Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdo Local no ambiente regulatório de E&P. Regras de Conteúdo Local nas Rodadas de Licitações Rodada.
Advertisements

Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Julho Joana dos Guimarães Júlio Faceira Guedes “ Certificação e acreditação dos Sistemas de Gestão de IDI”
Controlo da Estratégia.  Estratégias - forward looking e baseadas em pressupostos  Controlo – resultados reais vs. esperados/standard  Necessidades.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
PLANEJAMENTO DE AUDITORIA. PLANEJAMENTO DA AUDITORIA Passos na Aceitação de um Processo de Auditoria: Avaliação da Integridade da Administração Identificação.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Passo a Passo para a Acreditação no Sistema Nacional de Acreditação
Organização e Análise de Projectos
AUDITORES DA SEGURANÇA
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
Relatório de auto-avaliação
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Processo de Auto-avaliação
SANASA em números Índice de cobertura: Sede Administrativa
Elementos chaves/ Aplicação:
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
AUDITORIA.
Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Definição da Estratégia Organizacional
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
PROCUREMENT Sinuê Aliram
Relatório de auto-avaliação
Aprendizagem do Século XXI
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Processo de Auto-avaliação
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
BENCHMARKING.
Relatório de auto-avaliação
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
AUDITORIA AMBIENTAL RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA 2017 Auditoria Nº ER001/17 1.
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Treinamento.
Carlos Ribeiro, Evanilton Pires e Margarida Ventura ISP Tundavala
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
ISO 9000.
Auditoria Interna Operacional Imagens. PLANEJAMENTO DA AUDITORIA OPERACIONAL. A base para o Planejamento da Auditoria Operacional passa pela análise.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
CICLO DE CONFERÊNCIAS EPUL
Execução e Controle
MBA em Gestão de Projetos
Cargo: Analista de Contratos Sênior (29002)
 O que é o Arquivo?   O arquivo trata-se de um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização ou por um indivíduo, que os mantém.
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
Certificação Energética de Edifícios
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
MESA 2 SÃO VICENTE. MESA 2 SÃO VICENTE PFM-RF e Planejamento Estratégico A ferramenta pode ser um recurso adicional no processo de planificação estratégica.
52º Congresso Nacional da ABIPEM
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Módulo V Etapas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA): política ambiental, planejamento, implementação e operação, verificação.
Transcrição da apresentação:

Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação de responsabilidades; Aumento do envolvimento dos colaboradores; Eliminação de falhas; Reduções nos prazos de entrega; Decréscimo na quantidade de desperdícios; Decréscimo de não conformidades; Redução de custos.

Certificação e Auditorias Benefícios externos: Aumento da confiança dos clientes; Melhoria da imagem da empresa; Vantagem competitiva da empresa; Base universal para o estabelecimento e desenvolvimento dos sistemas da qualidade nas organizações; Linguagem comum entre clientes e fornecedores; Incentivos monetários; Preferência em concursos públicos; Preferência das empresas públicas.

Certificação e Auditorias Candidatura Análise da documentação Auditoria inicial Acções correctivas Emissão do certificado Decisão positiva? Auditoria de seguimento Etapas do processo de certificação

Certificação e Auditorias Apresentação da candidatura: Encontram-se reunidas as condições mínimas necessárias para avançar com a auditoria de concessão? Existem diferenças substantivas de perspectiva entre empresa e entidade certificadora? A entidade certificadora dispõe de competência técnica disponível para a realização da auditoria?

Certificação e Auditorias Plano de auditorias: A empresa deve esclarecer: Quem é a organização; O que faz; Como está organizada; Mercado em que actua; Âmbito da certificação pretendida.

Certificação e Auditorias Plano de auditorias: A execução implica: Realização de entrevistas; Análise de documentos e registos:  Contratos;  Registos;  Processos e pontos de controlo;  Plano de inspecção e ensaios;  Dispositivos de medida existentes;  Fornecedores;  Inspecção de recepção de matérias primas. Visita aos vários locais; Observação de actividades e processos.

Certificação e Auditorias Entidades promotoras: Auditorias de 1ª parte:  Realizadas por iniciativa da empresa. Auditorias de 2ª parte:  Realizadas por clientes e potenciais clientes. Auditorias de 3ª parte:  Realizadas por organismos certificadores.

