ESCOLA QUE POSSUI GRÊMIO ATIVO 2016 Anos Iniciais: 24 Fundamental e Médio: 55 Escolas sem Grêmio: 8 Total: 87 Pesquisa realizada em maio e jun/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Professor Mediador Escolar e Comunitário. LÍNK DISPONÍVEL:
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
REUNIÃO DE TRABALHO PROFESSOR INTERLOCUTOR GRÊMIO ESTUDANTIL 2017
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Base Nacional Comum Curricular
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Minha terra encanta o mundo inteiro
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Informações importantes
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
Coordenação: Vani Kenski
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Gerenciamento Produtivo de Reuniões
Curso - Avaliação e Aprendizagem
GRUPOS.
Senge Estudante/Jovem
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Gestão Democrática.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
Realizar Formação Continuada
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
É HORA DE PARTICIPAR.
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
GRÊMIOS ESTUDANTIS 2019.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
Visita Técnica A Visita Técnica é um mecanismo de interação entre a ETEC/Empresa, caracterizado pelo contato no local entre os alunos e o local visitado.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
MULTIPLICAÇÃO DAS ATIVIDADES
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Transcrição da apresentação:

ESCOLA QUE POSSUI GRÊMIO ATIVO 2016 Anos Iniciais: 24 Fundamental e Médio: 55 Escolas sem Grêmio: 8 Total: 87 Pesquisa realizada em maio e jun/2016

DESAFIOS DA GESTÃO DE UM GRÊMIO Vencemos as eleições, somos a nova gestão do grêmio. E agora? Temos que representar os estudantes da nossa escola, mas como fazemos isso? Teremos parceiros? Como conseguir a quadra para realizar campeonatos? Teremos permissão colocar som no intervalo? E para realizar debates com palestrantes? É possível trazer uma peça de teatro para a escola? Enfim, como elaborar e implementar nossos projetos?

Legislação A Lei de 4 de novembro de 1985 assegura a existência de grêmios estudantis e os define como “ entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas, esportivas e sociais “. O que isso significa?

Mas como representamos os estudantes de nossa escola? Como fazemos isso de forma autônoma? Criar canais de comunicação como: - Conversas informais; - Pesquisas com os alunos; - Caixa de sugestões; - Reuniões com representantes de classe * Importante que a gestão aja sempre de acordo com os interesses dos alunos.

Qual a diferença negociar e reivindicar? O objetivo das duas é o mesmo. Negociação: As partes conversam e tentam chegar a um entendimento sobre alguma polêmica. Exemplo: Realizar uma festa na escola. Reivindicação: Se aproxima mais de uma reclamação, e é a busca de algo que foi retirado. Exemplo o mesmo da festa. * Tanto a reivindicação quanto a negociação devem ser conduzidas por meio do diálogo.

Autonomia – significa, ao pé da letra, seguir suas próprias regras. No caso do grêmio, isso quer dizer quem vai as escolhas relacionadas ao grêmio é o próprio grêmio. Isso não impede a colaboração de professores, diretores, coordenadores com a gestão do grêmio. Quanto mais pessoas participando/apoiando maior é a chance de a mesma ter uma boa atuação.

De que forma fazemos tudo isso de forma autônoma? Suas escolhas sempre representando os estudantes e se orientar pelo Estatuto do Grêmio. Se sua gestão não conhece o Estatuto do Grêmio, procure a Direção da Escola, que é normalmente quem fica responsável por estes documentos. Caso não haja um Estatuto, a própria Direção pode ajudar a fazê-lo.

Mesmo sendo uma entidade autônoma podemos ter o apoio das outras pessoas? O grêmio não está sozinho na escola. Para que suas ações tenham um real alcance precisa ter apoio de outras pessoas que fazem parte da comunidade escolar. É com esse apoio que irá contribuir para promover uma escola melhor para todos. * O corpo docente deve entender o grêmio como um espaço importante de aprendizado e exercício de cidadania e deve dar suporte e incentivá-lo, auxiliando na realização de suas ações e fortalecendo o papel do grêmio na escola.

