Estresse e situações de risco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Advertisements

PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
FORUM SAÚDE Qualidade de Vida e Fadiga Institucional
ESTRESSE.
STRESS.
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
STRESS: A TENSÃO DA VIDA.
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
Capítulo 13 Estresse, conflito e negociação
STRESS E TRABALHO.
Burnout.
ESTRESSE Etienne Grandjean. ESTRESSE O que é estresse? Estresse é a reação do organismo a uma situação ameaçadora. Os estressores ( ou agentes estressantes)
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.  Algo que provoca um desarranjo, uma desordem na área psíquica do indivíduo, são distúrbios relacionados a uma resposta.
Síndromes Dolorosas Psicofisiológicas Wesley Campos de Oliveira.
HISTÓRICO Metade do século XIX medicina romântica Metade do século XIX medicina romântica doença desequilíbrio não natural. doença desequilíbrio não natural.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
SAÚDE MENTAL GUARDA CIVIL MUNICIPAL Carolina de Moura Grando CRP 06/ SINDSEP.
Caracterização da insalubridade Para caracterizar a insalubridade basta que o trabalhador esteja exposto a agente ambiental (nocivo à saúde) e que tal.
O QUE É QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ? I MPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE QVT Empregados Satisfação no trabalho e impulsionadores de auto- estima, contribuindo.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Análise e qualificação de funções  Posto de Trabalho - Conjunto de tarefas com exigências (aptidões, responsabilidades, esforços e condições de trabalho),
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
→ O PAPEL DAS RELAÇÕES PRECOCES NO TORNAR-SE HUMANO
Seguro Vida AD. Proteção para os seus colaboradores e benefícios para sua empresa.
“TRABALHO EM CONDIÇÕES DEGRADANTES”
Vibrações ocupacionais
Economia e Gestão da Saúde
REPERCUSSÕES DO ESTRESSE NO ORGANISMO HUMANO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Plano de Carreira e Planejamento de Carreira
Estratégia Mercadológica
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Pulsão e Destino das Pulsões
Qualidade de Vida no Trabalho
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Saúde Mental e Trabalho
O ESTRESSE ENTRE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O ENFRENTEMANTO DA INFLUENZA A (VÍRUS H1N1)
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR. O ambiente de trabalho contribui para a saúde física e o bem estar emocional dos funcionários. Pode ser de maneira positiva.
Oficina de Proteção Infantil
Definição de Suicídio Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem.
Fisiologia do Relaxamento
DESPERSONALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO PESSOAL
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Professores estressados
Curso Técnico em Agroecologia
APRENDA A ENFRENTAR A DEPRESSÃO.
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL PIB EM CARMO “ Elevar o Risco na tentativa de chamar a atenção das pessoas para a Fé em Cristo” “ Repensar como treinamos pessoas.
OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
EMOÇÃO -Fenômeno visceral; -Fenômeno psicossomático; -Parte de um fato, de uma vivência que desencadeia alterações orgânicas, viscerais e que também se.
Comportamento Organizacional
Avaliação continuada.
Aula 4.1.
Transtornos psicofisiológicos
Administração de Cargos e Salários
Psicopatologia I1 Abuso de Substância. Psicopatologia I2 Critérios para Abuso de Substância A categoria Abuso de Substância não se aplica à nicotina e.
PROF. Cesar André Zavarize
Educação para o trabalho
Diabetes.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Transcrição da apresentação:

Estresse e situações de risco

Indícios do problema Os índices de estresse da atividade policial alarmam. Dos 983 policiais militares de batalhões operacionais que participaram da pesquisa, metade (50,85%) apresentava sintomas psicossomáticos de estresse. (Porto Alegre) Constatou-se a existência de importantes níveis de estresse entre os membros da Corporação, que decorrem de uma elevada insatisfação em relação à Instituição. (Minas)

Psicólogos acompanharam PMs durante seqüestro do lotação A psicóloga explica que o cansaço físico foi o maior problema enfrentado pelos participantes da megaoperação, que mobilizou 119 policiais militares.