Certificação e Auditorias 1ª Parte2ª Parte3ª Parte InternasExternasConcessão DiagnósticoSuplementaresSeguimento SuplementaresSeguimentoAcompanhamento Relacionadas com aspectos contratuais Extensão Renovação

Certificação e Auditorias Tipos de auditorias (entidades promotoras): Internas (1ª parte):  Realizadas por iniciativa da empresa com vista a avaliar o seu próprio sistema. De diagnóstico (1ª parte):  Realizadas também pela própria empresa, com vista a definir planos de acções de melhoria com objectivos específicos e alargados que os inerentes ao normal funcionamento do sistema. Externas (2ª/3ª parte):  Realizadas por iniciativa de entidades externas, com o objectivo de verificar o grau de cumprimento dos requisitos da qualidade. Suplementares (1ª /2ª/3ª parte):  Realizadas quando se verificam alterações significativas nos respectivos sistemas.

Certificação e Auditorias Tipos de auditorias (actividades a auditar): Sistema:  Avaliar a eficácia de cada um sos elementos dos sistemas, quanto à sua adequabilidade e aplicação. Processo:  Avaliar a eficácia dos elementos de um processo, quanto ao conhecimento, cumprimento e adequabilidade dos métodos específicos de produção e fornecimento do produto ou serviço. Produto ou Serviço:  Avaliar quantitativamente a conformidade de um produto ou serviço com as características que lhe são exigidas.

Certificação e Auditorias Elementos do plano da auditoria: Objectivos e âmbito; Identificação dos responsáveis; Identificação dos documentos de referência; Identificação dos elementos da equipa auditora; Língua da auditoria e do relatório; Datas e locais de realização; Identificação das unidades orgânicas a serem auditadas; Calendário e tempo estimado; Requisitos especiais de confidencialidade; Documentos a serem retidos; Conteúdo, formato e tipo de relatório; Lista de distribuição do relatório.

Certificação e Auditorias Documentos de base: Manual da qualidade; Relatórios de auditorias anteriores; Relatórios de inspecção; Descrição das funções dos colaboradores; Outros documentos que permitam o conhecimento da área a auditar; Fluxogramas dos processos e actividades a auditar.

Certificação e Auditorias Realização da auditoria: Reunição prévia:  Estabelecer/verificar/rever o plano da auditoria;  Rever os objectivos e âmbito;  Apresentação dos auditores e principais responsáveis da empresa;  Explicação dos métodos da equipa auditora;  Confirmar a disponibilidade das pessoas e equipamentos. Metodologias de suporte:  Verificar a disponibilidade de procedimentos e documentos;  Constatar a conformidade das práticas com o descrito;  Avaliar o conhecimento dos procedimentos por parte do pessoal que os utiliza;  Identificar e registar as não conformidades;  Avaliar a eficácia dos procedimentos estabelecidos.

Certificação e Auditorias Realização da auditoria (II): Reunição pós-auditoria:  Apresentar as conclusões da auditoria;  Focar a atenção das áreas auditadas para o significado das constatações e para a necessidade de acções correctivas;  Dar à empresa a oportunidade para explicar informações discrepantes;  Demonstrar a validade das constatações efectuadas. Relatório da auditoria:  Listas de comprovação;  Identificação da equipa auditora e datas de realização;  Identificação dos elementos de referência;  Registo das não conformidades;  Sugestões de melhoria;  Lista de distribuição do relatório.

Certificação e Auditorias Aspectos Auditoria Interna Auditoria do Cliente Auditoria de Avaliação Inicial do Fornecedor Organismo de Certificação A Equipa Auditora deve ser acompanhada pelo representante da gestão da entidade auditada NãoSim Deve ser utilizado o relatório de “avaliação” NãoSim O relatório da auditoria deve ser emitido para a entidade promotora Sim As áreas com não conformidades devem ser re- auditadas, após implementação das acções correctivas Não Devem existir listas de comprovação Deve existir consenso entre os auditores e as entidades auditadas Sim Deve existir uma reunião formal posterior à auditoria Sim