocidade 4. CooperarCompartilhar atividades e/ou recursos Solidariedade 5. Associar-seCompartilhar objetivos e projetos confiança NÍVELAÇÃOVALOR 5 NÍVEIS PARA SE CONSTRUIR UMA REDE (ROVERE, 1997)

RET-SUS Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS). Tem por finalidade o fortalecimento mútuo das instituições que compõem a rede e a produção de conhecimento na área de educação de técnicos em saúde. Foi criada pelo Ministério da Saúde por meio da portaria nº 1.298, de 28 de novembro de 2000.

Em julho de 2010, a EPSJV retomou as atividades de Secretaria, dessa vez concentrando-se na área executiva de comunicação da Rede. Sua estrutura de gestão previu uma Comissão Geral de Coordenação e uma Secretaria Técnica.

COMISSÃO GERAL DE COORDENAÇÃO É responsável pela condução político- administrativa da RET-SUS. É constituída por 5 representantes das ETSUS, um de cada região brasileira, e por representantes do Conass, do Conasems e da Opas/Representação do Brasil. O presidente da Comissão é o Coordenador de Ações Técnicas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/SGTES/MS).

SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO DA RET-SUS É um elo da rede e sua base material, técnica e organizacional. Tem o papel de criar meios para facilitar a ARTICULAÇÃO e MOBILIZAÇÃO dos elos.

INSTRUMENTOS DA REDE 1-Revista RET-SUS Veículo de informação sobre os elos da rede (ETSUS e Ministério da Saúde) e aprofundamento de temas gerais e específicos que instrumentalizem as escolas para seus diversos papéis, tendo como foco as três áreas de concentração da RET-SUS: saúde, educação e trabalho.

TEM COMO OBJETIVOS: Divulgar informações sobre as ETSUS e sobre a política de educação na saúde Divulgar experiências, trabalhos, produção, problemas e processos de uma escola para outra, fomentando o debate e a troca Registrar eventos promovidos pelas escolas, pelo Ministério da Saúde ou por atores externos à rede que tenham relação com o tema da educação profissional em saúde Apresentar e aprofundar jornalisticamente temas que subsidiem o trabalho das ETSUS nos seus mais diversos espaços, fomentando a discussão.

INSTRUMENTOS DA REDE 2-Site RET-SUS Veículo com dois objetivos principais: ser referência para as ETSUS na pesquisa sobre educação profissional em saúde e educação na saúde, seja reunindo documentos e conteúdos (políticas, trabalhos, legislação, debates), seja indicando os caminhos (BVS, etc) divulgar notícias mais rápidas (notas sobre as escolas; eventos; novas políticas; trabalhos e lançamentos de livros, programas ou cursos etc)

INSTRUMENTOS 3- Boletim eletrônico enviado semanalmente para mala direta das ETSUS (incluindo os professores), anunciando as notícias do site e da próxima edição da revista, bem como informações de interesse das escolas, como abertura de cursos, lançamento de programas de governo etc.