É importante trabalhar junto com a direção, Coordenadores e Professores, mas qual o papel de cada um? Primeiro passo estabelecer boa relação. Dica: - Convidar a Direção e a coordenação para uma reunião. - Apresentar as ideias e projetos do grêmio ( já solicitam um espaço para apresentar as propostas para os professores também ).

Como cada um deles/as podem nos ajudar? Direção – responsável por tudo que acontece na escola, deve estar a par de todas ações do grêmio. Pode ser uma parceria valiosa. Dica: Sugerimos que proponha quatro reuniões anuais com a Direção, pode ocorrer começo ( construir calendário de atividades) final do semestre ( avaliar o sucesso dessas iniciativas ).

Coordenação Pedagógica - Papel de mediação na escola – tanto entre Direção e os professores, entre os próprios professores, professores e alunos. - Ajuda a promover ações conjuntas e auxilia na resolução de conflitos. - Contribui para fortalecer laços de respeito e trabalho ( o que tende melhorar o desempenho da gestão do grêmio ). * Cabe a Coordenação Pedagógica e Direção – elaboração e realização dos projetos da escola junto à comunidade.

Professores São as pessoas mais próximos dos alunos e da gestão do grêmio no seu dia-a-dia. O grêmio deve não só mantê-los a par de suas atividades como também envolvê-los no trabalho. Dica: Convide os professores que mais tem afinidade para acompanhá-los mais de perto e auxiliar sempre que necessário. Criar reuniões mensais com eles ( troca de informações ).

Como conseguiremos dinheiro para realizar nossas ações? O Grêmio pode mexer com dinheiro? O grêmio pode arrecadar dinheiro para realizar as atividades planejadas. Importante definir como será feita essa administração. Se houver algum gremista maior de 18 anos e disposto a assumir essa responsabilidade ele poderá abrir uma conta jurídica. Em outros casos a Direção da escola abre a conta bancário para o grêmio. * Importante saber que não é apenas com dinheiro que a gestão do grêmio pode realizar as atividades.

Onde reuniremos? O Grêmio pode ter uma sala? Sim, pode ser aquela sala vazia que não esta sendo utilizada. A gestão pode negociar com a direção. Onde não há espaços vocês podem negociar, pedir autorização para utilizar a sala dos professores nos horários livres. *Importante entender que a gestão é formada por pessoas que compõem e não por um espaço físico. Importante é que as pessoas se reúnem para discutir seus projetos nem que seja no pátio.

Nós nos comprometemos a realizar uma festa, dois campeonatos, colocar som intervalo, debates etc. Como organizar para fazer tudo isso? Dicas: -Fazer um planejamento (permite visualizar o que se quer realizar. O tempo e recusos disponíveis ); -Elaborar um projeto por escrito ( objetivos da atividade, local, data, horário, público alvo, custo do projeto e futuros parceiros ).

A realização de um projeto não se limita à sua elaboração - Hora de implementá-lo surgem vários desafios. Ex. campeonato de futsal. - Quais professores podem contribuir. -Como será feita a comunicação interna ( cronograma mensal ). * Importante é lembrar que vocês precisam contar aos alunos, ao corpo docente e à Direção da escola o que tem realizado.

Será que a Direção não vai achar que nós só queremos fazer festa? Importante é saber que a festa, assim como campeonato, e o som no intervalo, pode ser considerado uma ação política e cultural. Esse é um processo que envolve e exige capacidade de negociação, diálogo, argumentação. Ao estabelecer estas relações para garantir direitos dos estudantes, vocês estão fazendo política e promovendo cultura.

Bibliografia Grêmio Estudantil É hora de participar! Instituto Sou da Paz site:

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO SANTO ANDRÉ NÚCLEO PEDAGÓGICO Equipe Responsável Ana Maria B. Fabian Maria Aparecida C. Tomachesky Solange P. Bailão