1 DISCIPLINA –ADMINISTRAÇÃO I I Profa. Chana Vasco.

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Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA –ADMINISTRAÇÃO I I Profa. Chana Vasco

Capítulo 3 - PLT 137 Empreendedorismo José Carlos de Assis Dornelas

Avaliando oportunidades de negócios

O que são ideias vencedoras? Por que você considera esta uma boa ideia?

MITO: É PRECISO TER UMA IDEIA ÚNICA PARA EMPREENDER E SER BEM- SUCEDIDO

Qual a diferença entre ideias e oportunidades? Há relação entre as duas?

Equipe Timmons Model Oportunidade Recursos

Opportunity Resources Oportunidade Market demand Market structure & size Margin analysis

Oportunidade Market demand –Você pode definir especificamente quem é seu cliente? –Este cliente é acessível/você pode chegar até ele? –O potencial de crescimento é alto (ex.: > 20% anual)? –O mercado é durável? –O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo (< 1 ano)?

Opportunity Resources Opportunity Market structure & size –O mercado está crescendo, é novo, fragmentado, como está estruturado? –Quais são as barreiras de entrada? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? –Qual é o tamanho do mercado em R$ e o potencial para se conseguir um bom market share? Oportunidade

Opportunity Resources Margin analysis –A margem bruta é considerável (ex.: > 40%)? –Quanto é preciso de capital? –O breakeven pode ser atingido no curto prazo (ex.: < 2 anos)? Oportunidade

Opportunity Resources Equipe O líder (empreendedor) –proativo, íntegro, “vendedor”, “fazedor”, carismático... –O time: experiente, focado, obsessão por oportunidades, toma riscos calculados, perfis complementares...

Opportunity Resources Recursos 3 tipos –pessoas –coisas (tangíveis e não tangíveis) –$$ Prioridade às necessidades críticas Controlar X Possuir – “Nunca compre o que você pode alugar. Nunca alugue o que você pode pegar emprestado” (dito americano)

Checklist de oportunidade (Questões críticas) Existe um problema para ser resolvido? Existe um produto ou serviço que solucionará este problema? Nós podemos identificar com clareza os clientes potenciais? Nós podemos efetivamente implantar uma estratégia de mkt/vendas que seja exequível? (custo/retorno) A janela da oportunidade está aberta?

O mandamento da análise de oportunidades de negócio PENSE “Resolva um problema”

E na internet? Há semelhanças? Diferenças? Discussão em grupos a partir do Capítulo 4 (p. 76 a 84 do PLT 137)

Qual o negócio o seu grupo vai construir ao longo do semestre? “Tororó de pitacos”