Estresse e alcoolismo USO DE ÁLCOOL ENTRE OFICIAIS (Porto Alegre) Pesquisa com 185 oficiais Alcoolistas: 10,27% Bebedores-problema (apresentam risco de se tornarem alcoolistas): 4,32% Não-alcoolistas: 85,4% USO DE ÁLCOOL ENTRE PRAÇAS Pesquisa com 561 soldados, cabos e sargentos do efetivo Alcoolistas: 25,13% Bebedores-problema: 7,66% Não-alcoolistas: 67,20% “Profissões que lidam com uma carga maior de estresse vulnerabilizam esses profissionais para o alcoolismo. É o caso de pessoas ligadas a segurança (policiais), médicos, jornalistas, coveiros”. Sérgio de Paula Ramos, psiquiatra e psicanalista.

Mas o que é mesmo estresse?

conceito Estresse pode ser físico, psicológico ou social. Compreende um conjunto de reações e estímulos que causam distúrbios no equilíbrio do organismo, frequentemente com efeitos danosos.

conceito Conjunto de reações que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação. Esforço adicional.

Síndrome geral de adaptação Quando um animal é submetido a estímulos agudos ameaçadores da homeostase, inclusive medo, fome, dor e raiva, apresenta uma reação em que se prepara para a luta ou para a fuga.

Síndrome geral de adaptação 1º) Reação de Alarme; 2º) Fase de Resistência; 3º) Esgotamento  ulceras, hipertensão, artrites, lesões no miocárdio...

esgotamento Quando os estímulos estressores continuam a agir, a resposta fisiológica se mantém, mas com duas características: a) diminuição da amplitude e b) antecipação das respostas.

adaptação “O ser humano é capaz de adaptar-se ao meio ambiente desfavorável, mas esta adaptação não ocorre impunemente” (Levi) As doenças de adaptação são consequências do excesso de hostilidade ou de excesso de reações de submissão (Seyle).

Estresse psicológico Foram encontrados alterações hormonais em indivíduos em situação de competição ou simulação de risco. O Policial submetido ao estresse físico e emocional de um confronto armado ou de uma situação de risco, está sujeito a alterações fisiológicas que irão interferir, negativamente, em sua performance.

Aspectos psicossociais Estruturas alienantes Sensação de falta de poder, Insatisfação, Frustração. -Trabalho coercitivo, - sem criatividade, Falta de controle sobre o processo, - Tarefas chatas, - Duração arbitraria, - Relações de trabalho fragmentadas e competitivas. Modo de organização e condições do trabalho

Mecanismos de enfrentamento Coping. Conjunto de mecanismos que o organismo lança mão em reação aos agentes do estresse, representando a forma como cada pessoa avalia e lida com estas agressões.

Fatores estressores Fatores estressores Consequência Possibilidades de enfrentamento Tiroteio Desgaste emocional Treinamento Baixos salários Depressão, busca de atividades diversas Reajuste salarial Excesso de trabalho Baixa auto-estima, baixa produtividade, desgaste físico e psicológico Escala justa de trabalho Ausência de reconhecimento Desmotivação, falta de interesse p/ trabalho Estratégias motivacionais Distanciamento da família Incerteza de ascensão profissional

Fatores estressores Fatores estressores Consequência Possibilidades de enfrentamento Falta de apoio jurídico Conflito de papéis Falta de definição de c/h de trabalho Corrupção Redução de salários após à aposentadoria

Fatores estressores Consequência Possibilidades de enfrentamento Falta de condições de trabalho Relações interpessoais no trabalho Perseguição

Avaliação das fontes de pressão no trabalho, pesquisa Carga de Trabalho 4,0 Inter-Relacionamento 4,6 Equilíbrio entre vida pessoal e profissional 3,4 Papel Gerencial Responsabilidade Pessoal 3,6 Exigências do ambiente trabalho Falta de Possibilidade de Crescimento 3,9 Ambiente e Clima Organizacional

Qualidade de vida