DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.

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Transcrição da apresentação:

DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1

Como levar para a nossa prática educativa cotidiana tudo o que estamos aprendendo nesse curso? PROPOSTA

- legislação - instituições sociais de origem - proposta da instituição VARIÁVEIS NA TAREFA DO PROFESSOR:

- formação continuada - “tempos” sempre “ novos”

LEI DE DIRETRIZES E BASES

liberdade na forma de ensinar estímulo à pluralidade de idéias Artigo 3º

valorização da experiência extra-escolar vinculação ao trabalho e práticas sociais

Os docentes incumbir-se-ão de: * participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino Artigo 13º

* elaborar e cumprir plano de trabalho *zelar pela aprendizagem dos alunos

* estabelecer estratégias de recuperação * ministrar os dias letivos e horas/aula estabelecidos

* participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional

*colaborar em atividades de articulação com famílias e comunidade

A educação básica deve assegurar ao educando a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe (...) Artigo 22

(...) meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não (...) Artigo 23

(...) seriados, com base na idade,na competência e em outros critérios, ou forma diversa de organização, sempre que for do interesse do processo.

II - classificação por promoção ou transferência, independentemente de escolarização anterior Artigo 24

V - verificação de rendimento com critérios de avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre quantitativos (...)

(...) e dos resultados ao longo do processo do que de provas finais

possibilidade de aceleração de estudos e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, (...)

(...) para os casos de baixo rendimento escolar,a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus rendimentos.

Promove a idéia de abrangência contextual e cultural pela obrigatoriedade de componentes curriculares de língua portuguesa, (...) Artigo 26

(...) matemática, conhecimentos de mundo físico e natural e realidade sociopolítica, especialmente do Brasil.

A formação de profissionais da educação deve atender aos objetivos dos diferentes níveis de modalidades de ensino (...) Artigo 61

(...) e às características de cada fase do desenvolvimento do educando,tendo como fundamentos a associação entre teorias e práticas, (...)

(...) inclusive mediante a capacitação em serviço e o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.

Currículo é uma tentativa para comunicar os princípios e os traços essenciais de um propósito educativo, (...) Stenhouse - Investigación e desarrollo del Curriculum

(...)de forma tal que permaneça em aberto a discussão crítica e possa ser trasladado efetivamente para a prática.

Advogam a necessidade de se unir realmente a teoria à prática pela via de professor investigador, aluno investigador e da pesquisa- ação. Carr e Kemmis - Teoria Crítica de Enseñanza

...Consideram que definir previamente currículo pode bloquear o autor na perspectiva do presente, tratando o passado como algo primitivo, precursor, caindo no etapismo.

Essencial para o estudo de currículo: adotar perspectiva metateórica, considerar que ele é construção histórico-social, que reflete a(...)

(...) sociedade reproduzindo-a mas também sendo capaz de modificá-la.

Lembra que os sistemas educativos costumam pensar-se partindo de uma determinada imagem de como crianças se desenvolvem,(...)

(...)de forma que a criança que manifestar conduta diferente desse modelo resulta previamente marginalizada.